Nóticia sobre falta de profissionais

21 respostas
bsmachado

Bom pra quem ja ta na área…
8)

21 Respostas

Hebert_Coelho

Tá aí algo que eu imaginei:

“O quadro mostra que vai existir uma escassez de profissionais e ela é tanto quantitativa, como qualitativa. Tem a ver com as competências que se espera do profissional do futuro”, explicou.
Elas reclamam que não tem pessoas qualificadas… mas elas também não pagam o que uma pessoa qualificada deve receber. ^^

jeffev

Nunca pensei que iria ver uma noticia como esta, pois como a area de TI é muita promissora muitas pessoas estão buscando ir para a area de TI.

Bom pelo menos é como eu imaginava, já vi que não, ou então a area está crescendo muito.

jeffev

Concordo!

A

Ultimamente eu tenho me sentido um Rei.

Outro dia o Eike veio me procurar e me ofereceu R$30.000 reais para trabalhar na empresa dele, já que não encontrava profissionais qualificados.

Eu não quis, achei o valor muito baixo.

Verdade seja dita:

1. As consultorias (e agora o governo!!!) pretendem inundar o mercado com gente que fez 2 meses de cursinho de programação à distância e acha que virou profissional.

http://www.baguete.com.br/noticias/22/08/2012/governo-lancara-portal-de-cursos-de-ti

1. Os métodos de abordagem e contratação continuam os mesmos, nivelando os profissionais por baixo. O que importa é o valor que vc pede e se vc diz que sabe tudo q eles pedem. Vc não tem o direito de saber qual o projeto, qual a empresa.

Das duas uma: ou a mais básica lei do capitalismo (Lei da Oferta e Procura) não funciona para o mercado de TI no Brasil ou tem gente inventando história para arroxar os valores do setor.

bestlinux

Do que adianta encher os profissionais com cursos, sendo que, metade deles não gosta do que faz ?

Quem é formado (Analise de Sistemas, Ciência da Computação, Eng. de Software, etc.), deve se lembrar muito bem no ultimo ano da faculdade, a quantidade de pessoas que conseguiram acabar o curso, e menos ainda, quem conseguiu se formar.

kmunga

jeffev:
Nunca pensei que iria ver uma noticia como esta, pois como a area de TI é muita promissora muitas pessoas estão buscando ir para a area de TI.

Bom pelo menos é como eu imaginava, já vi que não, ou então a area está crescendo muito.

Me lembro quando começou o BOOOM dos computadores, todo mundo queria trabalhar com informatica e as faculdades e cursos se multiplicaram e ai falaram que informática em poucos anos seria um mercado nada promissor, devido ao excesso de mão de obra.

Apesar de meio mundo ter corrido atrás de cursos de informatica, a teoria não se confirmou. A maioria da procura foi de pessoas que não tinham envolvimento algum com a área e foram atrás da profissão achando que iriam ganhar muita grana(e fácil), o resultado foi uma verdadeira enchente de formatadores e reinstaladores de windows, mas poucos profissionais qualificados.

drsmachado

É maracujá, a questão é que investir em educação vai contra as regras do povo brasileiro.
Eu investi em capacitação por conta própria. Me superestimei quando quis sair do suporte técnico e ir para o desenvolvimento. Tive de admitir ser leigo e então começar a estudar, do meu jeito, mas estudei.
O que a matéria expõe é um fato. Profissionais comuns são raros, qualificados então, menos ainda. Só que, como o jakefrog disse, capacitar-se para que, se as empresas não pagam um valor decente.
Isso é uma das razões que me fazem ponderar a respeito de tirar certificações (além do fato de ser preguiçoso).

RiQuInHo_

ue não sei pq ficam assim, só TI acontece ‘isso’, basta esses topicos.

Sharkns

Nada que já não seja conhecido do pessoal, faculdade não capacita ninguém pra trabalhar com TI, nunca vi uma faculdade que o cara sai preparado para o mercado de trabalho, nunca que ele vai sair ganhando os sonhados 4, 5 mil reais depois de formado como todo mundo pensa, os bons depois que sacam como funciona o mercado rapidinho caem fora das empresas que só querem sugar do cara e só sobra os que não são qualificados, dai esse mimimi todo.

