Novo no fórum, dúvida antiga (MVC)

46 respostas
felipealencar

Opa galera, me cadastrei agora mas já “frequento” o guj faz algum tempo, e ultimamente me interessando cada vez mais por Java e POO e de um modo geral.
Então, estou com aqueles projetos de faculdade pra fazer, descrevendo rápido é um gerenciador de competições que utilizará banco de dados e deverá ser organizado sobre MVC.
Li muito sobre essas três letras aí, mas até agora não tenho uma certeza de como implementá-lo no meu código, na minha cabeça está algo assim:

-View (Swing) - Classes de visão do usuário
–Instância do Controller
-Controller - Classes com as regras de negócio, Validação de dados e etc.
–Instância do Model
-Model - Beans e DAO

É isso? Espero que alguém me dê uma luz aqui kkkkkkk se tô no caminho certo ou se tenho que reorganizar meu código aqui :s…

[]'s

46 Respostas

rodpuc

Sim é isso. Ou quase isso.

Acho que vc só se expressou mal ao usar “instância do Controller” e “instancia do Model”… seria mais apropriado dizer que o View depende do Controller e o Controller depende do Model, já que estamos falando de abstrações e não de classes.

Alexandre_Saudate

Aaaaaahmn… não.

No seu modelo, fica TODO o backend: classes de negócio, regras, etc., etc. Lembre-se, o MVC é um padrão q serve para, entre outras coisas, permitir q vc consiga mudar o cliente sem correr o risco de dar m* na implementação do código.

Então,
M: classes de negócio , regras de negócio e acesso a banco de dados.
V: Visão (Swing, JSP, ou coisa que o valha)
C: responsável por recuperar os dados de V e levar para M (para não acoplar diretamente uma coisa com a outra).

Espero ter ajudado.

rodpuc

sim mas… isso q vc falou é exatamente a msm coisa que ele falou lá no inicio… :roll:

jgbt

MVC não tem nada a ver com separação de camadas.
Ex:
Swing implementa MVC e esta em uma unica “camada”.

Por favor, faca uma busca no forum sobre MVC. Vc vai achar muita coisa.

[]´s

Alexandre_Saudate

Swing tem TUDO a ver com MVC E com separação de camadas.

Ex.: telas (frames, applets, windows, etc.) => V
Listeners => C
Classes com regras de negócio e DAOs => M

(Já diria Kathy Sierra… como você faz se, de um dia pro outro, você precisar mudar a sua view de Swing para JSP ? MVC!)

E eu não falei a mesma coisa q ele disse no começo. Disse que o “C” NÃO possui regras de negócio.

rodpuc

Tem toda razão, n tinha lido “regras de negócio” no C dele, passou desapercebido. :wink:

sergiotaborda

asaudate:
Swing tem TUDO a ver com MVC E com separação de camadas.

Ex.: telas (frames, applets, windows, etc.) => V
Listeners => C
Classes com regras de negócio e DAOs => M

Essa separação está errada. Os eventos não são o controler e o DAO não é o model.

Alexandre_Saudate

Tá, olha só…

Se for entrar a fundo em programação em camadas, etc e coisa e tal, lógico q a aplicação tem 2.323.121 camadas.

Caso é que não precisamos complicar a coisa mais do que ela pode ser complicada, então, simplifiquemos!

MVC é um pattern para quem quer separar visão de negócio. DAO não é model, beleza, mas… se a gente for olhar do ponto de vista separatista (e querendo simplificar as coisas), porque não jogar DAO como se fosse Model? (Lembrando, eu SEI que não é).

Quanto aos listeners, eu não disse nada em relação a eventos, disse em relação a listeners. Controllers pegam a requisição e a enviam ao model… como uma aplicação Swing deveria ser, quando se trata de MVC.

sergiotaborda

asaudate:
Tá, olha só…

Se for entrar a fundo em programação em camadas, etc e coisa e tal, lógico q a aplicação tem 2.323.121 camadas.

Caso é que não precisamos complicar a coisa mais do que ela pode ser complicada, então, simplifiquemos!

MVC é um pattern para quem quer separar visão de negócio. DAO não é model, beleza, mas… se a gente for olhar do ponto de vista separatista (e querendo simplificar as coisas), porque não jogar DAO como se fosse Model? (Lembrando, eu SEI que não é).

