Nosso time preferiu Mentawai a Java Server Faces

19 respostas
heliofrota

Boa noite jovens,

Apenas compartilhando uma informação que creio eu possa ser de interesse de alguns…

Nosso time desistiu completamente da especificação JSF e tecnologias correlatas.

Adotamos o uso do Mentawai Web Framework em detrimento do JSF, no qual trouxe-nos mais preocupações tecnológicas (sem fundamentação palpável) do que
realizações e conquistas do próprío negócio, deixando pois, de acrescer nos visados lucros empresariais.

Como arquiteto de software da empresa pude ter o “prazer” de expurgar o elemento JSF do nosso parque tecnológico.

Coisa que não poderia fazer em tempos de outrora, em oportunidades nas quais um gerente, gestor e por vezes o mercado não me permitia tal feito.

O que posso concluir para nossa comunidade é que tivemos excelentes ganhos, o time passou a evoluir com HTML 5, CSS3 , Ajax e javascript utilizando componentes do jQuery
conhecimento mais aprofundado da API de Servlets, enteder o que realmente é uma requisição à um web server em vez de cair imergentemente em uma falsa ilusão sobre lindos
escopos teóricos criados em torno dos trilhos do protocolo HTTP.

Temos que lembrar que alguém paga pelo software, e muitas vezes temos que entregar o software, não brincar de tecnologia (É ViewScoped ou RequestScoped ?) ou brincar de omitir tecnologia (Ajax com JSF é muito show basta adicionar uma TAG que me dá AJAX e LAYOUT… não sei o que é javascript mas quem se importa ?!).

O Mentawai nos proporcionou tais entregas com prazos mais agressivos e crescimento tecnológico da equipe no aspecto desenvolvimento camada web em java.

Bem pessoal, é só, desde já obrigado por nos permitir abertura democrática de informação.

Boa noite.

19 Respostas

rogeriopaguilar

Eu não conheço o mentaway, mas nos dois últimos projetos que eu trabalhei foram utilizados o spring mvc 3.0 com jquery para requisições ajax (com os dados retornados no formato json) e os componentes do jquery ui e no último projeto trabalhei com jsf 2.0 com primefaces. Eu até tive que utilizar o jquery em algumas situações específicas, mas praticamente todo o resto do processamento ajax foi feito com as tais tags criadas para isso. O que eu posso dizer é que utilizar o primefaces com o jsf 2 foi bem mais produtivo do que fazer tudo “na mão” com javascript. Já com o mentaway eu não sei pois não conheço. Eu particularmente prefiro fazer com javascript, mas em termos de tempo de desenvolvimento o segundo caso (jsf 2 com primefaces) foi bem menor do que o primeiro.

[]'s

heliofrota

Boa noite caro rogeriopaguilar,

Desde já obrigado pela contribuição ilustre.

Acredito que você tenha sido mais feliz em chegar em casa e ter pensado: “Legal a comunicação entre o browser e o servidor o que eu FIZ” em vez de: “Legal eu ter USADO uma tag”

Bom o programador que gosta de programar pensa assim concorda ?

De qualquer forma você pode aprender mais sobre o framework Mentawai nas seguintes URLs:

http://websvn.soliveirajr.com/listing.php?repname=Mentawai+Reference+Web+Application&path=%2Ftrunk%2Fsrc%2Fmain%2Fjava%2Forg%2Fmenta%2F&#a7b82d2df7879f6fa7a1c79e705142da4

http://www.mentaframework.org

http://forum.mentaframework.org/

rogeriopaguilar

Verdade o que você disse, por isso que eu preferi o primeiro caso,mas infelizmente no segundo não fui eu que escolhi as tecnologias do projeto. Valeu pelos links, depois vou ler sobre o mentaway.

[]'s

heliofrota

Eu que agradeço.

Roger75

E o VRaptor? Você testou?

heliofrota

Boa noite Roger75,

Você quem ? Eu ou o nosso colega rogeriopaguilar ?

