mausexdd:
Obrigado asaudate e abmpicoli
Pelo que vi vai dar muitooo trampo utilizar o Hibernate , pois como nosso amigo asaudate disse os relacionamentos seriam um grande problema , e não to muito afim de modificar as minhas classes modelo por enquanto , quero arrumar a camada de persistência e manter o sistema funcionando.
Oque acontece é o seguinte , estou planejando expandir algumas funcionalidades do sistema , mais continuar encima da bagunça vai virando uma bola de gato e vai chegar um dia que terei muitos problemas , por isso vejo que a vantagem é organizar e arrumar oque tem que ser arrumado agora.
Cara , este é um assunto que sou completamente leigo , como posso utilizar design patterns para melhorar a arquitetura do meu sistema de forma efetiva e pratica ?
Oque eu pretendo fazer é separar as classes utilizando-se de MVC e conseguir um baixo acoplamento entre minhas classes de persistência .
Pois da Maneira que esta ao persistir Funcionario por exemplo eu tenho acesso total ao metodo persisteProduto e n coisas mais que tenho até medo de falar :shock: .
Comece dando uma olhada no padrão DAO (Data Access Object). É um padrão específico para esse tipo de coisa: abstrair esse tipo de lógica do resto da aplicação. Considere criar uma classe abstrata (GenericDAO, por exemplo). Depois, estenda essa classe para algo um pouco mais específico (JDBCDAO, por exemplo). Essa classe, no caso do seu JDBC, vai conter alguns templates de métodos que são usados em todos os DAO’s JDBC, como abrir conexão, fechar, recuperar resultados de ResultSet, e por aí vai. Deixe essa classe o mais flexível possível para que não seja necessário fazer muito quando você estender ela também (o DAO JDBC deve ser abstrato também). Depois, você faz uma estensão dessa classe por classe de modelo, implementado somente coisas específicas que sejam necessárias por cada classe de modelo.