Novato empreendedor

4 respostas
F

olá…
Sou o Rafael, tenho 25 anos e sou universitário do curso de Tecnologia da Informática na Fatec de Guaratinguetá…
Sou apaixonado por programação, desde a época de curso técnico (onde programava em basic e pascal…)!
Acabei de passar para o terceiro semestre da faculdade, onde a partir do mês que vem aprenderei essa linguagem que me fascina: o Java!
Tive aulas de Introdução a linguagem de programação em linguagem estruturada, através da ferramenta Visualg 2.0, aprendemos SQL (via MS Acess) e tenho uma boa base de lógica de programação sendo um dos melhores alunos da turma…
Montei junto com um amigo uma oficina de serviços e suporte de informática, onde me proponho a fornecer sistemas a pequenas e médias empresas da região…
e escolhi o Java como plataforma para desenvolvimento.
Tenho algumas dúvidas:
1- estou baixando o Netbeans 6.1, e gostaria de saber se há um link para o tutorial de como manusear tal ferramenta;
2- em paralelo quero possuir o conhecimento de desnvolver programas com a finalidade de exercícios de fixação e treinamento, utilizando o Note pad. Como faço para, depois de digitar o programa e salvá-lo na extensão .java, executá-lo? É só ir no menu iniciar/executar/e digitar o nome do programa? iss onão está funcionando para mim…
3- dicas de publicações, tutoriais, ou até mesmo contatos com users do forúm para troca de informações de como desenvolver sistemas de pequeno porte em java…

Obrigado desde já, e agradeço ao espaço e a iniciativa deste portal!

4 Respostas

BrunoBastosPJ

1 - No site da IDE http://www.netbeans.org/ você tem logo abaixo do botão "Download da IDE " um link para os tutoriais. Lá você vai encontrar tudo que precisa.

2 - Você só precisa salvar com a extensão .java, não há nenhum mistério.
Para executar ele você precisa primeiro compilar o programa. Vá pelo command ou konsole, navegue até o diretório onde o .java está e digite:

Lembre-se que se sua classe for pública ela deve ter o mesmo nome que o arquivo .java

Você vai notar que este processo gerará um arquivo .class, para executa-lo basta digitar:

Note que você NÃO deve escrever a extensão do arquivo .class

3 - Você começou bem, continue utilizando o fórum, você vai aprender muito :wink:

F

tentei executar o hello world no bloco de notas, e cumpri os seguintas passos:

1-digitei o programa ->

public class HelloWorldConsole

{

public static void main(String args[])

{

System.out.println(Hello, World!!!);

}

}

2- salvei como c:>/java/HelloWorldConsole.java

3- fui ao prompt do ms- dos, e tentei compilar com o comando “javac HelloWorldCaonsole.java” no diretório c:>/java/

porém recebo a seguinte mensagem de erro: ‘javac’ não é conhecido como comando interno, externo um programa operável ou arquivo de lotes

oq estou fazendo errado?

abraço

F

para winxp faça o seguinte na area de trabalho, meu computador, botao direito, propriedades, avancao, variaveis de ambiente e incluir

JAVA_HOME
C:/ DIRETORIO ONDE ESTIVER INSTALADO O JAVA

PATH
%JAVA_HOME%\bin;%PATH%

fiz o procedimento acima citado e não surtiu efeito…

BrunoBastosPJ

Você tem que configurar suas variáveis de ambiente.

Neste post você vai encontrar como fazer.

http://www.portaljava.com/forum/posts/list/9607.page

Criado 2 de julho de 2008
Ultima resposta 2 de jul. de 2008
Respostas 4
Participantes 2