Notebook Compaq AMD Athlon 64 ou Toshiba Pentium 4

27 respostas
Luca

Olá

Dúvidas sobre o que comprar:

1. Toshiba Satellite A70 com Pentium 4 Mobile 532 HT 3.06GHz 1MB cache + monte de coisas

2. Compaq Presario R3000z com AMD Athlon 64 3400+ 2.2GHz (também 1MB cache) mas monte de coisas equivalentes e ainda mais um pouquinho

Diferença de preço: (2) custa mais cerca de 120 dólares do que (1)

Vantagens de (1)

• Marca Toshiba que já conheço (mas que já rachou a dobradiça de um que tive)
  • Visualmente mais bonito
  • Preço mais baixo
  • Pentium esquenta muito menos do que AMD

Vantagens de (2)

• Tem a mais bluetoth, built in bay with USB digital drive 256Mb, mouse ótico, cabo de aço de segurança.

Perguntas:

1. Alguém aqui usa AMD Athlon 64?
  2. Realmente esquenta muito?
  3. Alguém já teve algum problema com notebook Compaq (como eu tive com o Toshiba)?
  4. Qual vocês escolheriam?
  5. Alguma outra sugestão?

[]s
Luca

27 Respostas

danieldestro

Eu já tive um Compaq Presario. Comprei usado e funcionava bem. Só a PCMCIA que quebrou o pino de dentro.

Agora eu tenho um HP/Compaq NX9010. Pentium 4. Acho ótimo!

marcelomartins

Nunca tive notebook, mas Compaq certamente é uma marca boa. E outra, o AMD 64 da um banho em qualquer pentium.

Realmente esquenta mais, mas não é nada que frite os ovos :shock: :shock:

Eu escolheria o segundo!

own_prison

esquenta nada… não viaja… isso era coisa do passado… os processadores AMD já passaram por essa fase… ele ai eskentar se vc colocar milhões de coisas pra rodar nele (como se fosse um servidor…) ligado numa tomada 220V, com um pano embaixo dele… ou vc tirar os apoios que ele tem… tive alguns computadores AMD e eles nunca foram de fritar ovos… acho que a galera que naum sabia comprar um cooler bom… atualmente tenho um note P4 com 512 DDR e eskenta a mesma coisa que o do meu colega que é um AMD…

Luca

Olá

Complementando com 2 links:

AMD Athlon 64 3400+ compared to other top processors from Intel and AMD

AMD Athlon™ 64 Processor For Desktop Replacement Notebooks Product Brief

[]s
Luca

Daniel_Quirino_Olive

O Ironlynx vem escrevendo em seu blog uma série de dicas úteis sobre arquitetura e organização de computadores. No seu último post, ele falou exatamente sobre este mito do AMD ser multi-uso (processador+micro-ondas). Acho que vale perder uns 5 minutinhos para rever seus conceitos :wink:

saoj

Dá uma olhada no Sony Vaio. É muito mais caro que esses aí ??? Toshiba tô fora! Compaq é ok!

Luca

Olá

O Vaio é caro e oferece pouco. Sua grande vantagem é o tamanho compacto com telinha de 13 polegadas. Principalmente para mim que adorava o Toshiba com monitor de 14 porque cabia em qualquer malinha, o Vaio estaria perfeito. Digo estaria porque pretendo que este notebook seja minha máquina principal e tenho medo de ficar o dia inteiro em frente a telinha pequena. Apesar de desacostumado, já fiz muito isto porque até monitor de 10 polegadas já usei (meu antigo e adorado Carry, 286 com monitor hércules).

O Compaq é um pouquinho mais barato do que seu irmão HP porque o “rebate” é menor e porque não vem com um software de maniopulação de fotos. “Rebate” é a quantia que o fabricante devolve depois de receber cópia da sua nota e mais uma etiqueta de código de barras.

O Toshiba tem algumas vantagens. O Pentium 4 com HT compete direitinho com o AMD 64, pior as vezes e melhor em outras. Vi vários benchmarks e me convenci disto.

Descartei o e-machine por ser uma marca (Gateway) desconhecida no Brasil e porque soube em fóruns que também trinca a tampa.

Resumo: Comprei o Compaq customizando diretamente na HPShopping

[]s
Luca

saoj

Já comprou ??? Eles não vendem mais os Sony Vaio GRX570 ??? Tem tela de 16.1 que pega 1600 x 1400 com um brilho, uma definição, uma imagem de deixar de queixo caído.

