Novato com IReport

Amigos,

Gostaria de saber se alguem conhece ou possui algum material ou tutorial bom sobre o IReport. Estou usando a ferramenta pela primeira vez e a minha primeira impressão não foi das melhores. Talvez eu não esteja gostando da ferramenta porque não sei mexer nela ainda, é uma possibilidade. Justamente por isso estou atrás de material para poder estuda-la.
Estou usando o IReport 2.0. Achei a ferramenta muito ruim. Ela nao exibe confirmaçao de nada, além de apresentar vários bugs. Por exemplo, quando mando compilar o meu relatorio eu tenho que ir até a pasta e verificar se o IReport gerou o arquivo compilado, porque ele não diz se compilou ou não. Eu só tenho como descobrir desta forma ou existe alguma outra forma que eu não conheco? Quando ele não consegue compilar, ele simplesmente não gera o arquivo. Entao tenho que ir até a pasta, verificar se o arquivo está lá ou nao. Se não estiver, eu não tenho como saber o motivo pelo qual o arquivo nao foi compilado, porque não há saida nenhuma. Enfim, a ferramenta é realmente ruim ou sou eu que ainda nao sei mexer nela?
Alguem tem algum material bom que possa me passar?

Obrigado!

Olá.

Eu uso o iReport já faz alguns anos e acho uma boa ferramenta.

Sugiro que baixe a versão mais nova, que é a 3. É bem melhor do que a 2. As vezes surgem alguns bugs entre versões, mas não é nada grave. O melhor a fazer é permanecer com a versão mais estável, até lancarem uma melhor.

Tu disse “quando mando compilar o meu relatorio eu tenho que ir até a pasta e verificar se o IReport gerou o arquivo compilado, porque ele não diz se compilou ou não”. Na verdade ele diz. Testei agora com a versão 1.3, que é bem mais antiga, ele gerou a seguinte saída no console: Compilation running time: 2.484.

Aqui mesmo no GUJ tem um tutorial que ajuda a dar os primeiros passos nessa ferramenta:
http://www.guj.com.br/article.show.logic?id=151

É justamente do console que eu estou sentindo falta.
Onde ele fica na versão 2.0? Tem que instalar algum plugin ou o IReport já vem com ele?

Falou!

o console existe em todas as versões.
vai em visualizar > prender paineis > exibir a janela de saída.

dá uma olhada no tutorial, faz alguns exercícios que em pouco tempo tu vai estar dominando a ferramenta… e, se possível, abandona a versão 2 e passa pra 3.

Cara…
Larguei a versão 2.0 (UM LIXO) e instalei a versão 2.6 que tinha la no trabalho! Cara! QUanta diferença! Consegui fazer tudo agora…
A versão 2.0 tem que ser banida, cara… é horrivel!

Valeu pelas dicas!

Abraço!