Pessoal, boa noite!
O post é velho, mas o assunto não sai de moda, tanto que desde sábado estava penando para fazer funcionar/rodar os exercicios da apostila fj21, especificamente os dois primeiros do capítulo 11, que tratam da configuração do struts e do primeiro exemplo de inserção no banco. Para o primeiro, aloMundo, fazendo tudo que está escrito aqui, inclusive inserindo os 2 .jars citado pelo gbmeso, consegui fazer funcionar, isso depois de umas 3 horas procurando - tudo bem eu sei, coisa de novato…rsrs :oops: :oops:
Mas quando tudo parecia que ia fluir, me pego mais umas boas quantidades de horas tentando fazer funcionar o exercicio dois, que insere uma tarefa no bd. Só consegui fazer funcionar, depois de limpar todas as libs que existiam no projeto - diretorio WEB-INF/lib e adicionar as que precisava. Para chegar a versão final, importei o struts2-blank.war e fiz o teste de execução no tomcat. Como rodou direitinhoo exemplo, adicionei os jars jstl, mysql e o convetion.
Um detalhe muito importante: estou usando todos os programas, bibliotecas e plugins na sua última versão estável, que estão disponíveis nos respectivos sites. Eclipse, tomcat, jstl, driver para mysql, tudo, na sua última versão. Como servidor de banco de dados, não instalei o mysql sozinho, instalei o wamp - já que estou em ambiente windows - que trás além do mysql, php e apache. Sempre reforçando: tudo na sua útlima versão!
Segue abaixo um print da estrtura do meu projeto, bem como o código armazenado na action AdicionaTarefaAction. Existem alguns posts por aqui falando da necessidade de configurar o struts.xml, isso não é necessário, pois estamos usando o plugin convention justamente para ficarmos livres de mexer em arquivos xml num primeiro momento. Bom, agora que está funcionando, tenho que ver porque está dando pau na acentuação quando armazenado do banco de dados, mas aí, já é outra histoíra… :roll: