NotBook ideal para desenvolver em Java

Pessoal,

Estou querendo comprar um notbook para estudar Java, e até fazer alguns projetos mesmo.

Eu estaria destinando ele, quase que inteiramente ao Java.
Pretendo trabalhar com: Eclipse, VEP, MySQL, Hibernate (talvez), e alguma ferramenta para MVC.

Qual configuração seria uma boa para mim? Qual marca, modelo?
Se puderem me indicar links com bons preços eu agradeço também.

Obrigado.

Compre o que tiver mais memória e disco que você possa pagar.

Se vai usar como um “desktop replacement” (ou seja, vai ficar parado em cima da sua mesa e você não vai carregar para lá e para cá) então compre o que tiver a maior tela possível (notebooks com 15 polegadas ou mais costumam ter também teclados numéricos).

Se vai levar para baixo e para cima, então aí você tem de ver o tamanho e peso adequados.

Olha… não recomendaria nada com menos de 2GB de memória… e mesmo assim dependendo do SO que utilizar 2GB pode ser sofrivel… o ideal que tenha pelo menos 3GB.
( No meu caso consigo trabalhar bem com 2GB no Linux )

Falo isso pois a maior parte das ferramentas para desenvolvimento Java são grandes consumidores de memória… um Windows 7 com Eclipse e iReport e um projeto médio aberto facilmente consome os 2GB…

Em relação a processador… recomendaria pelo menos um i3… relativamente barato e bom custo/beneficio, embora tenho um Athlon X2 e um Core 2Duo e ambos estão atendendo ainda bem!

Se vai usar exclusivamente para desenvolver, tem duas opções, um Mac ou Notebook normal, mas com Linux, preferencialmente Ubunto.

Cara , IDE para desenvolvimento é bem pessado, imagine um RAD(WebSphere) com SGBD DB2 aberto.

Eu comprei um DELL XPS core i7 com 6gb memória + 1gb de placa de video por 2500, execelente custo beneficio.

[quote=erickfm8]Cara , IDE para desenvolvimento é bem pessado, imagine um RAD(WebSphere) com SGBD DB2 aberto.

Eu comprei um DELL XPS core i7 com 6gb memória + 1gb de placa de video por 2500, execelente custo beneficio.[/quote]

Comprei esse aí também. É ótimo.

Hoje em dia acho que não vale comprar um computador com menos do que 4Gb de RAM.

[quote=erickfm8]Cara , IDE para desenvolvimento é bem pessado, imagine um RAD(WebSphere) com SGBD DB2 aberto.

Eu comprei um DELL XPS core i7 com 6gb memória + 1gb de placa de video por 2500, execelente custo beneficio.[/quote]

Realmente o preço está muito bom.

Poderia enviar o link?

Aproveitando,

Alguém sabe de algum note de marcas reconhecidas (dell, samsung, sony, etc, não positivo, microboard etc) que seja pequeno (13.3polegadas ou aqueles novos de 14 mas que são do tamanho dos de 13.3 pois tem a borda menor) com processador de clock alto (proximo dos 3Ghz) mais uns 8gb de ram? E se for com HD (não ssd) que seja de 7.200 rpm? E SE POSSÍVEL, com teclado iluminado…

Tenho visto que muitos notes mesmos esses i7 possuem um clock meio baixo, alguns de 1.5Ghz…

compra um alienware da dell, e seja feliz, comprei um sony vaio a uns meses atras core i5 500g. HD 4 giga ram, e o mesmo esta na garantia para substituição da webcam, teclado + HD, fato que tive que comprar outro pois preciso trabalhar, peguei um LG core i5 2.4gz 500giga HD + 4 giga ram, uma porcaria, teclado horrivel, e o pc é lento demais, lixo.

Esse pc da dell é O pc, meu sonho de consumo :lol:

se tiver grana, não pensa duas vezes e compra, sem erro velho…

Abraço!

To pra ver um custo benefício melhor que esse aqui

Notebook Microboard Iron Intel® Core i7, I745, 4GB, HD 500GB, 14.0", Webcam, Wireless, Bluetooth - Windows® 7 Home Premium

R$ 1799,00

na verdade todos dessa marca são muito baratos… alguem conhece??

http://www.microboard.com.br/produtos/2/notebook/7/microboard-iron

cara no site da dell este XPS , não está com este valor, está por volta dos R$2.900 você teria que negociar com eles pelo tel ou chat para chegar aos 2.500…

cara compra DELL, a garantia dele é espetacular, é o segundo dell que eu tenho, o primeiro EU tive um acidente com note e sem querer quebrei a tela de cristal liquido, mesmo assim a garantia cobriu, eles foram na minha casa trocar a tela do note…

Cara, quanto quer gastar? Não vale dizer o mínimo possível, diga quanto tem disponível.
Paguei 2.6k em um com a seguinte conf:

