Novatos e Experts!

Bom dia galera, queria saber de vocês uma coisa, sou novato no mundo da programação e mais novato ainda aqui no guj, sou aluno de um curso de T.I, engenharia de software mais especificamente, queria saber de vocês uma coisa,

eu sempre sonhei cursar algo assim, mas agora, em meados 4º semestre, eu possuo alguns medos, não sou o mais nerd da turma ou o mais esforçado, mas também não sou relaxado com os estudos, mas eu sinto que tenho que me aperfeiçoar mais em diversas áreas,

vocês que cursam ou cursaram algum curso relacionado a T.I já tiveram medo de não ser isso o que vocês sempre sonharam???

como superaram as dificuldades?

depois de formados, se sentiam aptos ao mercado de trabalho?

Fico no aguardo de conselhos e desabafos do pessoal mais experiente ai.

Ola,

Parece cliche dizer isso, mas eh muito comum essa inseguranca quanto ao futuro quando estamos cursando universidade. O que eu posso te dizer eh infelizmente por melhor que seja a universidade, o mercado de trabalho vai ser completamente diferente, nao eh culpa das universidades mas o mercado de informatica muda rapido, uma tecnologia que eh moda hoje em dia, pode nao ser no proximo ano.
O que voce tem que considerar, quando sair da faculdade eh o conhecimento de ciencia da computacao basico, porque esses conceitos sao o que vao fazer de voce um bom profissional na area. Aprender linguagens, frameworks, saber como diferentes bancos de dados funcionam tudo isso eh facil de aprender se voce tiver uma base boa, ainda mais hoje em dia quando o volume de informacao que voce encontra na internet eh grande.

O que eu posso te falar da area de informatica eh voce tem que estar sempre se reciclando, aprender coisas novas, participar congressos, participar de comunidades, projetos paralelos, se voce somente trabalhar fazer o “feijao com arroz” e ir para a casa eh inevitavel que um dia vc vai desanimar e questionar se voce escolheu a area correta.