@NotNull não funciona [RESOLVIDO]

Boa noite a todos.

Estou fazendo o curso da Caelum FJ28 (Desenvolvimento ágil com VRAPTOR) e estou com dificuldade no uso da anotação @NotNull.

O item da apostila 9.4, ensina a utilizar annotations para validação dos campos do formulário.

Pois bem, neste tópico pedem para baixar o hibernate validation versão xxx, baixei a versão hibernate-validation-4.3.0-final.jar e inclui-a no meu projeto.

Ao inserir a referida annotation, o eclipse não o reconhece, sugere importar de “com.sun.istack.internal.NotNull”.

Pesquisando no site do GUJ, vi que o esta annotation fica em “javax.validation.constraints”, no entanto ele não aparece no meu projeto.

Poderia estar faltando o jar correspondente a este import? Qual seria este JAR?

Alguém poderia me ajudar?

Você precisa também do validation-api-1.0.0.GA.jar. A anotação NotNull está nele.

Usando Maven, quando adiciona o hibernate-validator ele já adiciona este jar automaticamente. Se você baixou o hibernate validator manualmente, provavelmente este jar esta dentro da pasta lib do hibernate validator. :smiley:

Olá Vagner,

O problema do @NotNull foi resolvido, obrigado pela ajuda.

Eu sou iniciante no desenvolvimento JAVA WEB, não conheço o MAVEN, mas vou procurar pesquisar mais a respeito.

Valeu!!