Ola,
Parece cliche dizer isso, mas eh muito comum essa inseguranca quanto ao futuro quando estamos cursando universidade. O que eu posso te dizer eh infelizmente por melhor que seja a universidade, o mercado de trabalho vai ser completamente diferente, nao eh culpa das universidades mas o mercado de informatica muda rapido, uma tecnologia que eh moda hoje em dia, pode nao ser no proximo ano.
O que voce tem que considerar, quando sair da faculdade eh o conhecimento de ciencia da computacao basico, porque esses conceitos sao o que vao fazer de voce um bom profissional na area. Aprender linguagens, frameworks, saber como diferentes bancos de dados funcionam tudo isso eh facil de aprender se voce tiver uma base boa, ainda mais hoje em dia quando o volume de informacao que voce encontra na internet eh grande.
O que eu posso te falar da area de informatica eh voce tem que estar sempre se reciclando, aprender coisas novas, participar congressos, participar de comunidades, projetos paralelos, se voce somente trabalhar fazer o “feijao com arroz” e ir para a casa eh inevitavel que um dia vc vai desanimar e questionar se voce escolheu a area correta.
Outra coisa, procura trabalhar em empresas que incentivam a sua carreira e crescimento profissional. Isso eh uma das principais coisas que mantem o interesse pela area.
Se eu me senti apto ou nao? Pra falar a verdade eu nem pensei muito nisso, arrumei um estagio quando estava no terceiro semestre da faculdade, depois de 6 meses eles nao tinham intencao de efeticao, ja arrumei um outro trabalho e simplesmente meti as caras, nao manjava muito, estudava dia e noite, ficava horas extras no trabalho para aprender o maximo em pouco tempo.
Eu sempre me sinto inseguro quando vou comecar num novo emprego, mas eu tambem penso que se a empresa te contratou eh porque eles acreditam que voce esta apto para o cargo. E eh verdade, a unica razao que uma empresa te contrata eh porque eles te consideram apto, nada mais, de repente nao eh o aspecto tecnico que pesa mais, ja vi empresas no Brasil principalmente que contratam se voce tiver bom ingles mas de qualque forma a empresa viu algo interessante.
Meu conselho final eh confie em voce! Arrisque!! Se te oferecerem um trabalho e voce acha que tem capacidade para o cargo, vai em frente!! Mantenha o seu interesse em computacao e desenvolvimento sempre “up” que voce vai longe.