eu tenho visto em alguns sites que o cadastro é feito da seguinte forma: o usuario registra seus dados e logo em seguida o sistema o envia um email com um link de confirmação do cadastro. Alguem tem ideia do pq fazer desta forma? Será que esta relacionado a segurança?
Isso é só validação de dados.
Não dá para validar se um email é válido e funcional só com expressões regulares, e não existe um órgão que registra todos os emails válidos (no caso de um CEP, você pode consultar um web service dos Correios para ver se o tal CEP existe, e de um CNPJ ou CPF, a Receita Federal pode lhe fornecer essa informação.)
só pra dizer se o email eh valido ou naum? será que isto nao atrapalha na usabilidade, principalmente em se tratando de sites de acesso rapido como algum restaurante de entregas em domicilio, onde tudo q o cliente quer eh perder o menor tempo possivel para realizar seu pedido? E que tipos de stes seria interessante utilizar essa abordagem de notificação por email?
Acho que a pior coisa é eu deixar de receber um email dizendo que minhas compras estão a caminho porque eu cadastrei o email errado
Além disso, seu cliente (a loja de refeições rápidas) precisa de alguma garantia que o tal cara que fez a encomenda existe. (Se bem que verificar o CPF ou CNPJ é melhor nesse ponto.)
sim blz, mas eu to me referindo ao acesso ao sistema. Eu como usuario teria que realizar meu cadastro, mas so poderia acessar o sistema apos ter entrado no meu email e ter clicado no link de confirmacao do cadastro. Quem ta comprando nao precisaria se preocupar com isso, pois mesmo q o email estivesse errado ainda sim ele receberia sua encomenda pelo endereço o qual ele informou. Concorda?
Eu sou um cliente desconfiado - só compro em lojas que permitem que eu pague com boleto, e que me enviem as confirmações corretamente via email, mas é claro que nunca pedi um lanche pela Internet.
Você é que sabe - pelo menos para fazer um cadastro pela primeira vez é interessante ter um endereço válido, já que você pode mandar uma circular (mais conhecido como SPAM) pro cliente da loja saber das promoções (do tipo “Traga uma amiga à nossa lanchonete que ela não paga o refrigerante”.)