Amigos eu estou querendo aprender e desenvolver aplicações em java ja programo em delphi mas nao frago nada de java gostaria de orientações suas. por onde começar. entendo de mysql . o que os senhores me sugerem alguem tem um curso em video aula ai ou algo parecido.
Se você quer o básico, minha sugestão é a leitura do livro Java Como Programar da Deitel…
Quando inicei a faculdade eu li todo ele… meu conceito é que para quem deseja apresentar Java leia este livro…
É claro que existem livros melhores, porém acredito que o mais indicado para quem não possui nehuma noção de Java seja o Java Como Programar… outros servirão como complemento aos conhecimentos obtidos com este livro…
Conhece OO (Orientação a Objetos) ??? http://pt.wikipedia.org/wiki/Orientação_a_objeto
se não conhecer é o 1° caminho… apesar de delphi ser Object Pascal, eu não o enchergo como muito OO não ^^ … video aula de java eu ate tenho, mais é pra alguem que ja domina um pouco a linguagem…
alguns artigos de java basico aki do guj
http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.149.1.guj
http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.134.1.guj
http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.133.1.guj
mais java é muito enraizado nos conceitos, na minha opinião… então ler blogs de programadores experientes, tentar entender como o pessoal implementa as coisas, entre outros é o melhor caminho…
…
Se vc não pegar o conceito vai começar a achar que em Java muita coisa é complexa, ^^ … boa sorte ai na caminhada
O livro do Deitel é muito bom, mas é lento para quem não tem alguns meses disponíveis para aprender Java.
O melhor para quem está com pressa é ler uma boa apostila.
o livro Use a Cabeça: Java tbm é muito bom
Até pouco tempo atrás estava na mesma situação, exceto pelo fato de ter visto lógica de programação, algorítmos e estrutura de dados (pilha, fila, lista, etc) em Java na facu, e foi muito bom. Mas qdo a gente nao pratica, esquece. Era programador Progress.
Neste mês, voltei com força total, pra aprender mesmo. Minha trajetória está sendo esta:
- Comecei a ler artigos e tutoriais na net. Esse site tem material detalhado e gratuito
- Me inscrevi num curso de formação Java (comecei há 3 semanas)
- Estou lendo os livros Use a Cabeça! Java e Java Como Programar (este levará meses, ou até um ano ou mais).
- Comecei a participar de alguns fóruns de java e o resultado está sendo muito positivo. A galera ajuda mesmo.
- Ler a documentação do Java… tem vários exemplos práticos
Acredito que vale muito mais a dedicação, independente da forma como vc quer aprender. Mas acho muito bom ter alguém pra ajudar, esclarecer as dúvidas, sejam elas em curso ou fóruns, pq irão surgir.
A cada teoria que vai se aprendendo é bom programar para fixar o aprendizado, não esqueça disso!
Baixe a apostila da Caelum no site.
O ideal seria você fazer um curso. Caso não seja possível eu recomendo que primeiramente você aprenda bem Orientação a Objeto (o livro do Deitel é muito bom pra quem não sabe OO), caso você já saiba bem os conceitos de OO eu recomendo o livro Use a Cabeça! Java ou Entendendo e Dominando Java … e os próprios artigos/tutoriais aqui do GUJ.
Um dica boa que já foi passada acima é que, o que você aprendeu, você implementa. Praticar é o segredo.
A apostila do Caelum é bem legal tbm, mas não tão completa quanto um livro.
Quando comecei minha faculdade, me indicaram o livro do Deitel tbm, mas
pra ser sincera, não consigo gostar da didática dele :XD:
Depois de muito buscar por um livro, conheci a série use a cabeça e pode ser muito
bom no seu caso, pq vc aprende e nem sente…e é um livro bastante divertido ^^.
Se eu não me engano, a apostila do Caelum são umas 200 e poucas páginas,o de java
tem umas 400 e poucas, mas vale mais apena, pois vai ter um aprendizado mais completo :thumbup:
E como dizem os colegas do GUJ (inclusive o próprio livro), sempre exercite o que vc acaba de aprender ^^
OBS.: Gosto muito de todas as apostilas da Caelum, mas me identifiquei melhor com a série use a cabeça
Abrãços e espero ter ajudado ^^
Gosto do conteúdo da Caleum por ser direto ao assunto. Não fica com delongas.
Gosto da Caelum também, já li a apostila de orientação a objetos tbm, é uma ótima instituição ^^
Porém, na minha opinião, me identifiquei com os livros da série use a cabeça, pq além de ter uma ótima leitura,
é divertido e vc não esquece o que leu/aprendeu.
Uma sugestão : Vá em uma biblioteca, pegue todos os livros que foram indicados e dê uma olhada, baixe a(as) apostilas
tbm. Veja com qual vc se identifica e tem a melhor didática pra vc. Pq nem sempre o que pra um foi bom, vai ser o ideal pra vc ^^
Abraços e boa sorte ! :thumbup:
Como muitos já disseram aqui a apostila da Caelum é um ótimo começo, depois a leitura de um livro é bom para aprofundar um pouco mais no tema.
Eu particularmente não gosto dos Livos da série Como Programar do Deitel tenho o de C++ e nunca consegui terminei aquilo, não gosto da didática, e acho um pouco infatilizado não sei se é por causa daquele insetos…rssrs, isso me incomanda.
Eu estou lendo o Core Java 2 e estou gostando bastante.
http://www.submarino.com.br/produto/1/156777
[]s