Novamente Tirar certificação? Estudar java web?

11 respostas
diegohsi

Boa tarde pessoal, :lol:

gostaria de uma ajuda de vcs mais uma vez. Estava estudando para a certificação OCJP ja estava quase terminando o livro, parei no capitulo 7 da katty, dai conversei com um amigo meu que trabalha na área de desenvolvimento e me deu umas orientações que me deixou meio em dúvida sobre o mercado. “A certificação pode te dar alguns pontinhos na hora de uma seleção, mas de que adianta se vc não tem experiência em desenvolvimento principalmente Web?” Isso realmente me abalou e me fez pensar. :?

Já adquiri muito conhecimento com o estudo para OCJP de POO e alguns conceitos da API, agora a dúvida é a seguinte… Devo continuar estudando para certificação?, ou Adquirir experiência de desenvolvimento na área(estágio) pra depois ir para certificação?, ou Estudar java Web? Há, mais uma coisa, as portas do emprego estão meio fechadas pra mim pois estou no segundo periodo do curso de Sistemas de informação, mas estou muito avançado perante minha turma, sempre estudei em casa programação(algoritmos) então estrutura de dados não é o problema.

Nunca mechi com programação para web, então agora depois dessa conversa decidi estudar jsf servlet, java beans… Quais livros devo começar Programação para web com java. Gostaria que vcs me orientasse sobre isto. Por onde devo começar, o que devo fazer? Por favor pessoal essas dúvidas estão tirando meu sono e estou disposto a me dedicar igualmente me dediquei aos estudos para OCJP até o momento.

Desde já agradeço.

11 Respostas

johnny_quest

Eae…
você está cometendo um erro…

você praticamente está terminando o livro OCJP…
então termine de ler, estude bem, aprenda e tire a certificação…
faça isso ao mesmo tempo do seu trabalho…

somente depois disso, comece a pegar livros para java web…
e te indicaria o Head First Servlets e JSPs.
8)

E você não poderá tirar certificação java web antes de tirar a certificação OCJP. Então estude
até terminar, e só depois avance na web.

Eu fiz isso e valeu a pena, agora estou fazendo simulados para o OCWCD que quero tirar
até o mês que vem.

diegohsi

johnny quest:
Eae…
você está cometendo um erro…

você praticamente está terminando o livro OCJP…
então termine de ler, estude bem, aprenda e tire a certificação…
faça isso ao mesmo tempo do seu trabalho…

somente depois disso, comece a pegar livros para java web…
e te indicaria o Head First Servlets e JSPs.
8)

E você não poderá tirar certificação java web antes de tirar a certificação OCJP. Então estude
até terminar, e só depois avance na web.

Eu fiz isso e valeu a pena, agora estou fazendo simulados para o OCWCD que quero tirar
até o mês que vem.

Pois é johnny quest, eu sei que tem essa hierarquia de certificação, mas é o seguinte, ja participei de vários processos seletivos e todos pedem java SE e para Web + banco de dados, na prova de java SE sempre tiro notas rasoaveis/boas, então sou eliminado por nao saber java web, não quero desistir das minhas certificações nunca, so acho que entendendo servlets, jsp, ejb, jsf (não sei o que realmente são essas siglas estou lendo, sei apenas que são para web) ja ficaria mais fácil pra eu me destacar um um pouco ou igualar aos meus concorrentes, pois ainda estou no segundo periodo e o povo nem sonha ver isso ainda.

Obrigado pela prontidão em me responder johnny quest e pela dica do livro.

Estou aberto a mais conselhos amigos, por favor me ajudem, além disso nos guias de estudo para Web se realmente for isso que deverei seguir…

johnny_quest

então,

para se conseguir trabalho realmente é necessário ter conhecimento na parte web (Struts, Spring, JSPs… etc)

mas eu no passado também cometi esse erro de tentar aprender tudo de uma vez,
desktop, web e mobile, tudo junto,
é bom porque você tem uma noção de como funciona,
MAS acaba não se tornando bom em nenhuma delas.

