Nome da Janela Ativa

Pessoal,

eu tava querendo pegar o nome da Janela Ativa no Windows. Sei que essa tarefa em VB ou Delphi é extremamente simples.
Em java estou tendo dificuldades. Tentei usar o SWT Win32 Extensions mas estou meio perdido. Só consegui pegar de Janelas que eu criava na aplicação. Eu gostaria de pegar da Janela Ativa, independete se ela fosse da minha aplicação ou do windows.

Alguem tem alguma idéia?

Em java puro isso é impossível. Isso porque o Java roda encapsulado na VM.
Em VB ou Delphi, você faria isso através de uma chamada de um método da Win32, que fica inacessível em Java.

Formas de contornar esse problema seriam criar um executável que retorne esse nome para sua aplicação Java e chama-lo com Runtime.exec. Ou implementar uma funçãozinha em JNI. Nenhuma das duas solução é 100% simples, e nas duas você terá que usar outra linguagem. Nenhuma delas é multiplataforma também.

ViniGodoy…
Muito obrigado pela ajuda… deu pra esclarecer um pouco.
Vou dar uma estudada em JNI. Me parece que JNI interage com C não é isso?
Se não der certo vou tentar chamar um executavel pelo java mesmo. Mas como retorna um valor de um executavel para o java?
Pensei em gravar o valor do executavel em um arquivo texto e ai pegar pelo java… assim fica muito feio?

O Runtime.exec retorna um objeto do tipo Process. Esse objeto representa o processo em execução.

Você pode ler o OutputStream desse process, que te retornará o que o processo joga na saída padrão.