Nova Startup - Ajuda - Opiniões

Pessoal, primeiramente boa tarde!

Eu estou algum tempo investindo na criação da minha startup, e estou buscando cada vez mais validar as propostas e sustentar melhor todo conceito que estou criando, e para isso, nada melhor que recorrer a pesquisa de campo.

Explicando o projeto:
O projeto se chama beCoolt, ele mistura conceitos de Rede Social, E-Learning e Crowdfunding, onde seu objetivo principal é evoluir o acesso a materiais didáticos (a nível universitário/profissional). Como funciona? Os usuários que se cadastrarem poderão ter dois perfis, 1 - De criador de conteúdos, e que consome conteúdos, na realidade na prática não haverá distinção entre os usuários, só estou separando em perfis para facilitar a explicação.

1 - O cara que poderá criar conteúdos, ele poderá fazê-lo de duas madeiras:

• Criar conteúdos gratuítos
    • Aqui é sem mistérios, o cara vai utilizar para divulgar, ser reconhecido e etc, e as pessoas poderão acessar seus materiais gratuítos quando quiser
  • Criar conteúdos pagos
    • Os conteúdos pagos poderão ser criados, e o meio dele ganhar dinheiro será por Crowdfunding, ou seja, ele colocará o material, definirá o valor que quer receber e um prazo para isso, e assim ele poderá definir as cotas (de R$20, R$50, qual valor ele quiser, isso é definido pelo usuário e aconselhado e validado pelas pessoas da startup).
      As pessoas poderão comprar uma cota desse material, e então receberiam o material imediatamente. Ao usuário alcançar a meta estipulada para o material que ele iniciou o crowdfunding, o material torna-se imediatamente gratuíto para qualquer pessoa poder utilizar sem precisar pagar nada.

2 - O cara que quer consumir conteúdos

• Pode consumir os conteúdos gratuitos
  • Pode pagar por um crowdfunding caso tenha urgência ou queira colaborar para que um conteúdo fique gratuíto.

Caso um conteúdo não atinja a meta, o usuário proprietário do conteúdo poderá escolher se aceita o valor alcançado e libera o conteúdo, ou se recusa, caso ele recuse, o conteúdo ficará fechado e sairá do sistema, permitindo ser baixado apenas pelos usuários que contribuíram, e o usuário receberá apenas uma pequena porcentagem do arrecadado, e o restante será devolvido aos usuários que contribuíram.

Qual é o motivo de eu postar isso aqui?

Eu vejo que dentro da área de TI existe a cultura de compartilhar conteúdo, facilitar o acesso à informação e etc. Por isso, eu gostaria de saber quem tem interesse de participar, quem tem interesse de criar materiais para crowdfunding, ou até mesmo gratuitos, o que pensam da idéia, o que acha que poderia ser feito para que o projeto melhorasse, resumindo: Dicas, sugestões, críticas, o que for possível :slight_smile:

Abraços a todos.

Cara, eu achei a idéia muito boa. Eu acho que com esse material você já consegue colocar alguma coisa no ar para testar suas idéias.

Cara, a idéia é muito boa. Mas eu acho que é fundamental que a plataforma de ensino seja bem dinâmica, inclusive com APIs para outros desenvolvedores. Há muitos sites inovadores de e-learning por aí, e a qualidade dos cursos será um fator crucial para você se destacar e manter seu negócio de pé.

No mais, parabéns pela idéia e sucesso nessa nova empreitada!

Pessoal, obrigado pelos elogios, sobre ter uma API, com certeza, isso é importante.

Agora, vcs comprariam conteúdos via crowdfunding? Criariam conteúdos para arrecadar R$500/R$1000 para eles ficarem gratuitos depois?

Acreditam no potencial da ideia?

Ah, vale lembrar que atualmente não busco um parceiro desenvolvedor, mas confesso que se alguém tiver interesse eu pensaria na ideia com certeza.

Achei a ideia muito boa mesmo.
Uma dúvida. Os materiais postados poderiam ser das mais diversas áreas ou seria somente de uma área (exemplo: tecnologia)?

[quote=Mitidiero]
20/02/2013 19:11:11 Assunto: Re:Nova Startup - Ajuda - Opiniões
Pessoal, obrigado pelos elogios, sobre ter uma API, com certeza, isso é importante.

