estou iniciando um trabalho de implantação de nota fiscal eletrônica aqui na empresa e queria saber se alguém já iniciou um trabalho parecido e se poderiam me dar dicas!
estou pesquisando sobre como fazer os acessos aos webservices da nota fiscal e ver se vai ser viável desenvolver em java, senão, a empresa vai comprar uma solução pronta.
nós temos aqui um cartão de e-CNPJ (javacard) q se conecta na USB, representando o certificado digital.
eu preciso saber:
como, de dentro da aplicação, usar o certificado digital do cartão? (tem como fazer isso?)
eu consegui acessar alguns ws de teste, mas como acessar estes que precisam de certificado digital?
eu preciso informar ou enviar alguma coisa pra receita pra eu poder fazer testes com os webservices, por exemplo, acessar pra consultar o status da nota?
Se sua aplicação puder ser escrita em Java 6.0, existe um “JCE Provider” chamado MSCAPI que permite o acesso às APIs do Windows que lidam com assinatura digital. Dessa forma o cartão se comporta como se fosse um keystore.
Não sei exatamente como é que é - se os web services simplesmente precisam só de SSL ou se é necessário usar WS-Security (ou seja, não é o socket que é criptografado e sim partes da mensagem.) Não cheguei a usar esses web services de nota fiscal eletrônica.
A Receita lhe forneceu alguma documentação? Provavelmente eles devem fornecer tudo que é necessário para que isso seja feito.
rodrigobraz
olá thingol!
na documentação tem somente o formato dos xml´s referente ao notas fiscais, os webservices dos estados, essas coisas…
nos testes q to fazendo da mensagem de erro de SSL. Acho q os ws vão precisar de SSL mesmo.
eu achei umas coisas sobre utilizar a ferramenta do java chamada keytool, aqui mesmo no guj, mas eu estou em dúvida de como gerar isso usando o cartão e-CNPJ.
Não sei se tem como importar o certificado desse cartão pra usar com o keytool pra gerar as chaves publicas e privadas
eu to pesquisando bastante mas tá difícil =]
se vc tiver mais dicas, ou outra pessoa q ler este tópico, pode mandar q vai ser muito útil pra mim!
obrigado!
R
ruizol20
rodrigobraz,
Sou gerente de projeto de Nota Fiscal Eletrônica, e um dos desafios de sistema de NF-e, é a parte da assinatura eletrônica do XML. Você deve construir um assinador, para utilizar junto a validação da SEFAZ. Se você precisar de mais informações, e quiser entender melhor tanto legislação quando tecnologia, me envie seu contato por e-mail. [email removido]
Abraço
Rodrigo Luiz
Luca
Olá
Desculpe a observação mas se todo mundo agir assim, acaba o fórum. Não seria melhor para todos responder tudo por aqui para mais gente aprender?
[]s
Luca
T
thingol
rodrigobraz:
eu achei umas coisas sobre utilizar a ferramenta do java chamada keytool, aqui mesmo no guj, mas eu estou em dúvida de como gerar isso usando o cartão e-CNPJ.
Não sei se tem como importar o certificado desse cartão pra usar com o keytool pra gerar as chaves publicas e privadas
O cartão e-CNPJ é um keystore; portanto não se pode importar o certificado do cartão para um keystore em arquivos. que é o que você está acostumado a trabalhar.
Um problema desse cartão é que a assinatura digital dele é bastante lenta (cerca de 5 a 7 segundos), portanto se o seu web service for muito acessado talvez você tenha alguns problemas e precise, em vez dele, usar um certificado de e-Servidor, que é em arquivos mesmo.
Ele é mais adequado para transações muito esporádicas (digamos 10 a 15 por dia, e com assistência do operador), pois o software do driver do smartcard costuma ser meio bugado e você acabar precisando repetir a operação.
B
bmcneto
Cara a empresa na qual trabalho está passando por uma situação parecida com a da sua.
Ainda não decidimos se vamos implementar ou comprar uma solução pronta.
Por isso já comecei a fazer uns testes.
Sim, primeiro você deve se credenciar na sefaz do seu estado.
rodrigobraz
bmcneto, vc disse q realizou testes com certificados do tipo A1…
este certificado é aquele de arquivo, .cer?
depois q vc importa com o keytool, como q vc usa no seu código?
qual o webservice q vc acessou pra testes? tem o link?
valeu!
R
ruizol20
Ok…sorry …respondo por aqui …
C
cinglez
Olá.
Alguém tem algum exemplo de código para acessar o certificado através de cartão (e-CNPJ)?
Sou novo no assunto e estou meio perdido ainda.
Obrigado
Carlos Inglez
L
leandrothomaz
Meus caros amigos alguem esta fazendo essa bagaça do RJ estou enviando a nota porem o webservice do RS diz que estou trabalhando com uma UF que nao esta liberada!!! alguem pode me ajudar ???
estou usando codigo 33 e o webservice so aceita 43