Olá pessoal…, Queria saber o que vocês acham sobre a normalização do modelo de objetos…
Estou modelando um sistema, e não estou querendo normalizar. Estou usando um SGBDR, onde esse sim estará normalizado.
Se alguém possuir alguma dica sobre esse assunto… postem, para nós discurtimos…
Valeu pela atenção…
Normalização do Modelo de Objetos
3 Respostas
Bom dia:
Seguinte cara, eu não vejo porque não normalizar os seus objetos, mas abredito que você tenha algum motivo realmente convincente para fazê-lo né???
Bom, quem sabe se você justificar de alguma forma o porque dessa decisão, podemos ter alguma ideia diferente ou dar uma mão em alguma coisa.
Olá!
Bom, quanto a normalizar objetos ou não, vai de vc mesmo, as boas “normas de conduta” de programação dizem para normalizar, fica de mais facil compreensão, manutenção, etc, etc, …
Mas problema não haveria realmente… Eu só acho que futuramente vc vai se arrepender… tenha um pouco mais de trabalho porém faça um serviço descente!
Até mais!
Olá…
Bom, o meu caso que programo para web, uso o framework estruts.
Por exemplo, tenho uma classe Pessoa com os seguintes atributos:
cpf, nome, nomeRua, numRua, cep, cidade, estado.
Seu eu normalizasse eu teria duas classes, pessoa e rua. Onde pessoa possuirá o atrituto cep.
O meu problema consiste na camada de apresentação na web. Eu deveria apresentar todas esses atributos, das classes pessoa e rua, numa única apresentação para o usuário, por exemplo cadastrar.
A vantagem está quando eu transfiro o conteúdo de objeto formbean para um beam(DTO), respeitando as camadas da aplicação:
BeanUtils.copyProperties( employeeDTO, employeeForm );
Assim, na camada de negócio é só separar as informações para ser gravadas em suas respectivas tabelas normalizadas.
Desculpe se eu me enrolei em descrever o meu “problema”, na minha opinião, com base nessa explicação, é melhor deixar desnormalizado o modelo de objetos.
Aceito novas opiniões… Valeu pela atenção…