Nota Fiscal Eletrônica

10 respostas
rodrigobraz

blza pessoal!

estou iniciando um trabalho de implantação de nota fiscal eletrônica aqui na empresa e queria saber se alguém já iniciou um trabalho parecido e se poderiam me dar dicas!

estou pesquisando sobre como fazer os acessos aos webservices da nota fiscal e ver se vai ser viável desenvolver em java, senão, a empresa vai comprar uma solução pronta.

nós temos aqui um cartão de e-CNPJ (javacard) q se conecta na USB, representando o certificado digital.

eu preciso saber:

• como, de dentro da aplicação, usar o certificado digital do cartão? (tem como fazer isso?)
  • eu consegui acessar alguns ws de teste, mas como acessar estes que precisam de certificado digital?
  • eu preciso informar ou enviar alguma coisa pra receita pra eu poder fazer testes com os webservices, por exemplo, acessar pra consultar o status da nota?

qquer ajuda, dica, será bem vinda!

valeu!

10 Respostas

T

Se sua aplicação puder ser escrita em Java 6.0, existe um “JCE Provider” chamado MSCAPI que permite o acesso às APIs do Windows que lidam com assinatura digital. Dessa forma o cartão se comporta como se fosse um keystore.

Não sei exatamente como é que é - se os web services simplesmente precisam só de SSL ou se é necessário usar WS-Security (ou seja, não é o socket que é criptografado e sim partes da mensagem.) Não cheguei a usar esses web services de nota fiscal eletrônica.

A Receita lhe forneceu alguma documentação? Provavelmente eles devem fornecer tudo que é necessário para que isso seja feito.

rodrigobraz

olá thingol!

na documentação tem somente o formato dos xml´s referente ao notas fiscais, os webservices dos estados, essas coisas…

nos testes q to fazendo da mensagem de erro de SSL. Acho q os ws vão precisar de SSL mesmo.

javax.xml.ws.WebServiceException: HTTP transport error: java.net.SocketException: java.security.NoSuchAlgorithmException: Error constructing implementation (algorithm: Default, provider: SunJSSE, class: com.sun.net.ssl.internal.ssl.DefaultSSLContextImpl)

eu achei umas coisas sobre utilizar a ferramenta do java chamada keytool, aqui mesmo no guj, mas eu estou em dúvida de como gerar isso usando o cartão e-CNPJ.
Não sei se tem como importar o certificado desse cartão pra usar com o keytool pra gerar as chaves publicas e privadas :confused:

eu to pesquisando bastante mas tá difícil =]

se vc tiver mais dicas, ou outra pessoa q ler este tópico, pode mandar q vai ser muito útil pra mim!

obrigado!

R

rodrigobraz,

Sou gerente de projeto de Nota Fiscal Eletrônica, e um dos desafios de sistema de NF-e, é a parte da assinatura eletrônica do XML. Você deve construir um assinador, para utilizar junto a validação da SEFAZ. Se você precisar de mais informações, e quiser entender melhor tanto legislação quando tecnologia, me envie seu contato por e-mail. [email removido]

Abraço
Rodrigo Luiz

Luca

Olá

Desculpe a observação mas se todo mundo agir assim, acaba o fórum. Não seria melhor para todos responder tudo por aqui para mais gente aprender?

[]s
Luca

T

rodrigobraz:
eu achei umas coisas sobre utilizar a ferramenta do java chamada keytool, aqui mesmo no guj, mas eu estou em dúvida de como gerar isso usando o cartão e-CNPJ.
Não sei se tem como importar o certificado desse cartão pra usar com o keytool pra gerar as chaves publicas e privadas :confused:

O cartão e-CNPJ é um keystore; portanto não se pode importar o certificado do cartão para um keystore em arquivos. que é o que você está acostumado a trabalhar.
Um problema desse cartão é que a assinatura digital dele é bastante lenta (cerca de 5 a 7 segundos), portanto se o seu web service for muito acessado talvez você tenha alguns problemas e precise, em vez dele, usar um certificado de e-Servidor, que é em arquivos mesmo.
Ele é mais adequado para transações muito esporádicas (digamos 10 a 15 por dia, e com assistência do operador), pois o software do driver do smartcard costuma ser meio bugado e você acabar precisando repetir a operação.

B

Cara a empresa na qual trabalho está passando por uma situação parecida com a da sua.
Ainda não decidimos se vamos implementar ou comprar uma solução pronta.
Por isso já comecei a fazer uns testes.

Só realizei testes com certificados do tipo A1 (em disco), com este não tive problema algum. No link abaixo mostra como assinar os xmls.
http://java.sun.com/developer/technicalArticles/xml/dig_signature_api/

Dá uma olhada neste link: http://www.nabble.com/Autenticação-em-WebService-(Mutual)-tf4562113.html#a13019939

Sim, primeiro você deve se credenciar na sefaz do seu estado.

rodrigobraz

bmcneto, vc disse q realizou testes com certificados do tipo A1…

este certificado é aquele de arquivo, .cer?

depois q vc importa com o keytool, como q vc usa no seu código?

qual o webservice q vc acessou pra testes? tem o link?

valeu!

R

Ok…sorry …respondo por aqui …

C

Olá.

Alguém tem algum exemplo de código para acessar o certificado através de cartão (e-CNPJ)?

Sou novo no assunto e estou meio perdido ainda.

Obrigado

Carlos Inglez

L

Meus caros amigos alguem esta fazendo essa bagaça do RJ estou enviando a nota porem o webservice do RS diz que estou trabalhando com uma UF que nao esta liberada!!! alguem pode me ajudar ???
estou usando codigo 33 e o webservice so aceita 43

Criado 26 de outubro de 2007
Ultima resposta 26 de nov. de 2008
Respostas 10
Participantes 7