Ola pessoal, eu sou novato aqui no forum e novato também no mundo da programação
decidi optar pelo Java pois a sua aplicação é muito ampla, bom é o seguinte
eu baixei uma apostila da Caelum falando sobre java desde o principio, desde a instalação
dos programas jdk e outras coisas essenciais, mas como eu sou iniciante eu não entendi muito bem,
Eu quero, se possivel que alguem me guie nos meus primeiros passos, para quem sabe daqui a
um tempo pode contribuir com o furum, desde já agradeço.
Novato no java
18 Respostas
Olá amigo.
Primeiramente, bem vindo ao fórum.
O que eu posso te dar de dicas é o seguinte:
Se quer realmente aprender, vá a luta. Compre o DEITEL Java: Como Programar e leia o mesmo. Às vezes falta paciência e/ou tempo, mas o livro é bom e abrangente.
quais suas duvidas?
quais as dificuldades?
primeiro tente procurar aqui no forum ou entre os artigos do GUJ se as suas duvidas já não foram respondidas.
caso ainda continue com duvida, liste-as aqui e tentados ajudar.
[]s
Olá Pessoal!!!
O mesmo aconteceu comigo… 
Sou novato no fórum e também fiz o dowload da apostila da Caelum e já consegui entender algumas coisas… mas há coisas que são um pouco complicadas de entender… 
Se alguém ai no fórum que tenha um pouco mais de experiência com Java puder dar uma mão pra gente… será de grande ajuda… 
Olha.
Talvez eu não posso dizer que sou intermediário no J2SE(plataforma padrão do Java). Mas eu acho que estou quase lá.
Eu tive certa lógica de programação na faculdade. E eu usei ela parece estudar Java através dos capítulos que li do livro do DEITEL, e depois de treinar muito o meu nível em Java, junto do uso deste fórum me foram extremamente compensadores. Então o jeito é estudar, e estudar e se tiver dúvida pergunte aqui. Mas um bom ‘porto seguro’ para começar eu diria que é realmente esse livro que eu citei.
Abraço.
Pode usar tambem a área de tutoriais aqui do guj…
Tem artigos para todos os níveis de conhecimento alem de utilizar uma linguagem fácil de entender…
O ponto de partida é a leitura…e postar aqui as dúvidas que esta tendo ok?
bom estudo!
abração
olha só ddduram na apostila tem explicando como compilar
o primeiro programa, a duvida que eu tive foi seguinte: esta compilação pode ser feita com o bloco de notas?
como gerar um bytecode com o codigo gerado, aguardo respostas?
Olá Francisco.
Parece que você não entendeu direito o esquema do bytecode.
O Java, em suma, funciona diferente das demais linguagems. Na realidade algumas linguagens são compiladas, outras são interpretadas. O Java é híbrido, ou seja, tanto é compilada como também interpretada.
O passo-a-passo:
Você cria o código no bloco de notas e salva com extensão *.java. E então vai no DOS navega até o diretório do qual você salvou o documento e digita javac etc.java. Nessa, ele vai compilar o programa e gerar um arquivo .class. O .class nada mais é do que bytecodes. O bytecode é um código intermediário, compilado e que vai rodar em qualquer sistema que tenha a máquina Java instalada.
Agora você deve voltar ao DOS e digita: java nomeDoProgramaSemExtensão.
Ele vai rodar seu programa!
Agora sim ele estará interpretando.
É aí que entra a jogada do Java.
O arquivo .class, ou bytecode, é intepretado pela Java Virtual Machine, ou JVM! E cada sistema operacional pode ter um JVM adaptado para aquele sistema. O que faz com que qualquer sistema operacional que tenha uma JVM desenvolvida pela Sun poderá rodar aquele arquivo .class que é o bytecode.
Assim, o primeiro passo é usar o comando javac para compilar. Então usar o comando java para executar. Mas você precisa configurar certinho antes o classpath, java_home e outra variável de sistema no seu Windows, se você não o fizer acontecerá que não vai dar certo nem a compilação nem a execução dos códigos pelo DOS.
Uma dica para saber se as variáveis de sistema estão corretamente configuradas é a seguinte: vá no DOS e digite: java -version (que eu me lembre é este comando). Se aparecer um erro é que não está instalado direito. Se aparecer a versão certinha do Java e tudo mais, quer dizer que as variáveis estão corretamente setadas e você estará pronto para compilar e executar(interpretar) seus programas.
Abraço,
Giancarlko Braga.
giancarlosbraca, valeu pelos esclarecimentos vou tentar as dicas que você me passou, eu já instalei a máquina virtual o jdk só ainda não sei para que serve as documentações que me disseram para baixar, configurei as variaveis do ambiente e no executar dei o comando: javac -version e apareceu a versão corretamente, irei tentar e volta a postar se aparecerem duvidas.
