Boa noite jovens,
Apenas compartilhando uma informação que creio eu possa ser de interesse de alguns…
Nosso time desistiu completamente da especificação JSF e tecnologias correlatas.
Adotamos o uso do Mentawai Web Framework em detrimento do JSF, no qual trouxe-nos mais preocupações tecnológicas (sem fundamentação palpável) do que
realizações e conquistas do próprío negócio, deixando pois, de acrescer nos visados lucros empresariais.
Como arquiteto de software da empresa pude ter o “prazer” de expurgar o elemento JSF do nosso parque tecnológico.
Coisa que não poderia fazer em tempos de outrora, em oportunidades nas quais um gerente, gestor e por vezes o mercado não me permitia tal feito.
O que posso concluir para nossa comunidade é que tivemos excelentes ganhos, o time passou a evoluir com HTML 5, CSS3 , Ajax e javascript utilizando componentes do jQuery
conhecimento mais aprofundado da API de Servlets, enteder o que realmente é uma requisição à um web server em vez de cair imergentemente em uma falsa ilusão sobre lindos
escopos teóricos criados em torno dos trilhos do protocolo HTTP.
Temos que lembrar que alguém paga pelo software, e muitas vezes temos que entregar o software, não brincar de tecnologia (É ViewScoped ou RequestScoped ?) ou brincar de omitir tecnologia (Ajax com JSF é muito show basta adicionar uma TAG que me dá AJAX e LAYOUT… não sei o que é javascript mas quem se importa ?!).
O Mentawai nos proporcionou tais entregas com prazos mais agressivos e crescimento tecnológico da equipe no aspecto desenvolvimento camada web em java.
Bem pessoal, é só, desde já obrigado por nos permitir abertura democrática de informação.
Boa noite.