Novato em Aplicação Web

Olá galerinha do GUJ,
eu faço Ciência Da Computação e na faculdade aprendo só programação para desktop/mobile, só no final da faculdade que temos uma programação para aplicação web que seria JAVA+JSON.

Venho aqui pois estou adiantando algumas matérias para fazer uns projetos meus futurísticos, estou estudando HTML + CSS no codeacademy, não tenho dificuldade nenhuma em aprender até porque eu sei C/C#/JAVA. Porém eu contenho algumas dúvidas e irei esperar a resposta de vocês para me ajudarem…

Bem vamos lá, eu já entendi que o HTML é a parte estrutural da página(esqueleto) o CSS é a parte de beleza(maquiagem) da página, sei também que o JAVASCRIPT é a parte onde damos animações as coisas e o PHP eu não sei explicar muito bem para que serve não… Vamos lá, as minhas dúvidas são as seguintes.

1- No futuro eu criarei um site onde as pessoas devem se cadastrar, efetuar pagamento, e esperar resultados “ao vivo” de algum tipo de aposta, que tipo de “linguagem” eu devo aprender para fazer os formulários de cadastro, a parte de beleza do site por exemplo, quando eu clicar em um botão ele vai começar a chover moedas ou se eu escrever algo errado no formulário ele irá me notificar e apontará o erro em resumo animações?

2- Qual banco de dados gratuito usar para armazenar os dados e quanto cada cadastro de usuário por exemplo gasta em tamanho nesse banco de dados?

3- Caso eu queira programar algo especifico por exemplo: No site da MVA que é da Microsoft para video-aulas a cada vídeo que você termina de assistir você recebe um “Check” dizendo que já viu e aquilo fica marcado na sua conta, qual linguagem se usa para isso?

4- Como escolher o tipo de linguagem correta e para que serve cada uma? Digo, se eu quiser fazer uma aplicação para robótica eu posso usar C,assembly que são “especificas” para essa atividades.