Notícias»Carreira Sindpd cria curso online grátis sobre Java e .Net

Fonte

São Paulo - O Sindpd anunciou que fará parte do programa governamental Brasil Mais TI. O Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo assinará na próxima sexta-feira (26) o acordo para oferecer gratuitamente 10 mil vagas em cursos de qualificação em 2013.

O objetivo é divulgar cursos online e oportunidades de emprego em TI. O projeto conta também com a parceria de corporações, da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) e do Ministério da Educação (MEC).

Os treinamentos são direcionados aos jovens a partir de 16 anos. Os temas são COBOL, Java e .Net e cada um dos cursos é certificado pelo Ministério da Educação (MEC). Há módulos de 320 horas e 260 horas, de acordo com a tecnologia.

O Sindpd promoverá um processo seletivo antes de selecionar os interessados. Além disso, as vagas serão divulgadas em uma página da internet que reúne também notícias do mercado de TI e uma rede social para os profissionais da área.

De acordo com o Sindpd, o setor de TI emprega 1,3 milhão de pessoas e, segundo a Brasscom, haverá um déficit de 45 mil técnicos até 2014 apenas no Brasil.

Eu imaginei que seria para cobrir o “defict” de mão de obra.

Com esses treinamentos vão ter mais pessoas trabalhando e poderão abaixar o salário. -_-’’

Cursos online somente para São Paulo? Só porque eu queria um curso de COBOL. =/

[quote=lucasportela]Cursos online somente para São Paulo? Só porque eu queria um curso de COBOL. =/[/quote]Arruma um endereço em SP e se cadastra. :lol: :lol: :lol:

Putz…

Trabalhei 3 anos com Cobol...linguagem boa de se trabalhar...será que ainda está vivo? Estou por fora de mercado e tals...

:?

[quote=bobfroes]Putz…

Trabalhei 3 anos com Cobol...linguagem boa de se trabalhar...será que ainda está vivo? Estou por fora de mercado e tals...

:? [/quote]Vivo sim, progredindo acho que nem tanto. Conheço muita gente que trabalha com Java/Cobol e/ou na migração de Cobol -> outra linguagem.

Bancos principalmente.

A questão é… os cursos serão de qualidade? Porque pelo menos aqui em brasília tem algumas entidades que não tem qualidade nenhuma nos cursos de Java e Oracle PL/SQL e ainda cobram mais de R$1500 para ensinar. Principalmente um curso de COBOL que é totalmente escasso, dificil de encontrar um profissional que ensine a altura. Eu trabalho com COBOL aqui na empresa, porém nós só fazemos manutenção (em códigos de mais 45k linhas), ou seja, não criamos mais componentes nessa linguagem por não ter um profissional que conheça afundo. Olhando na documentação da Microfocus existe COBOL OO, COBOL integrando com Java via EJB, XML e enquanto isso usamos COBOL estruturado.

E volto a pergunta, o curso irá ensinar COBOL OO, integração com JAVA, XML ou é COBOL estruturado que com qualquer apostila na internet você aprende?

De qualquer forma a intenção é muito boa! Mas não acredito que a partir de apenas um curso a pessoa já possa sair trabalhando (a realidade das empresas pelo que vejo é pessoal experiente, COBOL então nem se discute).

Pois eh, aprendi Cobol OO e ainda mexia com IDE Fujitsu Cobol for windows (ambiente desktop e tals)…engraçado que quando estava fazendo pós, comentei com o meu professor que trabalhava com Cobol OO e ele não acreditou…rsrsrsrs.

[quote=bobfroes]Pois eh, aprendi Cobol OO e ainda mexia com IDE Fujitsu Cobol for windows (ambiente desktop e tals)…engraçado que quando estava fazendo pós, comentei com o meu professor que trabalhava com Cobol OO e ele não acreditou…rsrsrsrs.[/quote]Cobol OO? Sou mais um que não acredita! Muhauaha

Tcs tcs tcs…

[quote=jaboot]Fonte

São Paulo - O Sindpd anunciou que fará parte do programa governamental Brasil Mais TI. O Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo assinará na próxima sexta-feira (26) o acordo para oferecer gratuitamente 10 mil vagas em cursos de qualificação em 2013.

O objetivo é divulgar cursos online e oportunidades de emprego em TI. O projeto conta também com a parceria de corporações, da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) e do Ministério da Educação (MEC).

Os treinamentos são direcionados aos jovens a partir de 16 anos. Os temas são COBOL, Java e .Net e cada um dos cursos é certificado pelo Ministério da Educação (MEC). Há módulos de 320 horas e 260 horas, de acordo com a tecnologia.

O Sindpd promoverá um processo seletivo antes de selecionar os interessados. Além disso, as vagas serão divulgadas em uma página da internet que reúne também notícias do mercado de TI e uma rede social para os profissionais da área.

De acordo com o Sindpd, o setor de TI emprega 1,3 milhão de pessoas e, segundo a Brasscom, haverá um déficit de 45 mil técnicos até 2014 apenas no Brasil.[/quote]

Isso sim é uma coisa bem legal!

[quote=Hebert Coelho]Eu imaginei que seria para cobrir o “defict” de mão de obra.

Com esses treinamentos vão ter mais pessoas trabalhando e poderão abaixar o salário. -_-’’[/quote]
Huahuahau

Eu tava procurando mais informações.
Os cursos são apenas para filiados ao sindpd?