Normalização ou tabela única

2 respostas
A

Estou desenvolvendo um sistema de controle de documentos, e estou querendo a opinião de vocês sobre a modelagem, pois tenho a possibilidade de construir um sistema da seguinte forma:

Forma 1: O Sistema tem uma tabela central (Documento) com todos os campos, e outra tabela (Tipo de Documento), sendo que quando for determinado tipo de documento, o sistema so mostra os campos referentes ao mesmo.

Forma2: O Sistema teria para cada tipo de documento uma tabela com seu respectivos campos sem precisar da tabela de tipo de documento é claro, gerando mais tabelas, ou seja, normalizado.

Em termos de performace, o que vocês acham da primeira forma, sendo que o banco vai ter muitos registros. A primeira vai facilitar os relatórios e consultas pois só vai existir uma tabela centrarl de documentos, mas a longo prazo, será que vai continuar sendo veloz? Já a segunda vai ter mais tabelas, o que dificulta uma consulta de uma só vez em todas as tabelas, ou seja, tem que criar view, inner e etc…

2 Respostas

Mauricio_Linhares

A segunda é mais lenta que a primeira porque você vai ter que fazer joins pra ler os dados.

Sobre o tamanho da tabela, isso normalmente vai ser um problema em qualquer um dos casos, então não adianta considerar isso agora.

T

Normalmente você trabalha normalizado, e depois é que faz alguma desnormalização se for necessário. Dependendo do tamanho das suas tabelas você pode até verificar que a normalização economize alguma coisa.

Criado 8 de abril de 2008
Ultima resposta 8 de abr. de 2008
Respostas 2
Participantes 3