Ola galera do Guj!!
Estou partindo para reta final do meu curso de Sistemas de Informação e já está na hora de eu escolher um tema para a elaboraçao do meu TCC (Trabalho de Conclusao de Curso) e como a dois anos estou estudando Java, e no momento estou trabalhando diretamente com desenvolvimento, gostaria de escolher um Tema relacionado a essa tecnologia,pois seria uma excelente maneira de me aperfeiçoar e conhecer ainda mais a linguagem. Ja estudei bastante J2SE e nos ultimos tres meses tenho focado meu estudos em J2EE, descobrindo como é vasto este campo. Mas a pergunta é o seguinte: o que vcs acham dos temas JavaFX, EJB e JSF? Essas tecnologias estão realmente difundidas no mercados? São promissoras? Quais dessas seriam mais interessante como tema de conclusão de curso? Conto a opiniào da galera Java. Obrigado.
Novas Tecnologias Java para Trabalho de Conclusao de Curso
9 Respostas
O uso de Frameworks tráz produtividade e limitações
pois todo software as tem.
Para aplicativos Web baseados em Java EE, use JSF, EJB3 e JPA,
pode apostar pois são padrões do JCP.
Você deve evitar usar outro framework além destes,
pois eles apesar de serem atraentes,
nem sempre são homologados pelos fabricantes de AppServer.
Bom trabalho.
O uso de Frameworks tráz produtividade e limitações
pois todo software as tem.Para aplicativos Web baseados em Java EE, use JSF, EJB3 e JPA,
pode apostar pois são padrões do JCP.
Calmae…
Acho que partir pra JSF, EJB3 e JPA num TCC, só se o cara tiver conhecimento anterior.
Tentar fazer bonito e na hora a parada “zinabrá”, vai ficar feio!
Faz o simples! Pega uma arquiteturazinha mais do que batida de Struts e Hibernate e caia dentro e acabe logo isso! Deixe essas coisas de EJB3 e JPA para a sua certificação, que vc deve fazer logo depois!
Você deve evitar usar outro framework além destes,
pois eles apesar de serem atraentes,
nem sempre são homologados pelos fabricantes de AppServer.
Sem desvirtuar o post, agora eu fiquei confuso?!?!? Como assim?!?!?
Olá rodrigoallemand,
meu comentário sobre homolgação refere-se a problemas que
frameworks como Struts, Hibernate, Spring, etc trazem por nem
sempre serem testados nos AppServers comerciais como Oracle, WAS, SJS, WebLogic e etc.
Entretanto, acho que a minha sugestão ainda é mais simples que Struts, Hibernate e etc,
pois esses frameworks tem muita configuração pra fazer, lib para importar, e etc.
Por isso recomendo o uso de JSF, JPA e opcionalmente EJB3…
Mas não vamos desvirtuar o post, e acho que JSF e JPA não vai "zinabrar"
o cérebro do nosso amigo…
Valeu mesmo ai pelas opinióes, sáo tantas as possibilidades em Java que fica complicado diferencia-las. Mas o que vcs acham de pegar uma tecnologia como JSF e fazer uma monografia, um estudo aprofundado dela, seus conceitos, pros e contras, sem desenvolvimento propriamente dito. Teria algum assunto de Java q valeria a pena pra isso? Obrigado.
Leandro, [color=blue] [/color][b]a tecnologia j2ee é uma tecnologia com muitas ferramentas e aplicações (me corrijam caso estaja errado) acho que vc está no caminho certo, olhe quais tecnologias te proporcionam mais facilidade de pesquisa, a que possui mais livros e referencias. flw
Olá rodrigoallemand,meu comentário sobre homolgação refere-se a problemas que
frameworks como Struts, Hibernate, Spring, etc trazem por nem
sempre serem testados nos AppServers comerciais como Oracle, WAS, SJS, WebLogic e etc.
Correção: Os Frameworks citados, até o momento e nas versões disponibilizadas hoje em dia, funcionam em qualquer servidor de aplicação… A diferença entre eles (appservers), tirando as features próprias, é a versão do JDK que normalmente são customizadas. Fora isso… Struts é Struts no WAS, OiAS, Tomcat, JBoss e até no antigo Resin…
Entretanto, acho que a minha sugestão ainda é mais simples que Struts, Hibernate e etc,
pois esses frameworks tem muita configuração pra fazer, lib para importar, e etc.Por isso recomendo o uso de JSF, JPA e opcionalmente EJB3…
Mas não vamos desvirtuar o post, e acho que JSF e JPA não vai "zinabrar"
o cérebro do nosso amigo…
Bem, acho que se alguem aprende a configurar um hibernate, um spring, o impacto vai ser bem menor na hora que pegar um outro conceito parecido… exemplo, a passagem de Hibernate para JPA. Se o conhecimento é bem superficial, acho que vale a pena aprender como funciona um modelo, um padrão, um conceito ou como vc queira chamar…
JSF, até vai por se diferenciar do modelo de pensar do struts…
Mas quantos artigos de Hibernate vc encontra na internet? e de Struts? Quantas pessoas vc acha que ele conseguirá pedir ajuda em Struts e JSF, nivelando por uma faculdade?!?
Simplicidade ai pra mim é como conseguir ajuda rápido, se tratando de um projeto só pra inglês ver…
Agora, se ele tiver tempo pra estudar, ai sim vale investir em JSF, EJB3, JPA e se possivel, JAAS, JMS, JCA, JMX e por ai vai…
Dentre os três que você falou, o que é realmente novidade é o JavaFX ,pois o EJB já é tão conhecido quanto o JSF. E vai depender também sobre a utilidade que você dará para a tecnologia. Ex: será uma proposta de projeto de utilização de JavaFX para softwares de ensino fundamental, etc, etc.

e ae povo!!!
um tema bem legal para seu trabalho seria o JavaTV. O assunto é bem novo e irá se concretizar bem rápido aqui no Brasil, devido ao investimento do governo em TVDigital. Uma dica para vc começar seria falar sobre a API XletView.
Bom Trabalho!
Muito bons assuntos (JavaFX e JavaTV), eu apostaria nisso ou em JME.