Notebook e Linux

Sei que não é o primeiro post de alguem com duvidas de qual marca de notebook comprar mas tenho um critério mais especifico.

Alguem conhece um notebook meio que lancamento, com hardware atual, placa de video offboard e que o mais importante de tudo seja 100% compativel com linux, funcionando tudo WebCam, Wireless, tudo já direto na instalação.

De preferencia que ja venha instalado linux, e se quiser instalar qualquer sistema nele Win XP/Vista/7 nao vou ter problema algum de compatibilidade de driver. Valendo tbm para qualquer distros de linux, até um *BSD se for o caso.

Que seja compativel até com OS/2 (brincadeirinha)

Ganhei um Dell Inspiron 1526 de presente nunca passei tanta raiva na minha vida.

Havia um tempo em que a Positivo, se não me engano, tinha notebooks com Linux, mas não quer dizer que tudo vinha funcionando direitinho nesses notebooks.

Vir com Linux, acho que só as marcas pebas: Positivo, CCE, Semp Toshiba etc.
As marcas decentes, tipo HP, Lenovo, Dell etc parece que são adeptas da venda casada.

Então, acho difícil você achar um com placa dedicada e Linux. Você pode pesquisar pelos modelos dos itens do hardware e ver como anda a compatibilidade deles.

Difícil ter um notebook com placa de vídeo OFF que venha com Linux, principalmente por aqui…

Quanto você pretende gastar?

Dá uma olhada no Philco PHN 15008… ta sendo muito bem recomendado no www.clubedohardware.com.br

[quote=Schuenemann]Vir com Linux, acho que só as marcas pebas: Positivo, CCE, Semp Toshiba etc.
As marcas decentes, tipo HP, Lenovo, Dell etc parece que são adeptas da venda casada.[/quote]

Não é que elas são “adeptas”. É que elas costumam ter contratos mundiais com a Microsoft que permitem que elas comprem o Windows com descontos se só oferecerem seus produtos com o Windows pre-instalado. Obviamente, devido a problemas com as autoridades reguladoras americanas e europeias, ela não pode proibir esses fabricantes de oferecerem computadores com o Linux*, mas como você pode bem ver, tais ofertas são muito bem “escondidas” no site - basicamente você pode comprar um Dell com Linux - mas precisa pagar até mais que um Dell com Windows, e só para alguns produtos, já que isso não está no “padrão” deles e precisa de montagem especializada, em vez de o vendedor simplesmente pegar um produto do estoque.

• Havia um tempo em que a Microsoft efetivamente proibia isso, mas como isso é ilegal naqueles países (e acho que aqui também), ela não pode mais proibir, apenas desestimular isso.

Eu comprei um Acer Aspire 4520 há um tempo atrás que veio com Linpus Linux, que foi prontamente substituído pelo Fedora em dual boot com o Windows Vista.

Na época eu só tive problemas com a rede WiFi, mas hoje esse problema deve ser bem menor. Ele também veio com uma placa Nvidia muito boa.

Por isso se eu fosse recomendar seria um Acer, mas eu sei que é muito difícil achar onde se vende.

[quote=entanglement][quote=Schuenemann]Vir com Linux, acho que só as marcas pebas: Positivo, CCE, Semp Toshiba etc.
As marcas decentes, tipo HP, Lenovo, Dell etc parece que são adeptas da venda casada.[/quote]

Não é que elas são “adeptas”. É que elas costumam ter contratos mundiais com a Microsoft que permitem que elas comprem o Windows com descontos se só oferecerem seus produtos com o Windows pre-instalado. Obviamente, devido a problemas com as autoridades reguladoras americanas e europeias, ela não pode proibir esses fabricantes de oferecerem computadores com o Linux*, mas como você pode bem ver, tais ofertas são muito bem “escondidas” no site - basicamente você pode comprar um Dell com Linux - mas precisa pagar até mais que um Dell com Windows, e só para alguns produtos, já que isso não está no “padrão” deles e precisa de montagem especializada, em vez de o vendedor simplesmente pegar um produto do estoque.

• Havia um tempo em que a Microsoft efetivamente proibia isso, mas como isso é ilegal naqueles países (e acho que aqui também), ela não pode mais proibir, apenas desestimular isso.[/quote]
    Recentemente conversei com um dos atendentes da Dell e ele me disse que não há nenhum notebook (nem desktop!) a venda que não venha com Windows pré-instalado. Simplesmente um absurdo.

Mas lembre-se sempre: mesmo em uma situação dessa é direito seu não querer o Windows. Veja isso: http://www.guj.com.br/posts/list/30/198144.java#995183 (esse comentário e o logo abaixo)

Outra coisa: a maioria dos hardwares tem um suporte muito bom nas distribuições mais famosas (por exemplo, no Fedora ou no Ubuntu você só precisa instalar o driver se ele for proprietário - entenda-se: placas de vídeo - e esses drivers estão disponíveis para serem instalados diretamente do repositório, com apenas poucos cliques). Creio que não haja problemas de compatibilidade para a grande maioria dos notebooks vendidos (mesmo assim, não custa nada olhar na página de especificação técnica dele e pesquisar se o driver realmente está disponível para a distro que você pretende usar).

aqui na empresa eles adquiriram o notbook dell Precision M4400, e veio com Ubuntu 9.10, show de bola, acho que voce pode configura-lo

Esse é uma boa mesmo, e vem com linux.

