Normalização do Modelo de Objetos

3 respostas
T

Olá pessoal…, Queria saber o que vocês acham sobre a normalização do modelo de objetos…
Estou modelando um sistema, e não estou querendo normalizar. Estou usando um SGBDR, onde esse sim estará normalizado.
Se alguém possuir alguma dica sobre esse assunto… postem, para nós discurtimos…
Valeu pela atenção…

3 Respostas

L

Bom dia:

Seguinte cara, eu não vejo porque não normalizar os seus objetos, mas abredito que você tenha algum motivo realmente convincente para fazê-lo né???

Bom, quem sabe se você justificar de alguma forma o porque dessa decisão, podemos ter alguma ideia diferente ou dar uma mão em alguma coisa.

J

Olá!

Bom, quanto a normalizar objetos ou não, vai de vc mesmo, as boas “normas de conduta” de programação dizem para normalizar, fica de mais facil compreensão, manutenção, etc, etc, …

Mas problema não haveria realmente… Eu só acho que futuramente vc vai se arrepender… tenha um pouco mais de trabalho porém faça um serviço descente!

Até mais!

T

Olá…
Bom, o meu caso que programo para web, uso o framework estruts.
Por exemplo, tenho uma classe Pessoa com os seguintes atributos:
cpf, nome, nomeRua, numRua, cep, cidade, estado.
Seu eu normalizasse eu teria duas classes, pessoa e rua. Onde pessoa possuirá o atrituto cep.
O meu problema consiste na camada de apresentação na web. Eu deveria apresentar todas esses atributos, das classes pessoa e rua, numa única apresentação para o usuário, por exemplo cadastrar.
A vantagem está quando eu transfiro o conteúdo de objeto formbean para um beam(DTO), respeitando as camadas da aplicação:

BeanUtils.copyProperties( employeeDTO, employeeForm );

Assim, na camada de negócio é só separar as informações para ser gravadas em suas respectivas tabelas normalizadas.

Desculpe se eu me enrolei em descrever o meu “problema”, na minha opinião, com base nessa explicação, é melhor deixar desnormalizado o modelo de objetos.

Aceito novas opiniões… Valeu pela atenção…

Criado 22 de janeiro de 2004
Ultima resposta 23 de jan. de 2004
Respostas 3
Participantes 3