Novatos e Experts!

Bom dia galera, queria saber de vocês uma coisa, sou novato no mundo da programação e mais novato ainda aqui no guj, sou aluno de um curso de T.I, engenharia de software mais especificamente, queria saber de vocês uma coisa,

eu sempre sonhei cursar algo assim, mas agora, em meados 4º semestre, eu possuo alguns medos, não sou o mais nerd da turma ou o mais esforçado, mas também não sou relaxado com os estudos, mas eu sinto que tenho que me aperfeiçoar mais em diversas áreas,

vocês que cursam ou cursaram algum curso relacionado a T.I já tiveram medo de não ser isso o que vocês sempre sonharam???

como superaram as dificuldades?

depois de formados, se sentiam aptos ao mercado de trabalho?

Fico no aguardo de conselhos e desabafos do pessoal mais experiente ai.

Ola,

Parece cliche dizer isso, mas eh muito comum essa inseguranca quanto ao futuro quando estamos cursando universidade. O que eu posso te dizer eh infelizmente por melhor que seja a universidade, o mercado de trabalho vai ser completamente diferente, nao eh culpa das universidades mas o mercado de informatica muda rapido, uma tecnologia que eh moda hoje em dia, pode nao ser no proximo ano.
O que voce tem que considerar, quando sair da faculdade eh o conhecimento de ciencia da computacao basico, porque esses conceitos sao o que vao fazer de voce um bom profissional na area. Aprender linguagens, frameworks, saber como diferentes bancos de dados funcionam tudo isso eh facil de aprender se voce tiver uma base boa, ainda mais hoje em dia quando o volume de informacao que voce encontra na internet eh grande.

O que eu posso te falar da area de informatica eh voce tem que estar sempre se reciclando, aprender coisas novas, participar congressos, participar de comunidades, projetos paralelos, se voce somente trabalhar fazer o “feijao com arroz” e ir para a casa eh inevitavel que um dia vc vai desanimar e questionar se voce escolheu a area correta.

Outra coisa, procura trabalhar em empresas que incentivam a sua carreira e crescimento profissional. Isso eh uma das principais coisas que mantem o interesse pela area.

Se eu me senti apto ou nao? Pra falar a verdade eu nem pensei muito nisso, arrumei um estagio quando estava no terceiro semestre da faculdade, depois de 6 meses eles nao tinham intencao de efeticao, ja arrumei um outro trabalho e simplesmente meti as caras, nao manjava muito, estudava dia e noite, ficava horas extras no trabalho para aprender o maximo em pouco tempo.

Eu sempre me sinto inseguro quando vou comecar num novo emprego, mas eu tambem penso que se a empresa te contratou eh porque eles acreditam que voce esta apto para o cargo. E eh verdade, a unica razao que uma empresa te contrata eh porque eles te consideram apto, nada mais, de repente nao eh o aspecto tecnico que pesa mais, ja vi empresas no Brasil principalmente que contratam se voce tiver bom ingles mas de qualque forma a empresa viu algo interessante.

Meu conselho final eh confie em voce! Arrisque!! Se te oferecerem um trabalho e voce acha que tem capacidade para o cargo, vai em frente!! Mantenha o seu interesse em computacao e desenvolvimento sempre “up” que voce vai longe.

Bom dia!

Eu estou cursando o 2°semestre em Análise de Sistemas, no começo senti medo de não conseguir, mais então veio o meu estágio logo no 1°semestre! estudei feito um loucoe consegui ser efetivado em apenas 3 meses!
Consequentemente fiquei relaxado na faculdade …por estar aprendendo algo que no momento não esta me fazendo falta.

E eu fico cada vez mais motivado quando vejo as vagas de analistas e até mesmo programador recebendo 5 , 6 mil reais por mes.

Eu estava meio em dúvida se postei no lugar certo ou não, e as palavras também estavam meio que “correndo” no momento eu que eu tentei me expressar, mas você, caro “windsofhell”, conseguiu passar a min o que eu pretendia.

Eu não vou desistir e vou meter a cara, e saiba que vou levar o que você falou pelo resto da vida caro amigo.

Muito obrigado e um bom dia de serviço para todos.

[quote=JeffersonMendes]Bom dia!

Eu estou cursando o 2°semestre em Análise de Sistemas, no começo senti medo de não conseguir, mais então veio o meu estágio logo no 1°semestre! estudei feito um loucoe consegui ser efetivado em apenas 3 meses!
Consequentemente fiquei relaxado na faculdade …por estar aprendendo algo que no momento não esta me fazendo falta.