Só vi opção de Precision sem S.O., o que já é melhor que vim com Windows (pra mim pelo menos).

Estranho… veja: http://www1.la.dell.com/br/pt/empresa/Portáteis/workstation_precision_m4400/pd.aspx?refid=workstation_precision_m4400&cs=brbsdt1&s=bsd

Na parte de sistema operacional: “Windows® 7 Professional Original 32- Bit em Português, sem Mídia”

E na página de configuração não há outras opções de SO.

Esse é uma boa mesmo, e vem com linux.[/quote]
Pelos comentários parece ser muito bom e supre suas necessidades (o hardware é atual, a placa de vídeo é off-board - 512 MB dedicados - já vem com Linux e o preço é bom).

Idem para a Lenovo.

Estou trabalhando nisso.

Além de ser praticamente impossível achar uma marca boa que venha com Linux, as que vêm costumam instalar distros podres, tipo Librix, Satux, Insigne, Fenix etc. Acredito até que isso seja proposital, pois costumam colocar os drivers para Windows em suas páginas. Ou seja, como você deve preferir um Ubuntu, Debian, Mandriva etc, torna-se mais difícil comprar um que já venha com tudo funcionando.

Aqui na Red Hat, todos utilizam Lenovo Thinkpad.
Placas som/video, leitor biométrico, webcam… tudo é reconhecido sem nenhuma dor de cabeça ( T60/T61/T400 etc ).
Os notes vem com Windows, portanto todo o hardware tbm é compativel com o sistema da microsoft.

OBS: Cuidado com Linux que já vem instalados em algumas máquinas. Minha irmã comprou uma estação Quadcore com 4 giga de ram… uma carroça, graças ao FeniX Linux. Um lixo, dá pra entender perfeitamente pq os usuarios formatam e instalam Windows e passam a detestar o pinguim. Vá de Fedora ou Ubuntu que não tem como errar.

Oi,

Sei lá… acho que tudo é possível quando se usa Linux. Sendo assim, qualquer notebook é aconselhável rs

Uma distribuição que eu recomendaria é o Ubuntu (9.10)

Tchauzin!

[quote=lina]Oi,

Sei lá… acho que tudo é possível quando se usa Linux. Sendo assim, qualquer notebook é aconselhável rs

[/quote]

Na teoria é assim, mas na prática é outra estória… Falo por conhecimento de causa…

Gostei desse Notebook Philco PHN 15008. Estava lendo que a própria Philco oferece suporte ao Mandriva Linux - SHOW DE BOLA !!

Parece que tem um probleminha de aquecimento na placa de video devido a umal gerencimaneto de cooler pelo Windows. È um ponto a se considerar.

Lenovo Thinkpad boa dica tbm vou dar uma olhada!

Agora Dell nunca mais, nem morto!

[quote=FrancoC][quote=lina]Oi,

[/quote]

Na teoria é assim, mas na prática é outra estória… Falo por conhecimento de causa…

Gostei desse Notebook Philco PHN 15008. Estava lendo que a própria Philco oferece suporte ao Mandriva Linux - SHOW DE BOLA !!

Parece que tem um probleminha de aquecimento na placa de video devido a umal gerencimaneto de cooler pelo Windows. È um ponto a se considerar.

Lenovo Thinkpad boa dica tbm vou dar uma olhada!

Agora Dell nunca mais, nem morto!
[/quote]

Oi,

Comprei um Philco esses dias. A própria Philco só utiliza e da garantia de uso se você utilizar o sistema operacional Linux.

Acho isso bem interessante! A única coisa ruim do Philco é o teclado! rs

Recomendo um Sony Vaio então… qualquer modelo atual.

Tchauzin!

comprei um dell vostro 1310 em maio do ano passado, com windows xp. tudo ia bem até eu pegar um virus e ficar p*** da vida com o windows.

resolvi encarar de vez o linux. no principio achei que iria ter dificuldades com hardware, instalações etc, mas pra minha surpresa tudo foi muuuuuuito facil e sem nenhum problema

Uso o ubuntu 8.04lts e estou super, mega contente com ele, inclusive com a performance do note que é um ZILHÃO de veses melhor com o ubuntu.

resultado: windows agora nem sob tortura!!! (brincadeira, só na VM e olhe lá!)

Pela empresa eu tenho um Thinkpad t60 tenho utilizado linux nele desde de o Ubuntu 7.04 sem problemas.
Hoje estou com a versão 9.10 e tudo funciona 100%, exceto os botões de aumentar/diminuir e mute no volume, mas ainda assim existe um “workaround” para isso.

Como a Lina disse, hoje em dia “quase” todos os hardwares já estão sendo suportados pelo linux (pelo menos no Ubuntu), então creio que problema de hardware você não irá encontrar. Agora se você precisa de uma empresa que vende o notebook + linux e ainda dê suporte para o mesmo, ai eu acho que será mais difícil.

Boa sorte nas pesquisas e poste para nós qual foi sua decisão.

Pelo que li no forum do clube do hardware, esse “problema” (não chega a ser tao problema assim) é só qdo se está jogando, que exige MUITO da placa de video, fora isso é tranquilo… e muitos resolveram esse problema com aquelas bases pra notebook que possuem coolers…

abraço!