Olá sou novo por aqui e de certa forma em java tb.
Estou desenvolvendo um programinha de impressão de etiquetas, para entender e fixar alguns conceitos em java além de praticar, como ferramenta de relatório segui o artigo aqui inserido sobre o jasperreport e o ireport.Segui o tutorial a risca, dentro do possível, mas não consigo faze-lo fucionar.
O erro se da na linha em que eu pego o xml compilado “teste.jasper” e tento criar o arquivo teste.jrprint a mensagem é
"java.lang.NoClassDefFoundError: org/apache/commons/logging/LogFactory
at net.sf.jasperreports.engine.fill.JRBaseFiller.(JRBaseFiller.java:123)
at net.sf.jasperreports.engine.fill.JRFiller.fillReport(JRFiller.java:151)
at net.sf.jasperreports.engine.JasperFillManager.fillReport(JasperFillManager.java:353)
at net.sf.jasperreports.engine.JasperFillManager.fillReportToFile(JasperFillManager.java:274)
at net.sf.jasperreports.engine.JasperFillManager.fillReportToFile(JasperFillManager.java:242)
at fsg.etiquetas.Etiqueta.imprimir(Etiqueta.java:43)
at fsg.etiquetas.FrmEtiqueta.imprimir(FrmEtiqueta.java:136)
at fsg.etiquetas.FrmEtiqueta.actionPerformed(FrmEtiqueta.java:144)
at javax.swing.AbstractButton.fireActionPerformed(AbstractButton.java:1786)
at javax.swing.AbstractButton$ForwardActionEvents.actionPerformed(AbstractButton.java:1839)
at javax.swing.DefaultButtonModel.fireActionPerformed(DefaultButtonModel.java:420)
at javax.swing.DefaultButtonModel.setPressed(DefaultButtonModel.java:258)
at javax.swing.plaf.basic.BasicButtonListener.mouseReleased(BasicButtonListener.java:245)
at java.awt.Component.processMouseEvent(Component.java:5100)
at java.awt.Component.processEvent(Component.java:4897)
at java.awt.Container.processEvent(Container.java:1569)
at java.awt.Component.dispatchEventImpl(Component.java:3615)
at java.awt.Container.dispatchEventImpl(Container.java:1627)
at java.awt.Component.dispatchEvent(Component.java:3477)
at java.awt.LightweightDispatcher.retargetMouseEvent(Container.java:3483)
at java.awt.LightweightDispatcher.processMouseEvent(Container.java:3198)
at java.awt.LightweightDispatcher.dispatchEvent(Container.java:3128)
at java.awt.Container.dispatchEventImpl(Container.java:1613)
at java.awt.Window.dispatchEventImpl(Window.java:1606)
at java.awt.Component.dispatchEvent(Component.java:3477)
at java.awt.EventQueue.dispatchEvent(EventQueue.java:456)
at java.awt.EventDispatchThread.pumpOneEventForHierarchy(EventDispatchThread.java:201)
at java.awt.EventDispatchThread.pumpEventsForHierarchy(EventDispatchThread.java:151)
at java.awt.EventDispatchThread.pumpEvents(EventDispatchThread.java:145)
at java.awt.EventDispatchThread.pumpEvents(EventDispatchThread.java:137)
at java.awt.EventDispatchThread.run(EventDispatchThread.java:100)
"
algúem pode me ajudar:cry: ?? desde de já agradeço :roll:
Novato em relatorio
5 Respostas
org/apache/commons/logging/LogFactory
Ele nao esta achando esta classe no seu Classpath… Baixe o JAR do commons-logging e coloque no seu classpath:
muito obrigado pela ajuda, o problema era esse mesmo.
Agora eu preciso criar o arquivo xml em tempo e execução, mas estou com problemas em criar uma banda e um parametro para o JRDesign pois eles são interfaces há alguma maneira de se fazer isso sem criar uma classe que implemente esses caras :?: :?:
muito obrigado pela ajuda, o problema era esse mesmo.
Agora eu preciso criar o arquivo xml em tempo e execução, mas estou com problemas em criar uma banda e um parametro para o JRDesign pois eles são interfaces há alguma maneira de se fazer isso sem criar uma classe que implemente esses caras
Vc quer criar um XML para o Jasper dinamicamente?
Caso afirmativo, vc tera q compila-lo apos sua criacao, para q seja criado o .jasper…
Dah uma olhada AQUI q eu acho q isso pode lhe esclarecer melhor 
sim isso eu já sei que tenho e como fazer, já que fucei um pouco, mas eu não estou conseguindo é definir o design do relatório via código já que a classe JasperDesign é uma interface e não uma classe.