Notificações programadas em JSF2.0

6 respostas
wladyband

Preciso criar uma aplicação que faça notificações programadas, por exemplo; é uma aplicação para uma clinica odontológica, o cliente ligar marcando a consulta , a médica faz o cadastro do cliente e marcando a consulta pelo sistema, ao chegar um dia antes, o sistema informará através de mensagens em tela, informando que existe clientes que estão marcados para o dia seguinte, isso são notificações programadas.

Fiquei informado que existe o Quartz Scheduler

http://quartz-scheduler.org/documentation

Mas sendo que sua documentação não foi o suficiente para me dá uma clareza de como irei criar aplicação de notificações programadas, eu sou novo como programador Java e tenho pouca experiência, preciso muito de ajuda.

Tentei procurar modelo de projeto no GitHub, mas não tive sucesso.

O que preciso para alavancar no meu projeto seria algum modelo de projeto que tenha a implementação de notificações programadas em um projeto JSF2.0, ou até mesmo vídeo aulas no youtube que me faça entender com clareza o Quartz Scheduler, ou talvez uma outra forma de abordagem que eu possa implementar as notificações programadas.

6 Respostas

igor_ks

Porque não cria uma tela, ou no “fundo de tela” do programa mesmo, com as consultas do proximo dia? Assim a secretária pode ver a qualquer momento quais sao as consultas que tem no proximo dia.
Outra coisa adicional, é aparecer em algum lugar (pop-up, seila), toda vez que o sistema é aberto

Nao vejo necessidade de Quartz pra isso

wladyband

igor_ks:
Porque não cria uma tela, ou no “fundo de tela” do programa mesmo, com as consultas do proximo dia? Assim a secretária pode ver a qualquer momento quais sao as consultas que tem no proximo dia.
Outra coisa adicional, é aparecer em algum lugar (pop-up, seila), toda vez que o sistema é aberto

Na sua opinião, em quais situações seria necessário a utilização do Quartz Scheduler?

P

Concordo com o colega acima … também não vejo a necessidade.Quando utilizei um recurso desse tipo , foi para processar as remunerações de um banco em que trabalhei.Acho que uso de qualquer scheduler esta mais ligado ao uma hora especifica … ou seja, quero executar tao Job todos os dias a 9:00…

Segue artigo …

wladyband

igor_ks:

A sua sugestão ficou um pouco vaga, talvez tenha por sido por entender pouco sobre pop-up, você alguma vez implementou na sua vida notificação programada no JSF2.0?

Se você já fez você tem algum projeto simples que implemente essa abordagem que esteja no seu GitHub?

Você teria algum site que pudesse me fazer compreender melhor o que você quis dizer?

Ruttmann

Vou tentar esclarecer um pouco.

Se você precisasse que o sistema abrisse um pop-up na tela 10 minutos antes de cada consulta agendada, seria o caso de usar o Quartz.

No seu caso o negócio é muito mais simples: Toda vez que o usuário abrir o sistema, faz uma query por consultas marcadas para o dia seguinte, e exibe em algum lugar do sistema. Não é necessário agendar isso. Basta implementar como uma rotina que roda junto com a inicialização do sistema.

wladyband

Ruttmann:
Vou tentar esclarecer um pouco.

Se você precisasse que o sistema abrisse um pop-up na tela 10 minutos antes de cada consulta agendada, seria o caso de usar o Quartz.

No seu caso o negócio é muito mais simples: Toda vez que o usuário abrir o sistema, faz uma query por consultas marcadas para o dia seguinte, e exibe em algum lugar do sistema. Não é necessário agendar isso. Basta implementar como uma rotina que roda junto com a inicialização do sistema.

entendi, valeu, muito obrigado.

Criado 14 de agosto de 2015
Ultima resposta 14 de ago. de 2015
Respostas 6
Participantes 4