Eu gosto muito de Sony! Espero que um dia eles comecem a vender carros tb.

Luca

Olá

Comparando com o Compaq que customizei, este Vaio tem menos memória RAM e de vídeo, resolução de tela parecida (1600x1050 no Compaq e 1600x1200 no Vaio), metade do HD, outras coisas menos e principalmente preço maior.

[]s
Luca

Ironlynx

Luca,isso eh Bullshit!Jah era…
Pesquise sobre “Thermal Design Power”(que é o máximo de consumo para qual o porcessador foi projetado) e vc começará a ficar preocupado sobre o futuro da Intel…
Salvo os novos Pentium M Dothan de 90 nanômetros,q são excelentes e se baseam naquela Plataforma do Pentium3(pra lá de madura…),mas com preços de AthlonFX!
E a Intel tah sofrendo demais para produzir algo q preste e não entre em ponto de ebulição,ou não obrigue ao comprador ser acionista da cia elétrica…
Se eu não me engano,esse mobile tem algo entre 65-81W de TDP,procure em :
http://www.amd.com/us-en/assets/content_type/white_papers_and_tech_docs/30430.pdf

Aí,tem… :wink:

A nova forma de fabricação,em 90 nm ,baixará isso ainda mais,e ateh os Dual Core estão prometendo ser relativamente baixos em consumo.
Jah os Preshotts e os Dual da Intel q jah passaram dos 100W de TDP… :roll:
Acho q não nem necessário falar q quanto maior a dissipação térmica(o nosso TDP),maior a necessidade de componentes para resfriamento(como coolers e até mesmo watercolers),além de fontes mais possantes tb…com o gasto das novas placas de vídeo,se somarmos uma Geforce6800+um Preshott teremos uma fusão nuclear? :lol:

Não preciso nem lhe falar dos benefícios de trabalhar com uma plataforma de 64bits,mas se vc quer uma Luca,aí vai:
Vc estará afrente dos demais.
Simples.Pq?porque vc poderá testar programas numa plataforma que será o futuro da atual(apesar de achar q ela jah eh o futuro…),adquirindo um “norrau”,q a maioria não possui(isso jah eh uma vantagem competitiva!).Problemas,soluções…ah…como eh bom ver uma linhagem nascer…(Vc já deve ter visto muuuitas Luca…)

A única coisa que posso lhe falar eh meus parabéns pela belíssima aquisição,Luca! :smiley: (Espero ter grana um dia para ter um…)

O sonho de todo Jovem não é ter uma ferrari?O meu tb é:
http://global.acer.com/products/notebook/fr3200.htm
Aceito doações… :lol:

saoj

“Luca”:
Olá

Comparando com o Compaq que customizei, este Vaio tem menos memória RAM e de vídeo, resolução de tela parecida (1600x1050 no Compaq e 1600x1200 no Vaio), metade do HD, outras coisas menos e principalmente preço maior.

[]s
Luca

Esse GRX570 é um modelo antigo, mas que já tinha tela de 16.1 e resolução 1600 por 1200. Resolução alta é fundamental. Vejo alguns notebooks com tela boa mas resolução baixa, aí não rola de abrir o Eclipse ali dentro.

Mas esse compaq que vc comprou parece ser muito bom !!! Vc está morando nos Estados Unidos ou importou de fora ??? Posta o link aqui para eu dar uma olhada e parabéns pela aquisição. Vai valer cada centavo, com certeza…

javeloper

Hmmm HT Hyper Threading cara! nao tem nem que ver… escolha o toshiba…

ah! e esses cadeadinhos nao valem nada…

Luca

Olá

“javeloper”:
HT Hyper Threading ! nao tem nem que ver… escolha o toshiba…
ah! e esses cadeadinhos nao valem nada…

Realmente HT é o bicho. Os que detonaram o Pentium 4 se esqueceram disto e esta foi exatamente a razão da minha dúvida porque em alguns testes o P4 (parrudo) + HT se mostrou melhor do que o AMD 64 3400+

Quanto aos cadeados…o cabo é de aço especial usado em aeronaves e kevlar. O cadeado parece forte. Porém, demorei para fechar a compra e a promoção acabou porque terminou o estoque da HP deste produto.