Por isso te disse para focar primeiro no Java SE, aprender, para ter uma boa BASE
para encarar a parte WEB. Mas vae lendo o que seria Servlets, JSPs, jsf e ejb para ver como funcionam, mas ao mesmo tempo tire a certificação,

que nada mais é que uma prova que você sabe ou que estudou o assunto. Sinceramente, em uma entrevista, o entrevistador irá valorizar mais
a sua certificação, pois ao você falar que estudou e sabe JSPs, JSF, EJB o entrevistador vae perguntar qual é a sua experiencia profissional nessas tecnologias,
e então ao falar que é nenhuma você fica como senão soubesse. Por isso a certificação é importante, é uma prova do conhecimento e mesmo que não saiba
a parte WEB, algumas empresas podem ajudar o funcionário a aprender isso nos projetos, mas para isso acontecer é preciso saber no minimo o Java SE.

Para um entrevistador, só o que importa é a experiência profissional ou certificação, não importando se você estudou em casa ou na faculdade tal tecnologia.
No meu primeiro emprego eu cheguei sabendo Java SE, alguns frameworks da WEB, mas só que não tinha experiencia para comprovar, e por causa
disso fui contratado como se não soubesse nada.

edu_fernandes

Bom Diego, uma simples opinião.
Vou falar por minha experiência.
Comecei a estudar Java a 2 anos, pratiquei bastante Java Desktop, mais para ter uma boa lógica, fiz o curso da Caelum em SP, participei de cursos de verão na USP-SP e continuei estudando por conta.
Ano que vem quero tirar a certificação SCJP, para dar uma up no curriculum.
Depois que tive uma boa base de Java Desk. é que parti para Java Web.
Comecei com JSP, depois fui pro Hibernate e agora estudo JSF.
Quando comecei eu era afobado em aprenser tudo de uma vez, mas isso é besteira, afinal tudo tem seu tempo.
Você deve continuar estudando, sem sombra de dúvidas, mas aconselho ir aos poucos a partir para o que gosta dentro da tecnologia Java, pois ela te oferece um leque muito grande.
Para não perder o conteúdo, termine o livro, mas não o deixe de lado, continue estudando, mesmo que em um ritmo menor, e vá se aperfeiçoando em outro segmento, que lhe agrada mais, quando você se der conta, terá acumulado tantas horas de estudo que saberá muita coisa da tecnologia Java Web.

Espero ter lhe ajudado em algo.
Abraço.

diegohsi

Novamente agradeço pela atenção jhonny e edu_fernandes.

Acho que o melhor mesmo é continuar estudando para certificação, mais com ritmo desacelerado para conciliar com a dica de começar com web.
Mas alguns falam que devo estudar primeiro servlets e depois jsp.

Agradeço mais quanto mais posts de experiência melhor.

Obrigado abraços

ViniGodoy

Termine de estudar e tire sua certificação. Depois parta para java para web. Uma coisa de cada vez, jovem padawan.

D

Fala diego

Seguinte kra, eu estudei pra certificação, passei nela e ai passei a estudar web.

Se vc axa q demorar uns 3 meses pra tirar ela, eu aconselho tirar a certificaçao.

Depois disso, estude a apostila fj21 da caelum. Nela contem topicos muito importantes para web, como hibernate, struts, vraptor, alguns padroes, servlet, etc…

Boa sorte

evertonsilvagomesjav

kkkkk padawan e rox.

diegohsi

Não entendi… To mais por fora que casca de ovo nesse padawan… ‘?’

D

Padawan = pupilo, jovem aprendiz

Segundo o funcking master overpowered STAR WARS amém!!!

ViniGodoy

“Jovem padawan” é o jeito um pouco mais geek de chamar alguém de “pequeno gafanhoto”.

Criado 8 de novembro de 2010
Ultima resposta 9 de nov. de 2010
Respostas 11
Participantes 7