E eu fico cada vez mais motivado quando vejo as vagas de analistas e até mesmo programador recebendo 5 , 6 mil reais por mes.[/quote]
Muito cuidado ao não levar a sério matérias da faculdade, até hoje me arrependo de ter feito isso algumas horas :slight_smile:

Não conheço o curso que você está fazendo, mas o que eu fiz (análise e desenvolvimento de sistemas) não deixa a pessoa pronta para o mercado de trabalho, para isso ela deve aprender muito ainda. Mas o curso da uma bela base.
Quanto o não saber se é isso que eu quero. Continuo me perguntando até hoje.

Isso a gente cura com dedicação!

se dedique e então tera sucesso… nada vem de graça neste mundo!

[quote=jeffev]Não conheço o curso que você está fazendo, mas o que eu fiz (análise e desenvolvimento de sistemas) não deixa a pessoa pronta para o mercado de trabalho, para isso ela deve aprender muito ainda. Mas o curso da uma bela base.
Quanto o não saber se é isso que eu quero. Continuo me perguntando até hoje.[/quote]

Realmente, nenhum curso te deixa pronto pro mercado de trabalho…

Quem acha que vai cursar 9 semestres e vai sair bem loco codificando e analisando por aí, apenas com a bagagem do curso, tá enganado demais! :lol:

O negócio é entrar na faculdade e o quanto antes arrumar um estágio na área. Digo o quanto antes porque tem que ser assim mesmo, no começo talvez você se ferra um pouco, pega uma empresa exigente com os funcionários e tal, mas é tudo aprendizado e vai valer a pena no futuro!

E o melhor ainda é que se você estiver trabalhando/estagiando na área, vai sentir mais motivação pra estudar. E é sempre muito interessante procurar conversar e trocar idéias com pessoas que estão alguns semestres mais à frente de você, pessoas já formadas. Eu aprendo demais com o pessoal experiente aqui da empresa onde estou estagiando, adoro trocar idéias com eles.

E outra coisa muito importante! Sempre procure alguém pra te apoiar no lado emocional e pessoal também. É ótimo quando você chega em casa e tem alguém com quem podes desabafar os desaforos do curso, mostrar uma coisa nova que você aprendeu mesmo que a pessoa que te escuta não faça muita idéia do que você tá falando…

:lol:

Eu vou começar agora em 2013 ciência da computação, mas minha namorada já vai pro quarto semestre de engenharia florestal. Ajudo ela em tudo que posso e vejo que isso é uma coisa essencial pra ela, ela fica muito feliz quando dou opiniões nos trabalhos e relatórios dela. Geralmente eu faço revisões gramaticais e ortográficas pra ela.

Já ajudei até a catar insetos e folhas de árvores no mato! :lol:

Seria um cientista da computação com conhecimentos em engenharia florestal… :twisted:

Camarada, eu sempre tive facilidade em aprender. Isso me dava certas benesses, mas também me trouxe problemas. Eu acabei ficando vagabundo e preguiçoso. Ou seja, nem sempre me dediquei com o afinco que deveria.
Como o Rodrigo disse, não levar a sério algumas matérias pode ser complicado, você nunca sabe em que barco vai entrar. Eu deveria ter estudado mais assembly ou mesmo C. Embora isso não seja parte do meu dia a dia, eu sinto falta de poder me aprofundar mais.

Insegurança é algo corriqueiro nesta fase. Eu mesmo quase desisti ao cursar do 5° ao 7° períodos (quando vi assembly, por exemplo). Reprovei por faltas em uma disciplina que chamávamos de RH…

Mercado, nunca se sai 100% preparado. Se você aprender C, C++, Ruby on Rails, Pearl, Java e uns trocentos frameworks, ainda assim, será cobrado por mais coisas (como implementação de protocolos para comunicação em rede e configuração de roteadores cisco). Logo, vai mais da tua auto confiança que do mercado (eu, como sempre botei fé no meu taco, até que migrei rápido de infra para desenvolvimento).

por que você sonha em trabalhar com TI ?

há algum motivo especial ?

[quote=douglaskd]por que você sonha em trabalhar com TI ?

[/quote]

Na verdade é um pequeno vício desde pequeno, antes mesmo de entrar na faculdade eu programava em casa, com livros, coisas bem básicas, mas que realmente me fascinavam e ainda fascinam,

ou vai dizer que você não acha emocionante, passar um certo trabalho, quebrar a cabeça e depois se vangloriar com um programa rodando em sua frente ?

eu não vou desistir, e obrigado pelas opiniões e desabafos do pessoal, o guj é uma grande família mesmo!

e sobre a faculdade é complicado mesmo, eu curso Engenharia de Software, um curso relativamente NOVO no Brasil, são poucas faculdades que oferecem, a minha é federal e não tem turma formada ainda, estão por se formar.

a dica do pessoal é arrumar um estágio na área pra ir se preparando, e quando a cidade é meio pacata e o estágios são meio escassos nessa área o que se faz?