Roger75

heliofrota:
Boa noite Roger75,

Você quem ? Eu ou o nosso colega rogeriopaguilar ?

É, você mesmo…

heliofrota

Não, não cheguei a testar na empresa atual, mas já testei um pouco antes, quando o mesmo estava ainda na versão 2.0.

Testar tecnologias é algo que acho muito interessante.

B

heliofrota:
Não, não cheguei a testar na empresa atual, mas já testei um pouco antes, quando o mesmo estava ainda na versão 2.0.

Testar tecnologias é algo que acho muito interessante.

Vai gostar da versão 3 :wink:

B

impressão minha ou esse tal “heliofrota” foi criado só para abrir esse tópico e fazer propaganda do mentawai web?

fora isso mais do que gostar de pensar “legal essa comunicação entre browser e servidor” eu gosto de ver que escolhi as tecnologias certas e soube sincronizá-las e tirar o máximo delas tanto em questão de performance como em manutenabilidade.

se eu fosse só pelo “legal oq eu fiz” não usaria framework no geral, o que tenho certeza ser inviável.

peço desculpas pela sinceridade, mas só acho bizarro a forma forçada que alguns tentam promover certas tecnologias. mas como eu não sou um completo ignorante vou olhar o mentawai web framework pois esotu começando um projeto novo.

Até

rafaduka

nunca utilizei o Mentawai,
Mas já utilizei JSF, Struts2 e VRaptor{2,3}, dessa experiência
sem sombra de dúvida sou a favor ter controle da aplicação,
sinto-me confortável em desenvolver, tendo a certeza de como a coisa funciona.

enfim:

“Legal a comunicação entre o browser e o servidor o que eu FIZ” em vez de: “Legal eu ter USADO uma tag”

heliofrota

Boa noite bob_sponja,

Tenho quase que obrigação de criar provas de conceito, afinal sou pago para isso também.

Mas você há de concordar que existe uma diferença entre a prova de conceito e a adoção correto ?

De qualquer forma agradeço sua participação.

heliofrota

Boa noite brunoskrebs,

Garanto que é impressão sua.

Acho super interessante a questão da sinceridade, tanto para o bem, quanto para o mal, afinal uma coisa não existe sem a outra correto ?

heliofrota

Boa noite rafaduka,

Só me confirma por questões de estatística se você se sai melhor do que outros colegas de trabalho… Creio que sim.

Tem gente que ocupa vaga de quem tem o “brilho no olho”.

saoj

brunoskrebs:
impressão minha ou esse tal "heliofrota" foi criado só para abrir esse tópico e fazer propaganda do mentawai web?

fora isso mais do que gostar de pensar "legal essa comunicação entre browser e servidor" eu gosto de ver que escolhi as tecnologias certas e soube sincronizá-las e tirar o máximo delas tanto em questão de performance como em manutenabilidade.

se eu fosse só pelo "legal oq eu fiz" não usaria framework no geral, o que tenho certeza ser inviável.

peço desculpas pela sinceridade, mas só acho bizarro a forma forçada que alguns tentam promover certas tecnologias. mas como eu não sou um completo ignorante vou olhar o mentawai web framework pois esotu começando um projeto novo.

Até

Pode ser sincero a vontade. Inclusive se encontrar algum ponto onde o Mentawai deixa a desejar em relacao a algum outro framework action-based fique a vontade para fazer sua crítica. O que não é legal é a crítica vazia sem embasamento técnico, e como vc disse que não é um completo ignorante então tenho certeza que encontrará alguns pontos onde o framework pode ser melhorado.

