Pessoal, primeiramente boa tarde!
Eu estou algum tempo investindo na criação da minha startup, e estou buscando cada vez mais validar as propostas e sustentar melhor todo conceito que estou criando, e para isso, nada melhor que recorrer a pesquisa de campo.
Explicando o projeto:
O projeto se chama beCoolt, ele mistura conceitos de Rede Social, E-Learning e Crowdfunding, onde seu objetivo principal é evoluir o acesso a materiais didáticos (a nível universitário/profissional). Como funciona? Os usuários que se cadastrarem poderão ter dois perfis, 1 - De criador de conteúdos, e que consome conteúdos, na realidade na prática não haverá distinção entre os usuários, só estou separando em perfis para facilitar a explicação.
1 - O cara que poderá criar conteúdos, ele poderá fazê-lo de duas madeiras:
- Criar conteúdos gratuítos
- Aqui é sem mistérios, o cara vai utilizar para divulgar, ser reconhecido e etc, e as pessoas poderão acessar seus materiais gratuítos quando quiser
- Criar conteúdos pagos
- Os conteúdos pagos poderão ser criados, e o meio dele ganhar dinheiro será por Crowdfunding, ou seja, ele colocará o material, definirá o valor que quer receber e um prazo para isso, e assim ele poderá definir as cotas (de R$20, R$50, qual valor ele quiser, isso é definido pelo usuário e aconselhado e validado pelas pessoas da startup).
As pessoas poderão comprar uma cota desse material, e então receberiam o material imediatamente. Ao usuário alcançar a meta estipulada para o material que ele iniciou o crowdfunding, o material torna-se imediatamente gratuíto para qualquer pessoa poder utilizar sem precisar pagar nada.
- Os conteúdos pagos poderão ser criados, e o meio dele ganhar dinheiro será por Crowdfunding, ou seja, ele colocará o material, definirá o valor que quer receber e um prazo para isso, e assim ele poderá definir as cotas (de R$20, R$50, qual valor ele quiser, isso é definido pelo usuário e aconselhado e validado pelas pessoas da startup).
2 - O cara que quer consumir conteúdos
- Pode consumir os conteúdos gratuitos
- Pode pagar por um crowdfunding caso tenha urgência ou queira colaborar para que um conteúdo fique gratuíto.
Caso um conteúdo não atinja a meta, o usuário proprietário do conteúdo poderá escolher se aceita o valor alcançado e libera o conteúdo, ou se recusa, caso ele recuse, o conteúdo ficará fechado e sairá do sistema, permitindo ser baixado apenas pelos usuários que contribuíram, e o usuário receberá apenas uma pequena porcentagem do arrecadado, e o restante será devolvido aos usuários que contribuíram.
Qual é o motivo de eu postar isso aqui?
Eu vejo que dentro da área de TI existe a cultura de compartilhar conteúdo, facilitar o acesso à informação e etc. Por isso, eu gostaria de saber quem tem interesse de participar, quem tem interesse de criar materiais para crowdfunding, ou até mesmo gratuitos, o que pensam da idéia, o que acha que poderia ser feito para que o projeto melhorasse, resumindo: Dicas, sugestões, críticas, o que for possível 
Abraços a todos.