Vlw turma =*

[quote=Guguinha12]e sobre a faculdade é complicado mesmo, eu curso Engenharia de Software, um curso relativamente NOVO no Brasil, são poucas faculdades que oferecem, a minha é federal e não tem turma formada ainda, estão por se formar.

a dica do pessoal é arrumar um estágio na área pra ir se preparando, e quando a cidade é meio pacata e o estágios são meio escassos nessa área o que se faz?

Vlw turma =*[/quote]

Pois é colega, quando a cidade não tem muitas vagas a disposição o negocio complica um pouco…

:?

Aí o negócio é tentar fazer projetos em casa, pensar grande mesmo e tentar elaborar algo legal por conta própria. Talvez se juntar com alguns colegas de aula e pensar em um projeto, criar uma espécie de startup.

Antigamente, quando TI não era tão expandida como hoje os alunos faziam isso. Vide o Google, foi um projeto de aula que deu certo e virou uma empresa. Facebook mesma coisa. Microsoft e Apple idem. É difícil pensar em fazer isso hoje em dia, pois a maioria das coisas que se pensa em fazer já existem, mas é algo válido…

E outra coisa interessante também é tentar participar de um projeto open source, ou seguindo as dicas acima, ter uma idéia boa e abrir seu próprio projeto OS…

São somente idéias, sou novato na área também, inicio minha jornada acadêmica em 2013. Inclusive daqui a pouco to indo pra faculdade formalizar minha matrícula…

:wink:

[quote=Guguinha12][quote=douglaskd]por que você sonha em trabalhar com TI ?

[/quote]

Na verdade é um pequeno vício desde pequeno, antes mesmo de entrar na faculdade eu programava em casa, com livros, coisas bem básicas, mas que realmente me fascinavam e ainda fascinam,

ou vai dizer que você não acha emocionante, passar um certo trabalho, quebrar a cabeça e depois se vangloriar com um programa rodando em sua frente ?

eu não vou desistir, e obrigado pelas opiniões e desabafos do pessoal, o guj é uma grande família mesmo![/quote]

Realmente se perguntar por que você gosta é importante eu não curso nada ainda vou começar em 2013, mas lembro que comecei gostar de matemática no 1º ano quando comecei programar em ActionScript para fazer o desenho dos objetos com código tinha que fazer muitas continhas, aqui na cidade onde eu moro posso contar em uma das mãos sem usar o polegar a quantidade de pessoas que sabem programar hehehe, por isso acho que gosto mesmo ninguém me falou olha que legal, eu pesquisei e disse olha que legal.

quebra cabeças academicos e pessoais são realmente fantasticos, principalmente quando contém gráficos, threads, sockets, animações, ou algum tipo de estrutura de dados bem pesada, Grafos, Dijkstra!.

pena que isso acaba quando se começa a trabalhar com programação, é muita repetição. as variáveis mudam mas a lógica é apenas superficialmente alterada.

você segue um padrão de desenvolvimento para quase tudo, isso te tira um pouco a criatividade e a autenticidade…o autorismo.

ou seja, programação profissional…pelo menos no Brasil… no fim se torna um trabalho metódico, e a sensação é como se fosse outro emprego qualquer.

detalhe que isso acontece na maioria das empresas…e há quem goste disso.

porém se sua energia vem da vontade de programar jogos no brasil… tenho que te dizer que é muito dificil conseguir um emprego desses.

Poisé tava pensando esses dias que o cara só precisa de faculdade para dizer olha fui foda fiz tudo isso aqui ó, mas para trabalhar como programador mesmo por exemplo fazer um sistema, acho que o mais complicado é arquitetar bem o projeto para manutenções e ampliações futuras, mas já nos games acho que a coisa é bem diferente.

Realmente, as únicas coisas aqui no Brasil que exigem um conhecimento realmente avançado dos profissionais são as área de arquitetura e planejamento. O restante é só balela, o cara fica “CRUDEANDO” pro resto da vida.

Quer ver então nessas empresas especializadas em vender ERP, o cara passa a vida inteira trabalhando em cima da mesma coisa. Tudo se resume a programar novas queries de BD para se adequar à necessidade do cliente, e lá de vez em quando fazer alguma coisinha nova, isso quando o cliente tem algum processo muito específico…

:roll:

Pior ainda é quando você presta manutenção a sistemas assim, acaba ficando pior que um “CRUDEIRO”, porque nem CRUD faz, só conserta os já feitos…

:lol:

Normal ter certas dúvidas, isso acontece em todas as áreas, justamente pq estamos em um país em crescimento.

Não entendi a relação, poderia explicar melhor?

Tópico movido para o fórum de assuntos gerais.
Por favor, leia com atenção a lista de fóruns antes de postar.

Sua dúvida nem de Java era!

Nesse aspecto eu fui privilegiado. Nunca tinha dúvida da área em que eu gostaria de seguir.