Pessoal estou com uma duvida básica sobre nfe, porem essa duvida me deixou com medo, estou desenvolvendo um sistema de controle de estoque, caixa e produção para o comercio do meu pai, e minha mãe me falou que caso seja implantado o sistema terá que emitir nfe obrigatoriamente, segundo ela quem disse isso foi o nosso contador, porem eu não estava informado disso, inclusive nossas notas são feitas a mão ainda, nos estamos inscritos no simples nacional, a empresa é do PR, gostaria de saber se terei de implementar nota fiscal no meu software, e onde posso encontrar mais informações sobre isso?
São situações distintas, dependendo da situação da empresa e do modo como ela vende.
O que o contador está dizendo, pelo que entendi, é que não será mais possível emitir notas em talão, e ao invés disso a emissão deverá ser eletrônica, certo?
O fato de a empresa ser obrigada a emitir nfe não significa que o seu sistema deve emiti-las. Existe a possibilidade de utilizar o emissor gratuito fornecido pela receita federal(pesquise sobre emissor nfe). Se o seu sistema emitir notas, é um recurso “extra”, que você pode implementar ou não, visando a comodidade da operação (já que o emissor da receita é um tanto simples e burocrático).
De todo modo, a emissão de notas eletrônicas pode ser facilmente adicionada a um sistema. Envolve basicamente o consumo de webservices e a leitura de certificados digitais, um processo não muito complexo e que já conta com diversas bibliotecas na maioria das linguagens. Mais chato do que fazer a geração e emissão de nfe é adicionar ao sistema os cálculos de impostos.
Abraço.
+1 para a questão dos cálculos e impostos, é o pior. Se você for mesmo fazer isso, case com o contador XD
Fora isso, outra opção é contratar algum sistema que faça o intermédio da emissão da nota, e integrar no seu sistema. Seria um trabalho um pouco menor de implementação, mas acarreta em custo extra.
O emissor da receita é uma boa se o volume de notas a serem emitidas for pequeno. Como o TerraSkilll disse, o treco é burocrático.