• core i7 segunda geração (4 núcleos, 8 com HT);
  • 8gb memoria dual channel (2x 4gb);
  • 1TB de HD (substituido por um SSD 128GB OCZ Agilit 3);
  • 2Gb vídeo (o que não faz muita diferença, já que não jogo);
  • Blu-ray;
  • mais umas firulinhas

Acredito que tenha saido bem em conta, com essa conf ta retardado de rápido e rodo qualquer coisa que eu queira.
É um samsung RF511-SD3.
A garantia da Dell é melhor, mas tem uma assistência da samsung ao lado de casa e a fábrica fica a 10km daqui :wink:

Cara se tu quer apenas e exclusivamente para desenvolvimento, não precisa ter uma porrada de video, uma super tela 3d e etc… 6gb de memória e 500 a 1TB de HD vai ser suficiente.

Estou trazendo novamente este tópico porque agora vou precisar de um notebook (ou melhor, brevemente). Então está na hora de começar a pesquisar.
[color=brown]Como já havia alguns tópicos no GUJ sobre este assunto, eu não queria criar mais um.[/color]
Por isso, peço desculpas aos moderadores se acabei agindo de forma inapropriada. Caso queiram me dizer algo sobre isso, estou aberto.

Gostaria da ajuda de vocês (especialmente dos que entendem de notebook) para dimensionar um notebook com bom hardware. Vou precisar de um notebook para trabalho e estudo. Pretendo rodar coisas pesadas (NetBeans, GlassFish, Eclipse, SGBD e emulador do Android). Pensei em pelo menos 8 GB de RAM, uma placa de vídeo dedicada ATI de 1GB, um processador AMD Quad Core ou Intel I7, um HD de 500 GB é mais do que suficiente, mas precisa ser pelo menos 7200 RPM.

Particularmente, não gosto de notebook, pois dificilmente um notebook terá o mesmo desempenho de um micro de mesa com hardware equivalente. Só ganha mesmo é na mobilidade.

Portanto, como nunca comprei um, queria que me ajudassem a escolher um modelo “bom”, isto é, que demore um tempinho (3 anos) para ficar desatualizado e que tenha hardware “potente” para aguentar rodar as ferramentas que citei. Ah, e um modelo que tenha tela meio grande (facilita ler código), pois assim ele já tem o teclado alfanumérico. Com base nesse cenário, pretendo gastar entre 2000 e 2300 reais em uma máquina, para ficar alguns anos sem esquentar a cabeça com notebook.

Estou em dúvida entre Asus e HP. Sou fã da Asus devido às boas placas-mãe e provavelmente a placa-mãe do notebook será boa.
A HP costuma colocar placa FoxConn (que não sei se é das melhores). Estou meio por fora de hardware, especialmente de notebooks.

O que vocês acham, de uma forma geral, desses notebooks do mercado? Qual marca e modelo recomendariam?
Quanto de processador, vídeo, RAM e HD? Pretendo destiná-lo quase que totalmente ao Java.

Muito obrigado a todos!

Comprei um Vaio VPC-SE15FB há um ano, e ele dá uma surra em muito desktop I7 com 8GB de ram, e olha que ele só tem 6GB.
Botei um HD-SSD, ficou show de bola demais da conta.
É perfeito pra jogos, programação e video, já que ele tem placa de video integrada.

Especificações dele:

Porém as coisas mudam, o VPCSE15FB é I7 G2, recomendo o SVS15115FBB, pois já vem com I7 G3 e mais alguns recursos, com a mesma portabilidade.
http://www.sony.com.br/eletronicos/computadores/svs15115fbb/

Por que recomendo sony?

1. Já fiz testes de benchmark com dells e hps com as mesmas configurações, os Vaio se tornaram superiores em desempenho na margem dos 22%~31%, tanto em jogos como em tempo de compilação de software.
  2. São mais leves do que todos os concorrentes do mercado, e bem mais fininhos, o meu é slim mesmo, tem 7mm de altura fechado, e com a tela de LED. Comparando os vaios com os dells e hp, os outros parecem uma taboa de chumbo espessa.
  3. Os teclados luminosos são bem legais se você é usuário noturno.
  4. Total integração com meu PS3 :D.
  5. A garantia é bem atrativa, se optar por total care, pode jogar o bicho no chão que você recebe outro, apesar de que as garantias da dell são melhores.
  6. São super estilosos em comparação aos concorrentes, e bastante limpos em design.
  7. Com um SSD se tornam mais imbatíveis ainda.
  8. A placa gráfica é a melhor se comparado aos concorrentes.
  9. Full HD, resolução de 1920x1080 é perfeito para desenvolvimento, você pode ter 4 janelas lado a lado vendo todo o conteúdo.
  10. É um Vaio.

