Olá!
Faz tempo que não visito o fórum!
Ando meio ocupado ultimamente…
Mas, bem, estou aqui para fazer uma pergunta para todos.
Eu ando com umas idéias de criar uma nova linguagem de programação. É um projeto que quero fazer desde o ano passado, quando estudei compiladores na faculdade, e devo fazer como um hobby mesmo. Aliás, já iniciei o planejamento da linguagem e a implementação do compilador. Estou estudando a biblioteca ASM e como funcionam os bytecodes Java, pois pretendo fazê-lo gerar bytecodes.
A minha idéia seria uma linguagem dinâmica e fácil de programar, com tipagem dinâmica e estática, closures e integração com bibliotecas já existentes em Java. A linguagem é compilada para bytecodes Java, e a JVM faz o papel de interpretador. Não conheço Ruby, mas conheço Python e gostaria de trazer aquilo que gosto em Python, e tirar aquilo q não gosto (i.e. _s e __s para modificadores de visibilidade, métodos especiais iniciados com __, etc)…
Estava muito empolgado com a idéia, até que me lembrei que certa vez ouvi falar de Groovy. Bom, procurei mais detalhes sobre a linguagem e descobri que ela é bem parecida com aquilo que eu imaginava. Isso meio que deu uma desanimada… pois apesar de ser algo que me divirto fazendo, não seria legal criar uma linguagem para só eu usar.
Por isso venho até vocês, que são experientes, perguntar:
O que vocês acham da idéia? com tantas linguagens, como Ruby, Python, Groovy, é uma idéia que compensa? Como a comunidade de desenvolvedores reagiria?
Se compensar, que tipo de features você acham que seriam interessantes?
Agradeço desde já a colaboração de todos!
Abraços!