Novo Forum é necessario

10 respostas
chun

Acredito que um novo forum seja necessario:

JEE 5

Para discussoes sobre a plataforma JEE 5 , afinal… mudou MUITO para a plataforma J2EE , até para localizar bno forum J2EE assuntos relacionados a JEE 5 fica confuso.

poderia ser criado ?

10 Respostas

Daniel_Quirino_Olive

Nao. Embora existam diversas mudanças que afetem a maneira como se criam alguns aspectos das aplicações Java EE, ainda continua sendo a versão EE da plataforma Java, e não algo completamente diferente. Logo, não faz sentido. Dúvidas sobre EJB 3, JPA, JAX-RPC 2.0, etc etc etc ainda devem continuar sendo colocadas no fórum sobre J2EE (hmmm, talvez renomear o fórum de J2EE para Java EE seria legal…).

chun

Que pena , quem tem a perder é apenas os usuarios , que vao se confundir o tempo todo…

O forum vai virar uma zona.

Daniel_Quirino_Olive

chun:
Que pena , quem tem a perder é apenas os usuarios , que vao se confundir o tempo todo…

O forum vai virar uma zona.

Pelo contrário. Segmentar demais o fórum confunde mais ainda o usuário, pois ele não vai saber onde colocar a sua dúvida adequadamente (dica: olhe a quantidade de tópicos que são colocados erroneamente sobre Hibernate/Spring/etc no fórum de arquitetura e padrões de projeto).
Logo, não importa se o cara tem dúvidas sobre EJB 3 ou EJB 2.1, a dúvida dele é referente à plataforma Java EE. Se formos sempre seguir esta tendência, teríamos que criar um fórum para o Java 5.0 para tratarmos dúvidas referentes a enums, generics, static imports…

Fabricio_Cozer_Marti

Existem ambas as situações, ou seja, assuntos pertinentes somente a alguma tecnologia mais específica, por exemplo EJB, ou Hibernate, dúvidas realmente que são próprias delas, como mapeamento de objetos errado, etc.
Aí seria menos duvidoso para o usuário postar num Grupo mais específico.

Mas se o cara tem alguma dúvida ou colocação a ser postada que envolva mais de um grupo, por exemplo, hunn… EJB e JEE, … qual será que irei postar ? :roll: Ahhh tem também Java Avançado… vixeee, quantas opções, parecem que todas se encaixam … Isso fica duvidoso.

A solução ideial seria hierarquizar os grupos,
ex.:

Java Básico
 |---> JSE
           |---> Swing
           |---> ........
 |---> JEE
           |---> EJB
           |---> Spring
 |---> JME
           |---> SuperWaba
           |---> ........

Java Avançado
 |---> JSE
           |---> Swing
           |---> ........
 |---> JEE
           |---> EJB
           |---> Spring
 |---> JME
           |---> SuperWaba
           |---> ........
pcalcado

E se eu tiver uma dúvida de EJBs integrados com Spring, Fabrício? Este tipo de hierarquia não é eficiente. Acho que uma abordagem de tags é bem melhor, como o jforum não suporta esta feature não custa nada colocar no título entre []s.

Grinvon

Acredito que do jeito que está, ta bom.

Mas talvez fosse necessário de um fórum para área de Database!

Daniel_Quirino_Olive

Só um parênteses: não é JME/JSE/JEE, mas Java ME/Java SE/Java EE.

boaglio

Vixe… desse tamanho eu precisaria do Google pra achar o fórum :smiley:

E coitado do iniciante que vai ficar com medo de postar as coisas em lugar errado…

Fabricio_Cozer_Marti

Aí teria que ter General para cada sub-grupo principal, que abrangeria essas dúvidas e tópicos relacionados.

Daniel Quirino Oliveira:

Só um parênteses: não é JME/JSE/JEE, mas Java ME/Java SE/Java EE.

Eu sei, abreviei , pq cometi algum crime ? hehe

Bem, aprimorar as buscas nos fóruns é uma questão boa, tentar aproximar da engine de busca do google seria legal tb, só não sei se seria trivial de implementar. :lol:

boaglio:

E coitado do iniciante que vai ficar com medo de postar as coisas em lugar errado…

Muito pelo contrário, eu acho… pq se ele é iniciante, ele já entre no grupo de iniciante, se ele sentir que a dúvida é algo mais difícil, depois de ele ter procurado em outros lugares e não ter encontrado e tal, ele entra no grupo de Java Avançado e escolhe qual se encaixa melhor (que aí se ele também não souber, meus pésames…)

Z

O problema é ter um fórum com 3 threads por semana, exemplo disso seria SuperWaba-avançado. Isso contribui pra decadência de qualquer comunidade.

E também é muito ruim navegar em um monte de fóruns que possuem um monte de sub-fóruns e por aí vai. O modo que tá é o ideal, possui fóruns que abrange cada linha de desenvolvimento Java.

Criado 7 de junho de 2006
Ultima resposta 7 de jun. de 2006
Respostas 10
Participantes 7