Olla…
Irei tentar responder sua pergunta…
Quando eu compilo meus programas em java, eu fasso o seguinte…
Abro o prompt de comando e digito java, depois eu digito javac (Javac é a ferramenta que criará seu bytecode)(se eu estiver errado por favor me corrijam…) mais o nome do meu arquivo .java (por exemplo: “MeuPrograma.java” sem aspas) e então o bytecode é gerado na pasta que está o seu documento .java… Logo depois disso eu digito no prompt de comando o seguinte comando: java mais o nome do arquivo que foi gerado b[/b] (Nota: o arquivo q será gerado, é de estenção .class… Entretanto, na hora de digitar não se pode digitar esta extenção, apenas digite o nome do arquivo que foi gerado… ex.: java MeuPrograma. E estes são os passos que eu sigo para executar meus codigos em java…
Espero ter ajudado :D… e desculpe se não consegui… 
Abraço…
Nota: Para fazer a compilação dos arquivos é necessario que os seus documentos .java estejam onde o Prompt de comando esteja indicando… por exemplo: se no prompt de comando estiver escrito: C:\Documentos and Settings(“pasta”)… é necessario que seus codigos estejam em "C:\Documentos and Settings(“pasta’)” para que seja possivel gerar o bytecode… caso já esteja no local onde indica o prompt de comando, é só seguir os passos acima… 
Espero não ter te confundido de mais…
Abraço…
PS.: Desculpe pelos erros ortograficos :lol:
blz cara Valeu mesmo, olha só o codigo que eu estou é o seguinte:
class meu programa {
public static void mian {String[] args} {
System.out.printin {“minha primeira aplicação Java!!”}
e salvando como meuprograma.java, deve haver algumas
falhas alguem pode onde, um abraço.
olá....
Eu acho que deveria ficar assim...
class MeuPrograma {
public static void main (String[] args) {
System.out.println ("minha primeira aplicação Java!!");
}
}
Não esqueça de salvar como MeuPrograma.java
Abraço... :D
public class MeuPrograma {
public static void main {String[] args} {
System.out.println ("minha primeira aplicação Java!!");
}}
tente assim vc escreveu varias palavras chaves erradas
tipo mian e nao main eprintin em vez de println esqueceu as chaves de fechamento}}
qdo postar codigo utilize as tags [/code][/code]
bom galera eu salvei o seguinte codigo:
public class meu programa {
public static void main {String[] args} {
System.out.println (“minha primeira aplicação Java!!”);
}
}
como meuprograma.java, ai quando eu entro no prompt de comando digito javac até ai tudo bem, eu digito meuprograma.java ai o bloco de notas com o codigo abre novamente e não acontece nada, espero ajuda
Vc tem que deixar o nome da class igual ao nome do seu arquivo .java
Vc digitou class meu programa e o seu documento .java está nomeado: meuprograma.java
Acho q se vc arrumar o espasso extra na class, vai funcionar…
Tenta colocar class meuprograma
Abraço…
Cara, eu corrigi os espaços mas não deu certo, agora eu vou ter que sair, valeu pela atenção de todos e agora eu virei fã de carteirinha do forum quando eu conseguir eu posto aqui,valeu e um abraço para todos
Oi Francisco! Tomara que você se torne mais um de nós
Ebaaaaaaa!!!
Bom, todo mundo já falou que o negócio é estudar, né! Na Internet tem muita coisa que pode te ajudar. O livro do Deitel é o melhor, tem códigos de exemplo bem explicados, bastante figuras e “conversa” legal com quem tá lendo
É um ótimo livro! Só que ele abrange Java de uma maneira meio geral; aí, se você precisar de partes mais específicas sobre programação Java, é só procurar no google ou vir aqui tá! 
O negócio é pegar os livros ou o que você conseguir e começar a quebrar a cabeça
Vai programando aí, e quando vc tiver dúvida vc vem aqui ou busca na Internet…
Pelos códigos que você colocou aqui, seria bom se você procurasse ler sobre algumas “regras” que existem para programar Java; são umas regrinhas pra te ajudar a fazer um código mais legal, arrumadinho, mais fácil de entender
Uma das regras, por exemplo, é que nome de classe tem que comecar com maiúscula… Essas regras são o “Padrão de Codificação da Sun”, seu programa funciona sem elas mas se vc usá-las seu código fica mais profissional
Mas por enquanto se preocupa em estudar Java mesmo, depois vc procura isso falow!
Manda a ver , filho 
Boa sorte 8) 
Valeu aline, no começo é tudo complicado mas aos poucos as coisas vão melhorando, irei seguir os seus conselhos
e espero conseguir, um abraço.
É, ta complicado no começo, essa parte ai eu passei, com umas ajuda também…
Agora to nakela parte
de IF
WHIlE
+i i++
varias condicoes mte d coisas…
eu consegui fazer algumas coisas, mais em alguns exercicio nao…é complicado…agora faz uns dias que nao estudo por causa do desanimo de errar tanto… rsrs…
Queria um professor =((…mais nao tenho grana…
Se meu patrao pagasse seria bom rsrs.