Novato na área

Pessoal boa tarde, comecei a cursar análise e desenvolvimento de sistemas e me interessei bastante pela área de desenvolvimento web, acredito que seja uma boa área para se investir mas como disse sou novato e não entendo muito, gostaria da opinião de vocês e de um direcionamento para estudos pois o curso é meio vago, procurei uns pdf’s e são meio por alto, acabei vendo um livro:
Html e Css - Projete e Construa Websites
Duckett, Jon
O que me dizem?

Vou te dar algumas dicas para facilitar sua vida:

  • Estude html (Entenda toda a estrutura monte formularios, crie telas que seriam de um sistema hipotetico, se nao tiver ideia, tente imitar tela de cadastro do Google, Facebook e outros)

  • Estude Css. (E um complemento do html, sem css você nao faz nada. Siga a ordem correta)

  • Javascript (Agora começa a sua brincadeira em programação front-end, criar validações para formulários, crie calculadoras utilizando o conjunto acima, sistemas de perguntas e respostas…)

  • Próximo passo, Back-end (Java ou python) veja qual é a mais fácil para arranjar emprego dentro da sua cidade. (Não adianta se especializar em algo que terá dificuldade em encontrar emprego).

  • Por ultimo estude conceitos de arquitetura de software, camadas, design patterns veja codigo fonte de grandes projetos opensource (Apache por exemplo) e veja como as arquiteturas foram aplicadas.

Boa sorte, estude bastante, priorize sempre sua familia afinal seu sucesso na vida é para eles e não para você! Abs!

4 curtidas

Vlw pelas dicas amigo, me aconselha a compra de livros / cursos para implementação do aprendizado ou pela internet mesmo com pdf’s da pra ir, eu acho livros interessantes mas não sei se vale a pena.

va na saraiva ou outras livrarias tire alguns minutos para ler esses livros e escolha o que seja mais facil para seu aprendizado… o conteudo é o mesmo para todos os livros, o que muda e sua forma de explicar… abs

@Dan-2d só para complementar com o que o @mfp.c disse:
Quando você estiver saído de css para estudar javascript, estude antes lógica de programação.
Tente estudar lógica de programação junto com javascript, caso você não consiga entender direito, vá por partes, primeiro lógica de programação usando o portugol mesmo e depois javascript como linguagem.

E assim depois dessa etapa dê continuidade no estudo seguindo os princípios que foi informado por ele.

excelente observação…

Eu era chefe do sistema de IPVA do RJ (Pedi demissão para ter mais tempo para familia), e como eram muito complexas as rotinas de calculos e etc… eu fazia da seguinte forma… primeiro redigia um minimundo ou texto explanatório em seguida ia fazendo as tarefas… Abaixo vou dar um exemplo:

Criar uma calculadora:

Devo criar uma classe calculadora.
Devo criar um metodo soma, que receba 2 numeros ints (Nessa hora entra as reflexões para outras situações, double, BigInteger…) e retorne o resultado.
Devo criar um metodo subtracao que receba 2 numeros ints e retorne o resultado
Devo criar um metodo divisão que receba 2 numeros ints e caso o segundo numero seja 0 devo lançar uma exception.

A partir desse texto eu começava a desenvolver… logicamente fazia isso para rotinas extremamente complexas uma vez que as outras não eram necessárias.

1 curtida

@mfp.c muito bom.
Isso é importante para a visão e entendimento do projeto.