Novo membro na área

Eae galera, deixem eu me apresentar!

:smiley:

Trabalho com informática numa faculdade de Campos RJ, já fui programador PHP e tenho conhecimentos básicos em C++. O CPD usa atualmente Delphi pra desenvolver suas aplicações (coisas básicas, cadastro de alunos e etc, e coisas mais avançadas já que também somos provedores de internet gratuíta pros alunos e funcionários).

A faculdade é integrante de um fundação que tem outras duas faculdades, as três vão se unir e como a que eu trabalho tem a melhor área, nós seremos responsáveis pelo desenvolvimento de projetos das 3. Por dor de cotovelo elas concordaram em contratar uma daquelas empresas chatas que se metem no trabalho da gente, e pela conversa que meu chefe teve com o rapaz, ele pediu pra gente se virar e aprender Java, já que faz o gosto dos fuxiqueiros.

Por isso estou aqui, o nosso chefe disse que vai comprar os livros necessários, gostaria de dicas de títulos.

No mais eu vou aprendendo no convívio com vocês, vendo uma solução aqui, uma perguntinha ali…

Minhas primeiras impressões foram muito boas sobre a comunidade, nunca ví comunidade nenhuma tão bem organizada. Apesar de ser usuário de linux não suporto aquele ar “vamos quebrar tudo que nós somos uahhhh” dos fóruns linux. C e C++ em português praticamente inexiste como comunidade.

Pelos tópicos que já tive a possibilidade de ler o pessoal se trata com respeito e até os off topic não tem aqueles tópicos chatos sobre assuntos extremamente bizarros que acabam tirando a atenção do programador. É uma boa.

No mais é isso ae, vou estar ae atrapalhando vocês de vez enquando, quem sabe eu não me torno um grande conhecedor da linguagem e em breve estou ajudando a galera por aí.

Enquanto o chefinho querido (vai que ele também é usuário do fórum e eu não sei) não compra os livros, o que me sugerem ir fazendo nesse meio tempo? Tutoriais da própria internet? Analisar códigos fonte? Descançar porque o aprendizado é difícil?

Abraços, fui!

Bem vindo :wink:

Dá uma lida nos tutoriais básicos aqui do GUJ…dá pra começar a brincar. O livro que eu usei pra aprender Java, e que considero muito bom, é o Core Java 2 (Volumes 1 e 2), de Horstmann e Cornell, ISBNs 85-346-1225-0 e 85-346-1253-6. Estes livros são muito didáticos sem deixarem de ser práticos, vale a pena.

[]'s

O jeito é pesquisar na net, dar uma olhada nos códigos fonte e tentar entender tb OO.

O resto vc aprende com o tempo!

ate mais…

Nossa…é uma apresentação ou uma auto-biografia.
O que quer dizer com tópicos bizarros que tiram a atenção do programador ?

Livros

sempre que tiver uma dúvida
pesquise no fórum (tem um link pesquisar ae em cima), que provavelmente sua resposta já foi respondida em outros tópicos

[quote=“lestat25sp”]Nossa…é uma apresentação ou uma auto-biografia.
O que quer dizer com tópicos bizarros que tiram a atenção do programador ?[/quote]

É uma brincadeira… hehehe É que nos fóruns sempre rola aquelas “correntes de e-mail” curiosas, com fatos bizarros. Aí você está programando, tem uma dúvida, ve o tópico com um título interessante aí começa a ir lendo e no final perdeu 15 minutos e nada de postar a dúvida. E acaba também tirando o espírito do fórum.

Ó, fuiz!

Cara um livro que recomendo é o “Introduçao ao JAVA” do Prof. Peter Jandl Junior.

Ele é interessante e simples, comprei o original dele, porém tempo depois descobri que tinha uma ediçao mais antiga dele em uma .iso de um cd da revista GEEK que eu tinha aqui em casa. passei o livro, em pdf, para um amigo e ele gostou bastante. =).

A linguagem, literaria, na qual o livro foi feito é facil de compreender, tratando o leitor como leigo e dando alguns exemplos bem práticos. Para quem tem prática com programaçao C++/C e Php( coincidentemente também é o meu caso) nao terá muitas dificuldades .[

O link para uma versao em PDF desse livro vai abaixo:
LINK PARA O LIVRO "INTRODUÇAO AO JAVA - PROF. PETER JANDL JUNIOR " CLIQUE!!!

Alguns links com tutoriais bons que encontrei :

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=421

http://www.linhadecodigo.com.br

http://www.google.com.br/search?q="Introduçao+ao+JAVA"+download&btnG=Pesquisar&hl=pt-BR&ie=UTF-8

… Acho que só =)… o resto é contigo =) … se quiser aparece la no meu msn, eu também estou aprendendo java, com a diferença que venho fazendo isso a uns 8 meses, quem sabe possamos ter uma troca de ideias recíproca. =)