Novato em Java no Linux

Mudei de SO. Agora consegui instalar a JVM, mas como abro e compilo os fontes ???
Onde começo??? Tem algum tutorial???

Aeh earaujos usa o editor VI do linux pra editar seu código.
Se vc estiver usando um Linux Conectiva ou Mandrake, será relativamente fácil para trabalhar com o VI, agora se for um Debian ou Red Hat, eu aconselho vc a aprender primeiro todos comandos e recursos do VI pra depois começar a utilizar o JAVA a partir do VI.
BLZ!!!Qual quer dúvida tamos ai!!

não entendi esta, achei que o VI era igual em todos os lugares :wink:
por que esta discriminação???

fala serio… VI eh para quem gosta de sofrer… usa emacs que dah de 1000 no VI em termos de facilidade de uso…

Acho q tem um tutorial basico de java no GUJ que se se aplica tanto para quem esta usando Linux quanto Windows…

Acredito que o melhor editor a se utilizar é aquele que você conhece! Tanto o VI quando Emacs são complicados para quem nunca lidou com eles. Então, earaujos se voce preferir, pode também baixar editores simples para Java, que ajudam muito e não são pesados:

www.jext.org
www.jedit.org

Para compilar suas aplicações as linhas de comando são as mesmas utilizadas no windows.

Abraço!

emacs suxxxxxxxxxxxxx :slight_smile: vi ruleeeeeeezzzzzzzz :stuck_out_tongue:

Bom, se vc mexe a pouco tempo com linux, nao va nessa de emacs/vi ( sim, os 2 sao complicados, e nao pergunte qual eh o melhor, pq isso eh mais do que uma religiao… pegue eles e tire suas proprias conclusoes, o resto nao importa… :slight_smile: )…
mas voltando ao assunto, use um editor normal, como o kwrite, gedit, nedit ( www.nedit.org ) etc… caso queira, pegue o jedit ( www.jedit.org ), mas eu pessoalmente nao gosto nada dele.

Deixe para usar jbuilder/eclipse para mais tarde, qdo vc estiver mais familiarizado

[]'s
Rafael Steil

O VI é pra profissional, não pra amador

Respondendo o Urubatan, o Vi no Debian pelo menos é igual aos UNIX que tem por ai (SCO, HP-UX, AIX, SOLARIS), tudo que vc quer fazer como por exemplo se vc tem um texto que tem duas telas e vc esta na primeira tela e quer ir para a segunda tem que dar o seguinte comando: ^F , se vc tá na segunda tela e quer voltar pra primeira é assim: ^B ou se vc quer ir pra uma determinada linha do documento é assim: numero_da_linhaG (1G) vai pra primeira linha do documento, agora se vc usar o Conectiva vc simplesmente usa PageDown, PageUp, home, end e as setas do teclado pra percorrer o documento, esses só são alguns exemplos, o VI puro tem comando pra burro. Lembrando que no Conectiva não é VI e sim VIM.

O vim tem todos os comandos do vi e mais um pouco… o que acontece eh q tem algumas dist o ~/.vimrc ja vem configurado, em outras nao!!

Rafael

Qual a versão do Linux que você instalou earaujos?
A distribuição do Linux que você instalou tem interface gráfica?
Se tem, uma boa opção é o jEdit. Ele é OpenSource e feito puramente em Java. SDB!!
Se não tem interface gráfica, um editor bem básico parecido com o EDIT do DOS é o mcedit (só que não sei quais as distribuições que tem). No Conectiva tem.

[]s

Aproveitando o entusiasmo, alguem tem problemas com acentuacao e aspas na interface grafica java? por exemplo, em um editor feito em java ( ecplipse, jedt ) nao consigo usar aspas nem acentos ( qdo aperto a tecla, o caracter nao aparece )… entao tenho que ficar copiando e colando de uma apllicacao normal, ja que no X funciona legal…

Tenho o jdk 1.4, teclado Microsoft Natural ( padrao americano, com dead keys ) …

Rafael

emacs rulez…pra quem pode…nao pra quem quer…

Rafael:
http://www.icewalkers.com/doclib/howtos/Keyboard-and-Console-HOWTO.html

Deixa eu explicar direito!!!
Ufa, calma, calma…Eu manjo de Linux, trabalho a dois mais de 1 ano com Linux… eu manjo de vi, emacs, mcedit, joy, texts, etc… o que eu não manjo é JAVA, estou aprendendo!!!
Ja instalei o JVM , e gostari de saber os comandos usados no Linux pra compilar!!!
No tutorial do GUJ diz o comando javac, mas não consegui roda-lo.

Um abraço a todos!!!

aeeee… agora sim!! rs…
Então… para você executar qualquer comando no linux é:

./<nome do programa>

Por exemplo, para compilar um HelloWolrd.java em Linux:

./javac HelloWorld.java

E para rodar? Mesmo conceito… execute o java:

./java HelloWorld

[]s

Não tem o programa javac no JVM que instalei …

tem sim… tah dentro do diretorio bin…
Acho q vc deveria por no path todo o diretorio bin… Se vc num achou ainda o diretorio da jvm ele normalmente fica em /usr/local/j2sdk1.XXXXXX/
:lol: 8)

voce deve ter instalado a JRE, e nao o JSDK!!!

no tutorial do guj fala sobre isso, voce precisa do JSDK e nao soh o JRE. JSDK eh o JRE + compilador + ferramentazinhas + codigo fonte

Peraí, não tem o programa [color=“green”]javac[/color] na pasta bin do seu JDK??

Será que você não instalou o JRE em vez do JDK?

Pronto agora sim, instalei o J2SDK!!!

aeeee…!!! Agora vai rolar…

Compilar:
./javac nome_do_programa.java