Claro que isso ai não é absoluto mas é grande realidade que se tem na maioria das universidades de TI do brasil.

J

Maracuja:
bsatrianim:
8)

Engracado como essas noticias nao mudam desde antes dos anos 2000, quando passei a me interessar por informatica.

A solucao e simples, investimento em educacao e maior valorizacao do profissional de TI. Porem, nem uma coisa nem outra jamais aconteceu. Essa noticia ai e velha, mto velha.

O problema é que consultorias dependem que os salários continuem baixos, senão elas quebram.

Por isso a necessidade de abrir o mercado para qualquer aventureiro.

luistiagos

Isso não reflete a realidade, a realidade agora se resume em muita procura e pouca oferta de trabalho, tem muita gente no mercado pra pouco emprego a coisa esta bem caótica no mercado de TI.

drsmachado

JoseIgnacio:
Maracuja:
bsatrianim:
8)

Engracado como essas noticias nao mudam desde antes dos anos 2000, quando passei a me interessar por informatica.

A solucao e simples, investimento em educacao e maior valorizacao do profissional de TI. Porem, nem uma coisa nem outra jamais aconteceu. Essa noticia ai e velha, mto velha.

O problema é que consultorias dependem que os salários continuem baixos, senão elas quebram.

Por isso a necessidade de abrir o mercado para qualquer aventureiro.

Acontece que o mercado não precisa das consultorias.
As consultorias existem para suprir uma deficiência que elas mesmas estão ajudando a aumentar.
Quando as consultorias te oferecem salários de R$ 20, 25 a hora (PJ) ou 2000 (CLT) para um cargo pleno, ela está dizendo que o teu valor de mercado é esse (líquido, em torno de R$ 1000). Como tem gente que aceita, a coisa começa a nivelar por baixo.
Aí o profissional pensa: “Se eles me pagam pouco, por que vou melhorar?”. E a consultoria pensa “Se ele me dá lucro e não reclama, por que vou pagar mais?”.

J

Pois é, caro drsmachado,

Eu estou a espera desse apagão de mão de obra há tempos e até agora não tive essa felicidade. :slight_smile:

drsmachado

JoseIgnacio:
Pois é, caro drsmachado,

Eu estou a espera desse apagão de mão de obra há tempos e até agora não tive essa felicidade. :slight_smile:

Isso não vai acontecer.
É balela.
Coisa que as consultorias fazem questão de divulgar, pois, assim, conseguem vender seus jrs como srs e lucrar mais.
Colocam estagiários nos lugares de plenos e tiram os couros destes.

Luiz_Augusto_Prado

É só esse povo deixar de ser otário e passar a procurar os profissionais mais para o interior da país.
So querem profissionais em SP e RJ?
Não é tão caro expandir a outros territórios nem permitir o home office.

Luiz_Augusto_Prado

drsmachado:
JoseIgnacio:
Pois é, caro drsmachado,

Isso não vai acontecer.
É balela.
Coisa que as consultorias fazem questão de divulgar, pois, assim, conseguem vender seus jrs como srs e lucrar mais.

++

Sharkns

O canal é trabalhar com TI pro governo, a galera da iniciativa privada levou muito a sério aquela piada do “garoto de programa”.

J

E isso é alguma outra piada?

GoGoBoy

rsrsrs

bestlinux

drsmachado:
JoseIgnacio:
Pois é, caro drsmachado,

Isso não vai acontecer.
É balela.

Estamos com 1 vaga de Senior aberta aqui e 2 de Junior. No teste, nenhum Senior conseguiu acertar mais de 30% das questões. Contratamos um Junior que fez o mesmo teste e acertou 100% da prova.

É relativo.

JMan

bsatrianim:
8)

Criado 3 de setembro de 2012
Ultima resposta 4 de set. de 2012
Respostas 21
Participantes 14