Novas Bibliotecas

Oi pessoal, mais uma vez quero tirar unas dúvidas, sobre os arquivos .class, com as respostas que tive da pergunta anterior n conseguir resolver meu problema, mas agradeço assim mesmo, então vou explicar meu problema melhor.



Eu fiz o seguinte, com as bibliotecas em mãos copiei p/ o dir do meu projeto onde estão classes que escrevi(os arquivos .java), como baixei mais de uma biblioteca, as que tinham os arquivos no formato .java funcionaram normalmente, mas tinha outras q os arquivos eram .class, mesmo fazendo o procedimento p/ copiar os arquivos p/ o diretorio do meu projeto, qnd compilava dava o seguinte erro: cannot access class caminho_da_classe

E o que estah me surpreendendo mais eh que quando faço os imports destes arquivos que n estão coneguidos ser acessados, o jbuilder faz o autocomplete normalmente conseguindo acessa-los, deu p/ entender ??



O que eu fiz de errado ??



Valeu galera…

É preciso estar atento ao diretório em que estão os arquivos .class, pois eles estão refletidos nos nomes dos packages de cada classe.

Desta forma, o que pode ter acontecido é que ao copiar as classes dentro do diretório dos seus outros arquivos java o caminho das classes ficou inconsistente com os pacotes, e por isso ele não está conseguindo encontrar. No JBuilder, talvez ele tenha tido mais facilidade de encontrar as classes através das propriedades do projeto.

Sendo assim, talvez o melhor seria você realmente colocar os .class em um diretório separado, ou até dentro de um jar, e colocar esse jar no classpath. Ou então tente organizar melhor os seus diretórios de modo que o package das bibliotecas não fique diferente da estrutura dos diretórios em que estão seus arquivos.