Vc já ouviu falar de configuracao programática? O waffle por exemplo passou a usar a mesma filosofia do Mentawai em relacao ao wire-up => http://waffle.codehaus.org/registrar.html

Basicamente o que diferencia o Mentawai é o fato de ser totalmente full-stack, sem qualquer annotation ou xml e focado extremamente no KISS principle => http://en.wikipedia.org/wiki/KISS_principle

Melhor do que mil palavras é ver um exemplo prático, então vc pode ollhar a aplicacao de referencia aqui: http://websvn.mentaframework.org/listing.php?repname=Mentawai+Reference+Web+Application&path=%2Ftrunk%2Fsrc%2Fmain%2Fjava%2Forg%2Fmenta%2F&#a7b82d2df7879f6fa7a1c79e705142da4

Uma pequena parte do que o Mentawai oferece out-of-the-box pode ser visto aqui: http://forum.mentaframework.org/posts/list/2401.page

E

Já trabalhei com

Struts 1.2 + Tiles
JSF 1.1 - Tomahawk
JSF 1.2 - Richfaces
JSF 2.0 - PrimeFaces

A melhor combinação realmente é JSF 2.0 - PrimeFaces, produtividade muito alta, PrimeFaces tem uma vasta quantidade de componentes com qualidade e facil de usar.

Agora se eu vou fazer com javascript ou com tag? isso é o de menos, a pergunta seria … qual é mais rapido? qual tem mais qualidade? funciona?

e nesses caso sem dúvida JSF é bem melhor…

heliofrota

Boa noite erickfm8,

Gostei da opinião até pensei em não abrir este tópico (tendencioso à divergência) mas tranquilo.

De qualquer forma estou super satisfeito em ter deixado o JSF de lado :] e o resto do time também.

Obrigado pela contribuição.

robertwgil

Ja mencionei em outro tópico a frustração que nossa equipe teve ao tentar utilizar o JSF em um de nossos projetos.
Realmente é legal a abordagem do JSF, porém os mecanismos para fazer o JSF funcionar se torna uma coisa estranha aos olhos de quem ja trabalhava com outros frameworks.
Por aqui tentamos migrar uma grande aplicação para JSF mas não deu certo, na verdade não foi bem uma migração, seria uma remodelagem do software e foi decidido por outros componentes da equipe em utilizar o JSF.
Esbarramos na curva de aprendizagem por se tratar de quebra de paradigma e em aspectos técnicos, onde muitas vezes ficamos engessados.
Enfim, continuamos com o Mentawai + jQuery por aqui e daquele dia pra cá todos projetos estão sendo feitos com o Mentawai mesmo.

RicardoCobain

Boa Tarde, Pessoal.

Entrando na discussão que não tem fim … :] quando se discute o que é melhor e o que é pior é inevitável isso.

Acho que em relação a o framework não adianta seguir muito o conselho de ninguém, ninguém te obriga a gostar de alguma ou de alguém vc simplesmente gosta, e se você gosta você é produtivo, e se você é produtivo e o cliente/chefe fica satisfeito.

Comecei a programar em Python a uns 5anos atrás, pois diziam que era fácil , produtivo , O.O, etc… até gostei, Depois resolvi tentar Java, mesmo muita gente falando que era difícil, burocrático, blablabla … mas fui e resolvi estudar, enfim acabei gostando muito e é o que faço até hoje … ( para tristeza dos meus pais ) …

Os Frameworks hoje são muito parecidos, pois as necessidades para desenvolvimento são as mesmas, então todos “fazem” o que o mercado pede … o que difere é a forma de como é feito, as metodologias e filosofias. Então você deve experimentar , desenvolver um sisteminha simples , só um CRUD não adianta muito … em vários Framework e decidir o que mais lhe foi produtivo.

Já fucei alguns VRaptor, Mentawai, Struts … dos que mais achei interessante foi o Mentawai, por ser limpo e direto e tive bastante produtividade… então recomendo colocar na lista de estudos…

Agora a dica: não espere o framework fazer o que VOCÊ mesmo deveria fazer ! Se você é desenvolvedor, ou que se tornar um de fato, pense nisso.

Vou começar agora um projeto grande em JSF, vamos ver no que é que dá ?!? rsrsrs

Criado 23 de fevereiro de 2012
Ultima resposta 24 de fev. de 2012
Respostas 19
Participantes 10