Olá, pessoal! Estou começando a estudar Java agora e estou com dificuldade para entender alguns conceitos básicos. Gostaria apenas que me ajudassem na definição de dois assuntos (por enquanto) que sei que são importantíssimos: Polimorfismo e Encapsulamento. Não precisa falar mto não. Só mesmo um conceito sucinto será suficiente.
Pra provar que não precisa falar mto, vou dá um exemplo. Perguntei pra um amigo o conceito de Sobrecarga de Métodos (method overload) e ele disse: “É quando vc usa a mesma assinatura de um método, mas modifica o tipo do parâmetro que este irá receber.”
Olá mila85,
Quando vc está usando sobrecarga de metodos e sobrecarga de construtores, vc está utilizando polimorfismo, ou seja, vc tem uma apareceia igual mas de forma diferente, para mais detalhes:
Encapsulamento segundo o wikipédia:
Em programação orientada a objetos, encapsulamento é o mecanismo que permite separar um mecanismo de funcionamento de sua interface. Um exemplo disso é que para utilizarmos um liquidificador, não precisamos saber detalhes do funcionamento de seu motor. A única interface que conhecemos são seus botões. Um exemplo clássico de encapsulamento é o padrão Mediator.
mais detalhes:
mila85
Muito Obrigada, eric_jf!!! As vezes eu fico com receio de olhar na winkpédia e ter alguma coisa errada lá… Mas estes dois artigos estão mto show! Vlw!
[b][Polimorfismo]:[/b]dogrego,poli="muitas"morfos="formas"logo:muitasformasexemplo:todoanimalselocomove,masumpeixenada,umpatovôaetc!todostêmumcomportamentoemcomum,mascadaumofazdemaneiraprópria.publicclassAnimal{publicvoidlocomover(){System.out.println("Locomoção de animal genérico");}}publicclassPeixeextendsAnimal{publicvoidlocomover(){//sobrescreveuSystem.out.println("Nadando");}publicstaticvoidmain(String[]Args){Animala=newPeixe()://upcastinga.locomover();}}[b]Essecódigoiráimprimir:Nadando![/b]