Agora, vcs comprariam conteúdos via crowdfunding? Criariam conteúdos para arrecadar R$500/R$1000 para eles ficarem gratuitos depois?

Acreditam no potencial da ideia?

Ah, vale lembrar que atualmente não busco um parceiro desenvolvedor, mas confesso que se alguém tiver interesse eu pensaria na ideia com certeza.[/quote]

Iria depender do valor do material e de conteúdo mesmo. Lembrando que se deixar o usuário baixar a uma grande chance dele disponibilizar na internet de graça.

O crowdfunding é mais que uma realidade: é um fenômeno. Kickstarter que o diga, tem gente até dando dinheiro para a construção da Estrela da Morte. Agora, tem um ponto muito importante no negócio: eu não criaria conteúdo para arrecadar R$ 1000,00, mas para arrecadar $1000,00. O brasileiro ainda tem a cultura de conseguir as coisas de graça, e pagar por educação seria mais difícil ainda. Entre duas plataformas, uma com abrangência nacional, e outra com abrangência internacional, com certeza investiria na segunda.

Pense bem na abordagem que o site terá. Há uma linha tênue entre sucesso e o fracasso.

Então, o propósito é que a partir do momento que os usuários comprem e atinja a meta o material ficará de graça, porém tem de se permitir o acesso dos usuários que contribuiram instantaneamente, pois esse seria um dos diferenciais que favoreceriam para que alguns usuários comprassem ao invés de esperar o fim do crowdfunding.

Gostaria de saber, se o pessoal aqui tem interesse em produzir materiais e iniciar isso tudo :slight_smile:

Abraços a todos!

A idéia está me parecendo interessante.
O que seriam esses materiais? Apenas livros completos, ou artigos são suficientes?
Vai ter suporte a vídeo ? (esse é um recurso de aprendizado pela internet que está bem em alta)

[quote=Mitidiero]Então, o propósito é que a partir do momento que os usuários comprem e atinja a meta o material ficará de graça, porém tem de se permitir o acesso dos usuários que contribuiram instantaneamente, pois esse seria um dos diferenciais que favoreceriam para que alguns usuários comprassem ao invés de esperar o fim do crowdfunding.

Gostaria de saber, se o pessoal aqui tem interesse em produzir materiais e iniciar isso tudo :slight_smile:

Abraços a todos![/quote] Genial Mitidiero… Espero mesmo que dê tudo certo no seu projeto…

Quanto ao material ficar disponível, podes usar a própria “lei do crownd” que muito se vê por aí… O autor pode estipular faixas que quer receber e prometer bonificações de acordo com as faixas, tipo:

• quem colaborar com até R$ 50,00 terá a oportunidade de receber um material extra que é um vídeo do autor ressaltando pontos importantes do material
  • quem contribuir com R$ 100,00 teria o material impresso;
  • quem contribuir acima de R$ 200,00 já ganharia alguma outra coisa que no momento não imagino.

Enfim, premiar o cara que está pagando com exclusividades e isso poderia ficar por conta do autor, ou como obeigação da empresa que o autor disponibilize tais materiais…

Acredito muito na ideia cara e creio que irá longe…

Abs []

[quote=jeffev]Achei a ideia muito boa mesmo.
Uma dúvida. Os materiais postados poderiam ser das mais diversas áreas ou seria somente de uma área (exemplo: tecnologia)?[/quote]

Então cara, essa é minha dúvida mais cruel de todas: O objetivo inicial seria que fosse de todas as áreas, mas inclusive conversando com investidores, que são de áreas como Administração, ciências contábeis e etc, eles não enxergavam muito o motivo de pessoas compartilharem conteúdos educacionais, e eu percebi que a área mais tradicional, mais desprendida nesse sentido é a área de Tecnologia, nós gostamos de compartilhar, ensinar, nós vemos sentido nisso tudo, por isso eu penso que a melhor área para iniciar, seria TI. O que vc acha? O que vcs pensam pessoal?

A idéia é que durante o crowd ele possa acessá-lo, após o crowd ele poderá baixá-lo caso tenha sucesso.

[quote=Vina]O crowdfunding é mais que uma realidade: é um fenômeno. Kickstarter que o diga, tem gente até dando dinheiro para a construção da Estrela da Morte. Agora, tem um ponto muito importante no negócio: eu não criaria conteúdo para arrecadar R$ 1000,00, mas para arrecadar $1000,00. O brasileiro ainda tem a cultura de conseguir as coisas de graça, e pagar por educação seria mais difícil ainda. Entre duas plataformas, uma com abrangência nacional, e outra com abrangência internacional, com certeza investiria na segunda.

