Pessoal, acabou de sair meu novo livro sobre JPA.
Ele aborda diversos assuntos do JPA, desde os conceitos básicos como analisando o persistence.xml a como fazer controle de concorrência.
Espero que vocês gostem.
Até mais! \o_
Pessoal, acabou de sair meu novo livro sobre JPA.
Ele aborda diversos assuntos do JPA, desde os conceitos básicos como analisando o persistence.xml a como fazer controle de concorrência.
Espero que vocês gostem.
Até mais! \o_
Oi Hebert,
Não exatamente sobre seu livro, mas como você é meio que um expert em JPA, vou sequestrar sua thread pra embutir minha pergunta:
Você tem experimentado (ou vê hoje por aí) alguma boa alternativa ao uso de JPA?
Todo mundo sempre compara com usar JDBC puro na mão…como se tivesse que ser 8 ou 80.
Vejo falar de alguns outras soluções como Spring Data, jOOQ, myBatis, etc…
Se conhece esses (ou outros) consegue dizer quais são as vantagens e desvantagens do JPA sobre eles?
Obrigado e claro, parabéns pelo livro!
Mais uma vez, parabéns ao Hebert.
Sucesso!
Parabéns Hebert! Lançar dois livros em menos de 1 ano e ainda tirando certificações não é pra qualquer um não ein…
Parabéns pelo livro! Se puder distribuir uma cópia gratuita aos colegas do forum, melhor ainda! Hehehe 
Dar minha opinião sobre a pergunta do colega ali em cima:
Acho que a maior consideração a se fazer sobre JPA é exatamente o fato de que ele abstrai muito o banco de dados relacional que existe por trás. Ele estimula que as pessoas esqueçam que estão trabalhando com um banco relacional, e isso nem sempre é bom. Acaba, por consequência, estimulando “baixa performance” (no sentido genérico do termo).
É possível usar JPA de maneira responsável? É sim. Mas as vezes o custo de faze-lo simplesmente não compensa. Então se a aplicação é crítica, exige tempos de resposta muito baixos e etc, eu colocaria em dúvida a escolha de JPA.
Com relação as outras opções que você mencionou, eu já usei myBatis (na época que ainda se chamava iBatis) e gostei bastante.
[quote=AbelBueno]Oi Hebert,
Não exatamente sobre seu livro, mas como você é meio que um expert em JPA, vou sequestrar sua thread pra embutir minha pergunta:
Você tem experimentado (ou vê hoje por aí) alguma boa alternativa ao uso de JPA?
Todo mundo sempre compara com usar JDBC puro na mão…como se tivesse que ser 8 ou 80.
Vejo falar de alguns outras soluções como Spring Data, jOOQ, myBatis, etc…
Se conhece esses (ou outros) consegue dizer quais são as vantagens e desvantagens do JPA sobre eles?
Obrigado e claro, parabéns pelo livro![/quote]Abel, bom dia.
SpringData eu vejo como uma abstração da abstração. Eu o uso com JPA por exemplo apesar dele ter compatibilidade com outras abstrações.
O que eu vejo sendo mais falado mesmo é o myBatis; do pouco contato que tive com ele eu percebi que: você pode ter um pouco mais de trabalho para fazer com que o resultado da consulta vire o objeto que você quer.
Teria que pegar o que retornou da consulta e fazer um “DE/PARA” para que o objeto seja criado. A vantagem que vejo é que você ficaria mais próximo do SQL do DB o que facilita do aprendizado. [=
Infelizmente não tenho como falar sobre o JOOQ pois não conheço. Vou até pesquisar sobre ele aqui. Valeu! =D
[quote=igor_ks]Parabéns Hebert! Lançar dois livros em menos de 1 ano e ainda tirando certificações não é pra qualquer um não ein…[/quote]É rapaz, dá trabalho viu. O.o
Mas to aproveitando o tempo livre e correndo por fora! =D
[quote=rodrigo.uchoa]Parabéns pelo livro! Se puder distribuir uma cópia gratuita aos colegas do forum, melhor ainda! Hehehe :)[/quote]O rapaz… e se eu te falar que eu nem ganhei uma cópia do JSF Eficaz impressa c acredita?! mahuauaha
Valeu pelo apoio! =D
Parabéns Hebert, você é um grande exemplo a ser seguido aqui no GUJ, obrigado por compartilhar conhecimento!
Pedir cópia gratuita é fE¨$%#!
uahuahauhauah
Parabéns por mais este livro Hebert. Em breve vou fazer um “comprão” na casadocodigo e seus dois livros já estão na lista.

Opa, parabéns 
Ver alguém fazer tanta coisa só me dá mais vergonha de não ter tirado minha certificação até agora hehehe
Parabéns Hebert.
Já tá aqui na lista das compras de Dezembro.
Parabéns Coelho 
[quote=asousaj]Parabéns Hebert.
Já tá aqui na lista das compras de Dezembro.[/quote]opa, valeu pelo apoio! =D
[quote=andrewop]Parabéns Coelho 
[/quote]Obrigado [=