[]s
Luca

Ironlynx

O HT eh muito bom sim,mas desde que os aplicativos estejam completamente otimizados para ele,tirando isso,eh tudo cheat,o que aliás,a intel faz muito bem.
Ter alguns testes em que um Intel Parrudo vence um AMD64 existirão vários,mas o fato é que o melhor Intel(EE3.2) no momento,não vence o melhor AMDFX53 e ainda é mais caro e possui um TDP estúpido e o amd só 89W…
Benchs sintéticos e otimizados,sempre existirão,para ambos os lados,mas é fato que a Intel ignorou sua própria tecnologia (0x86) em prol de uma suposta inovação,quando na verdade queria forçar a migração de plataformas e chipsets para assim ,engordar mais o bolso.A AMD apenas trabalhou sobre uma Plataforma que já estava madura.
A melhora real de um pentium não-HT comparado a um HT é entre 10 e 40%.Geralmente algumas aplicações de encoding de vídeo são otimizadas para ele.
HT por HT eu prefiro o Hyper Transport da AMD(Apesar de serem coisas totalmente diferentes).O seu Pentium HT é limitado pelo FSB de 800MHz.Já num Athlon64 ele possui 2 barramentos externos. Um para o acesso à memória RAM e outro para acesso ao chipset propriamente dito.Este segundo barramento é chamado HyperTransport. Esta arquitetura é muito melhor, já que nos demais processadores só há um barramento externo, que é usado tanto para comunicar-se com o chipset , que fica responsável por comunicar-se tanto com a memória RAM quanto com os demais circuitos do micro.
Há um ganho de performance incontestável nisso. :wink:

Luca

Olá

Iron, tudo que disse está correto. Principalmente quando cita o AMD FX que por enquanto é realmente o bicho. Mas não encontrei nenhum note com o FX.

PS: O que a Intel fez contigo para estar tão brabo assim com a pobre coitada? :stuck_out_tongue:

[]s
Luca

Ironlynx

O mesmo q a MS faz com os usuarios de Windows…

Parece ser cabalístico,mas quando uma empresa atinge 90% de domínio do mercado,ela deixará o usuário de lado…(ou seja,cliente se fod…!).
Eles deixaram o mercado de lado e passaram a adotar práticas,digamos assim microsoftianas.Estão tentando impor um novo tipo de gabinete(BTX),novos barramentos,memórias DDR2,3,15mil… ou seja,a Intel bagunçou o mercado,e como existem mais de 200 tipos de processadores,ela apelou para o marketing(imbatível).Enquanto isso,ela compra fabricantes de memória e placas-mãe,para sufocar concorrentes enquanto o seu mercado de processadores começa a ruir.Não sou entusiasta da AMD,mas o fato é q ela,q a mais de 10 anos atrás produzia componentes,investiu numa plataforma segura e se deu bem.A intel resolveu mudar tudo,mas ao invés de revolucionar o mercado,ela queria é mudar o mercado para ajudar si própria,uma vez q com mais de 90% dele,vc é considerado estagnado para crescimento,ela resolveu partir para outras frentes.Reparou os tipos de memos?placas e tauz…consegue guardar todos?Nem eu. :?
Como ela(a intel),não tinha para onde mais se expandir,ela resolveu atacar em outras frentes,e como não conseguiria avançar com a tecnologia existente(pois outros fabricantes dominavam),ela resolveu lançar novas tecnologias ditas “revolucionárias”,mas q na verdade,visam fazer o usuário a comprar uma máquina TODA nova.Essa dependência,q ela e algumas empresas associadas geram,me faz lembrar de uma certa empresa de software q não admite perder mercado para um sisteminha BUNDA-como pensam- chamado Linux …
Se pensa q estou torcendo pela AMD,está enganado,pois eu torço é para o livre mercado e uma concorrência cada vez maior.Isso será melhor para nós. :smiley:
AMD e Intel q se cuidem,pois a duplinha Sony-IBM pode trazer ainda mais confusão a esse mercado turbulento.Se eles reamente resolverem adaptar o Cell para estações de trabalho(há alguns rumores na net),teríamos uma guerra memorável nesse mercado.Mas seria difícil de elevar a 1Teraflop a capacidade de um micro doméstico em tão pouco tempo.Mas lembre-se que a IBM jah tem o quantum processor.Fraquinho e experimental(vou escrever sobre isso no meu blog).Por enquanto. :wink:

PS.:Luca,pobre somos nós…e o FX,infelizmente não existe para portáteis.