Pense bem na abordagem que o site terá. Há uma linha tênue entre sucesso e o fracasso.[/quote]

Então cara, mas o ponto principal é que tem que ter inicio por algum lugar, não há como iniciar uma startup sem grana já com abrangência mundial, claro que a idéia é expandir, mas no início, sempre é bem complicado. O mais importante é conseguir agora pessoas que acreditem que vale a pena criar materiais e colocar coisas lá, e outros que acreditem valer mais a pena consumir esses materiais do que comprar um livro no submarino por exemplo.

[quote=gomesrod]A idéia está me parecendo interessante.
O que seriam esses materiais? Apenas livros completos, ou artigos são suficientes?
Vai ter suporte a vídeo ? (esse é um recurso de aprendizado pela internet que está bem em alta)[/quote]

A idéia é que o cara possa vender tudo, a questão é: Ele tem que saber se o que ele está crowdfundiando (hahaha), as pessoas gostam. Se ele fez um artigo curto, talvez valha a pena postar de maneira gratuíta para ele exemplificar o que ele faz, para que quando ele for fazer o crowdfunding de um livro, ou video-aulas, as pessoas já conheçam o trabalho dele.

O bacana é que, conforme o usuário vai realizando os crowdfundings, e o material dele tem qualidade, cada vez mais usuários vão contribuir. E sim, terá suporte a tudo, texto/áudio/vídeos, acho que tem que ser completo nesse sentido, né?

[quote=adriano_si][quote=Mitidiero]Então, o propósito é que a partir do momento que os usuários comprem e atinja a meta o material ficará de graça, porém tem de se permitir o acesso dos usuários que contribuiram instantaneamente, pois esse seria um dos diferenciais que favoreceriam para que alguns usuários comprassem ao invés de esperar o fim do crowdfunding.

Abraços a todos![/quote] Genial Mitidiero… Espero mesmo que dê tudo certo no seu projeto…

Quanto ao material ficar disponível, podes usar a própria “lei do crownd” que muito se vê por aí… O autor pode estipular faixas que quer receber e prometer bonificações de acordo com as faixas, tipo:

• quem colaborar com até R$ 50,00 terá a oportunidade de receber um material extra que é um vídeo do autor ressaltando pontos importantes do material
  • quem contribuir com R$ 100,00 teria o material impresso;
  • quem contribuir acima de R$ 200,00 já ganharia alguma outra coisa que no momento não imagino.

Enfim, premiar o cara que está pagando com exclusividades e isso poderia ficar por conta do autor, ou como obeigação da empresa que o autor disponibilize tais materiais…

Acredito muito na ideia cara e creio que irá longe…

Abs [][/quote]

Poxa Adriano, obrigado por acreditar. O ideal é usar a lei do crownd mesmo, pois isso que fará com que ele atinja a arrecadação mais rápido, eu estava pensando em sempre ter o mesmo valor, mas vc tem razão, temos que implementar esse tipo de coisa. O problema é se o autor não corresponder as promessas, como que devemos agir?

Abraços

[quote=Mitidiero]
Poxa Adriano, obrigado por acreditar. O ideal é usar a lei do crownd mesmo, pois isso que fará com que ele atinja a arrecadação mais rápido, eu estava pensando em sempre ter o mesmo valor, mas vc tem razão, temos que implementar esse tipo de coisa. O problema é se o autor não corresponder as promessas, como que devemos agir?

Abraços[/quote]
Pow, agora eu tomei um olé… Realmente não sei como agir nesses casos, até porque não sou um usuário assíduo de CF… O que você pode fazer é ver como os outros estão lidando com isso… Deve haver uma isenção do site em caso do autor furar com os investidores e punição ao mesmo caso ocorra o fato, além de algum benefício ao cliente lesado…

Enfim, acho que vale a pena dá uma pesquisada nos outros CF com essas dúvidas.

Abs [] e mais uma vez sucesso no projeto.

Valeu Adriano, to dando uma conversada com o pessoal mesmo.

Se vc tiver interesse de criar materiais ou algo do tipo me procura.

Abraços!