Nomes de tabelas e campos em Banco de Dados

Pessoal, existe alguma convenção/padronização para nomeação de nome de tabelas, e campos da mesma num BD?

Minha dúvida surgiu pq tou lendo um livro de SQL e todas tabelas, campos e BDs estão escritos com letras maiúsculas.

Obrigado!

Bom, pelo que tenho visto hoje em dia, em projetos mais novos:

a) tudo em minusculo
b) um alias do projeto antes do nome de todas as tabelas
c) em inglês
d) separar palavras por underline

convenção/padronização “universal” não existe, o que existe são as convenções/padronizações que as empresas adotam. Tem empresa que gosta dos comandos SQL em minúsculo, nomes de entidades e propriedades em maiúsculos, e nomes de UDFs em InitCap. Outras são como o AUser falou.

Eu particularmente prefiro:

• nomes de entidades e campos em minúsculos, sem caracteres especiais (sim, tem empresa que coloca, e tem que enclousurar com aspas ou colchetes para poder funcionar algum comando, mas enclousurar força também em boa parte dos sgbds o case sensitive)
  • um alias quando é uma view
  • em inglês
  • palavras separadas por underline
  • comandos sql em maiúsculo
  • nomes de UDF em InitCap.

Quando trabalhava com BI, usávamos um prefíxo nas tabelas e campos para indicar a natureza delas (não o projeto, a natureza) para ter uma diferenciação entre tabelas de dados diferentes, mas da mesma natureza.

[quote=AUser]Bom, pelo que tenho visto hoje em dia, em projetos mais novos:

a) tudo em minusculo
b) um alias do projeto antes do nome de todas as tabelas
c) em inglês
d) separar palavras por underline

[/quote]

Além disso, aqui em meu serviço, quando é uma FK deixamos a palavra toda em maíuscula.

[quote=norbAns]Pessoal, existe alguma convenção/padronização para nomeação de nome de tabelas, e campos da mesma num BD?
Minha dúvida surgiu pq tou lendo um livro de SQL e todas tabelas, campos e BDs estão escritos com letras maiúsculas.
Obrigado![/quote]

Consulte um DBA de sua empresa favorita - cada empresa tem uma convenção diferente.

Normalmente há dicionários de abreviações, e elas costumam ser muito bizarras (elas são usadas porque em versões antigas de bancos de dados, ou então em bancos de dados de mainframes, há um limite de 16 caracteres para o nome de tabelas e campos. )

Como os padrões evoluem mais lentamente que os bancos, então esses padrões normalmente ainda estão vigentes em muitas empresas grandes.

Pessoal, obrigado pelas respostas.