Quanto aos listeners, eu não disse nada em relação a eventos, disse em relação a listeners. Controllers pegam a requisição e a enviam ao model… como uma aplicação Swing deveria ser, quando se trata de MVC.

Listeners recebem eventos.

Existe uma diferença entre simplificar e fazer asneira.
Porque não jogar DAO como model ? simplesmente porque não pode.
MVC não é para separar visão de negocio. É para separar responsabilidade das classes.

Por favor procure por MVC no GUJ antes de continuar.

Alexandre_Saudate

Sheldon Cooper,

Não preciso procurar no GUJ um padrão que já conheço. Mas, caí na curiosidade de dar uma olhada no seu blog, e fui direto pra seção de comentários. Olha só, com tantas pessoas te chamando de arrogante, não acha que você precisa reconsiderar algumas coisas (tipo sua participação no GUJ) ?

Um monte de gente já colocou em suas assinaturas que “isto não é uma verdade absoluta”. Quem sabe você não deveria considerar se o que VOCÊ fala é ou não uma verdade absoluta? (Vide comentário do Danilo no seu post sobre MVC).

Não venha encher o saco de iniciantes na linguagem com esse papinho de “DAO não é model” ou “eventos não são controllers”. Java É uma linguagem complicada e não precisamos de mais gente pra complicar ainda mais.

Ah, caso você não saiba quem é Sheldon Cooper… procure no Google!

Sem mais.

rodpuc

Ok, e vc propõe jogar DAO onde então?

jgbt

Bom,
vou tentar responder para que outros não cometam o mesmo erro.

MVC não é sobre separação de camadas. Volto a repetir. O melhor exemplo disso é o Swing.
Swing sozinho implementa MVC. O M(model) V(view) C(controller), todas as letrinhas estão implemetadas pelo Swing.
Mas swing não esta em uma camada? Então como MVC seria p/ separar camadas?
Poderia me responder?

[]´s

rodrigoy

Como já disse aqui e em vários artigos de revista, JAVA não implementa MVC as is. Nem JSF, nem JSP, nem Swing implementa…

MVC não é sobre camadas (acho que essa que disse aqui já tem uns 3 anos e rendeu um post do Shoes).

(desculpe, sem tempo para postar links)

Alexandre_Saudate

jgbt:
Bom,
vou tentar responder para que outros não cometam o mesmo erro.

MVC não é sobre separação de camadas. Volto a repetir. O melhor exemplo disso é o Swing.
Swing sozinho implementa MVC. O M(model) V(view) C(controller), todas as letrinhas estão implemetadas pelo Swing.
Mas swing não esta em uma camada? Então como MVC seria p/ separar camadas?
Poderia me responder?

[]´s

Well… parto do pressuposto que MVC em Java tem (generalizando, tá, Sheldon?), basicamente, o modelo JSE (Swing) e o JEE (JSP, Servlets e… outras coisinhas :wink: ) . Assim, num modelo JEE, vc tem “separação em camadas” porque são peças distintas ( JSP != Servlets != POJO ).

Aliás… levando ao pé da letra a teoria (e lançando ao ar a discussão), nunca ví um projeto que usasse MVC que fosse… bem, MVC! Isso porque, teoricamente, V tem que buscar seus dados em C, certo? Alguém já viu?

[]´s

Alexandre_Saudate

rodrigoy:
Como já disse aqui e em vários artigos de revista, JAVA não implementa MVC as is. Nem JSF, nem JSP, nem Swing implementa…

Ops, estragou meu lançamento de discussão =P

rodpuc

oq isto quer dizer hein cara? O swing não está em uma camada, se eu quiser implemento ele na mesma camada que o resto da minha aplicação (não q isto seja correto), mas “swing está um uma camada” é uma frase que nem sequer faz sentido. Eu POSSO colocar swing em uma camada.

Lembre-se se que “camada” é um conceito abstrato. Vc pode visualizar vários conjuntos diferentes de camadas em seu sistema, depende de COMO vc está olhando para ele.

sergiotaborda

esse é o problema. Vc acha que conhece e não se dá ao trabalho de estudar a coisa com atenção.
Isso não seria problema meu, só que vc vêm aqui deturpar as coisas e ensinar errado ao iniciantes.

Para mim tanto o aprendiz como o veterano merecem saber as coisas direito. O que não é direito é vir alguem ensinar errado.
Este assunto já foi discutido muitas vezes. Já ficou mais que obvio que MVC não é sobre separação de camadas. Mas a cada novo topico sobre MVC a mesma asneira é repetida ad infinitum. Por isso peço que pesquisem no acervo do GUJ porque esta discussão já aconteceu diversas vezes.