Itens prioritários: resolução da tela (full HD ou retina) e SSD.

Drive de CD/DVD/Bluray são desnecessários para este caso e só ocupariam espaço e peso.

Algo que ninguém presta atenção, até por que não dá para comparar isso online, é o teclado do notebook. Se for para programar neles, veja duas coisas:

1. Se o teclado é confortável. Boa respostas das teclas, espaçamento, que não te deixe com as mãos doendo depois de 15 minutos. É o mais difícil de aferir já que precisa de um tempo usando ele para saber disso.

2. Posicionamento das teclas. O mais chato de teclado de notebook é que eles não tem espaço o suficiente para todas as teclas, colocam o Insert, Delete, Page Up, Page Down, Home e End num cantinho chato do teclado, às vezes algum dessas teclas até ficam faltando (Print Screen, Scroll Lock e Pause/Break são quase certas de não ter).
    O que você deve evitar mesmo são teclados que colocam teclas muito usadas por programadores em cima de outras teclas, usando a tecla Fn ou AltGr para poder acessá-las.

Por exemplo, meu notebook de trabalho(marca LG), AltGr + Q = / . A barra invertida é uma das teclas mais usadas em ambiente Linux, e é uma dor nas mãos enorme ter que apertar essa combinação toda hora. Fora que depois em casa trabalho com um Macbook, que tem um layout diferente, e no lugar de AltGr é o Command. E lá vai eu toda hora digitar Command + Q, que é o atalho no OS X para fechar o programa (Alt+F4 no Windows).

[quote=Bruno Laturner]Algo que ninguém presta atenção, até por que não dá para comparar isso online, é o teclado do notebook. Se for para programar neles, veja duas coisas:

1. Se o teclado é confortável. Boa respostas das teclas, espaçamento, que não te deixe com as mãos doendo depois de 15 minutos. É o mais difícil de aferir já que precisa de um tempo usando ele para saber disso.

2. Posicionamento das teclas. O mais chato de teclado de notebook é que eles não tem espaço o suficiente para todas as teclas, colocam o Insert, Delete, Page Up, Page Down, Home e End num cantinho chato do teclado, às vezes algum dessas teclas até ficam faltando (Print Screen, Scroll Lock e Pause/Break são quase certas de não ter).
    O que você deve evitar mesmo são teclados que colocam teclas muito usadas por programadores em cima de outras teclas, usando a tecla Fn ou AltGr para poder acessá-las.

Por exemplo, meu notebook de trabalho(marca LG), AltGr + Q = / . A barra invertida é uma das teclas mais usadas em ambiente Linux, e é uma dor nas mãos enorme ter que apertar essa combinação toda hora. Fora que depois em casa trabalho com um Macbook, que tem um layout diferente, e no lugar de AltGr é o Command. E lá vai eu toda hora digitar Command + Q, que é o atalho no OS X para fechar o programa (Alt+F4 no Windows).[/quote]
Isso é verdade, notebook que comprei em 2010 fiquei um tempão rodando lojas pra achar um tecnicamente do jeito que queria + teclado decente. E eram muitos por exemplo com interrogação no W. Só não tive como fugir da moda pastilha, mas acaba acostumando. Quase nunca compro algo online sem ver ao vivo, mas para quem compra até tênis via internet cuidado com isso mesmo para evitar que tenha que trocar depois, nem sempre a foto é da versão brasileira. Outra coisa também é se a tela é glossy ou fosca, isso vai de cada um gostar, eu prefiro glossy independente do reflexo.

Sobre esse negócio do teclado, é realmente importante.

Tenho um Vaio, e comprei ele mesmo não tendo teclado numérico. (Uma característica que eu queria na época que comprei)

Até hoje não vi teclado tão macio e bom de teclar quanto esse vaio, as teclas são espaçadas uma da outra e fica bem confortável para digitar. (incluindo teclados externos…)

Não senti falta nenhuma do teclado numérico. Se fosse comprar outro note, compraria sem o teclado numérico numa boa. Infelizmente a sony agora está colocando teclado numérico em todos.

Eu vejo duas desvantagens do teclado numérico: ocupam espaço precioso e fazem com que o teclado (alfabético?!) não fique alinhado ao centro da tela. Faz uma grande diferença você ficar alinhado com o teclado e a tela.

Nos Vaios, eles se preocupam com a ergonomia e posicionamento das teclas. No meu notebook todas as teclas são de fácil acesso. Inclusive, HOME, END, PGUP, PGDOWN. Até as setas são do mesmo tamanho e posicionamento de um teclado normal.

Notebook tem que olhar muitas coisas… Até o posicionamento da saída de ar quente. O note de um colega tinha essa saida do lado direito, bem onde você ficava com o mouse… terrível

Eu gosto bastante desse vaio…