Paulo_Silveira

oi luca

eu e o Guilherme cada um temos um toshiba
eu adoro o meu e ele odeia o dele. O meu eh pentium 4M (diferente de centrino!), mobile, o dele eh um P4 de verdade.

Esses HT da toshiba esquentam MUITO. Falam que hoje em dia os mobile da amd sao os melhores mesmo.

Procure comprar o notebook que tenha as melhores pecas e protecao. O meu note tem tampinha em tudo, ateh na entrada de video e de microfone. Leia os reviews na cnet.com. Passe um mes pesquisando antes de comprar.

danieldestro

Então dei sorte.

Só olhei o modelo/configuração que mais gostei, pela net, e mandei trazer. Coisa de 2 dias. heheehehee :smiley:

javeloper

“Paulo Silveira”:
oi luca
Esses HT da toshiba esquentam MUITO. Falam que hoje em dia os mobile da amd sao os melhores mesmo.

eu tenho um satellite p25s520 (p4 HT) ele tem nada menos do que 3 coolers hehehe, tenho até medo de deixar ele sem “respirar” (colocando ele em cima da cama e tampando os coolers, por exemplo…) ah e apesar disso eu nunca vi nada tão silencioso…

F

Oi Luca,

Bom, procurei uns 15 dias um bom note pra comprar.
Depois de algumas pesquisas, comprei um Compaq Presario R3000 ( AMD Athlon XP 3000 com tecnollogia Mobile, 512 Ram, HD 60Gb ). Apesar de estar com a maquina a 5 dias só, estou gostando muito.
Sobre AMD esquentar, esse aqui não ajuda nem pra fazer um cafezinho.

][`s

saoj

http://www.sonystyle.com/is-bin/INTERSHOP.enfinity/eCS/Store/en/-/USD/SY_BrowseCatalog-Start;sid=zNB4DQnZ-Uh4a0iSVO9yBkbJSdVglLpDV7Q=?CategoryName=cpu_VAIONotebookComputers_GRTSeries&Dept=cpu_VAIONotebookComputers

ou

http://www.sonystyle.com/is-bin/INTERSHOP.enfinity/eCS/Store/en/-/USD/SY_BrowseCatalog-Start;sid=zNB4DQnZ-Uh4a0iSVO9yBkbJSdVglLpDV7Q=?CategoryName=cpu_VAIONotebookComputers_A_Series&Dept=cpu_VAIONotebookComputers

É só partir pro abraço !!!

Ironlynx

Se fosse para comprar note intel,compraria esse que é montado aqui(seria mais fácil de reclamar qquer defeito…)-ModeloD480:
http://www.powernote.com.br/
Bem q a placa podia ser uma radeon9800 mobile(recém-lançada)… :wink:

Luca

Olá

Customizando a configuração para 1Gb de RAM já pula para $2449.99 :oops:

[]s
Luca

Daniel_Quirino_Olive

Bah! $2500 para um VAIO? No way! Eu compraria um outro Powerbook por este preço :slight_smile:
Quer dizer, ultimamente tenho pensado duas vezes antes de comprar um outro Apple. Não pela qualidade técnica, mas pelo fato de ser um equipamento muito visado, o que torna o valor de seu seguro impróprio para hipertensos :stuck_out_tongue:

saoj

Tenho um notebook antigo, que pega no máximo 512 Mega de Ram. :cry:

Até hoje nunca senti falta de RAM, mas ficaria mais tranquilo se ele fosse 1Gb de RAM. Quanto tempo vcs acham que um 512Mb de RAM ainda aguenta ??? O que eu não consigo rodar hoje com 512Mb de RAM ???

Ironlynx

Para quê?Programar,jogar…ou generalizando?
Tenho 256MB,e confesso que não gosto da velocidade do Eclipse na minha máquina… muitos amigos possuem(na verdade a maioria)512MB de RAM,e alguns jah estão insatisfeitos…Mas isso eh relativo pois depende da atividade “principal” da sua máquina…se for para programar com um JCreator boa parte do tempo,a minha jah está ótima…mas se for para programar com o Eclipse e aqueles plugins pesados para Web discutidos em outro tópico,pode ir pensando em 1GB para cima…

_fs

Que exagero cara! Aqui com 512 fico com eclipse mais 3-4 softwares que ocupam o mesmo de memória que ele tranquilamente … a coisa que mais demora pra abrir são páginas HTML :expressionless: sério.

Criado 15 de setembro de 2004
Ultima resposta 20 de set. de 2004
Respostas 27
Participantes 11