Se vc ler até ao fim - como as pessoas devem fazer - vc vai ver que embora as acusações ninguem consegui provar o contrário.
E sim, a verdade é absoluta. Se não fosse não seria verdade. Talvez vc queira rever seus conceitos de lógica junto com o seu conceito de MVC.

Também não precisamos de gente com moralidade dúbia que fica enganando os outros fazendo simplificações onde não cabe.
Eu não estou enxendo o saco dos iniciantes, eu estou alertando para a enganação prepétuada por pessoas que acham que sabem o que é MVC.

É muito simples : MVC não é separação de camadas. Não ha simplificação que valha aqui. Não ha disse-que-disse nem argumentos de opinião. É um fato. Agora, ou as pessoas - iniciantes ou não - aprendem isso, ou serão maus desenvolvedores para sempre.

A primeira coisa que se espera dos iniciantes - especialmente os que estão na faculdade - é que aprendam os conceitos corretamente. E o que se espera dos profissionais já na ativa é que ensinem corretamente. Se não são capazes de ensinar corretamente então não ensinem. E já agora não atrapalhem a vida que quem está tentando ensinar.

jgbt

asaudate:

Well… parto do pressuposto que MVC em Java tem (generalizando, tá, Sheldon?), basicamente, o modelo JSE (Swing) e o JEE (JSP, Servlets e… outras coisinhas :wink: ) . Assim, num modelo JEE, vc tem “separação em camadas” porque são peças distintas ( JSP != Servlets != POJO ).

Aliás… levando ao pé da letra a teoria (e lançando ao ar a discussão), nunca ví um projeto que usasse MVC que fosse… bem, MVC! Isso porque, teoricamente, V tem que buscar seus dados em C, certo? Alguém já viu?

[]´s

Cara,
ninguem falou que não exite separação de camadas. Claro que existe e vc pode/deve usar quando achar necessario.
O ponto é que MVC não é para separação de camadas. MVC esta(ou deveria) em uma unica camada.
Isso que vc nao esta entendendo.

JEE não é so web. Eu posso ter uma aplicação JEE usando Swing.

Como vc não me conhece, poderia parar de ser ironico e e respeitar as pessoas.
Vc pode não concordar, mas de argumentos, não frases ironicas sem conteudo.

[]´s

sergiotaborda

Errado. A view busca os dados no modelo.

Alexandre_Saudate

jgbt:
asaudate:

[]´s

Cara,
ninguem falou que não exite separação de camadas. Claro que existe e vc pode/deve usar quando achar necessario.
O ponto é que MVC não é para separação de camadas. MVC esta(ou deveria) em uma unica camada.
Isso que vc nao esta entendendo.

JEE não é so web. Eu posso ter uma aplicação JEE usando Swing.

Como vc não me conhece, poderia parar de ser ironico e e respeitar as pessoas.
Vc pode não concordar, mas de argumentos, não frases ironicas sem conteudo.

[]´s

Não estava ironizando com você, relaxa!

[]´s

jgbt

oq isto quer dizer hein cara? O swing não está em uma camada, se eu quiser implemento ele na mesma camada que o resto da minha aplicação (não q isto seja correto), mas “swing está um uma camada” é uma frase que nem sequer faz sentido. Eu POSSO colocar swing em uma camada.

Lembre-se se que “camada” é um conceito abstrato. Vc pode visualizar vários conjuntos diferentes de camadas em seu sistema, depende de COMO vc está olhando para ele.

Leia com atenção. No primeiro post o autor colocou:

View (Swing) - Classes de visão do usuário
--Instância do Controller
-Controller - Classes com as regras de negócio, Validação de dados e etc.
--Instância do Model
-Model - Beans e DAO

dando a entender que Swing seria o V(camada) do MVC e ninguem contestou.
Depois da minha explicação que perguntei “Mas swing não esta em uma unica camada?” de acordo com o autor do post.

[]´s

Kenobi

Vou me abster do meu último comentário, por motivos pessoais. Não quero que me interpretem mal, pois não tinha notado que conheço algumas pessoas envolvidas pessoalmente.

Alexandre_Saudate

sergiotaborda:
asaudate:

Não preciso procurar no GUJ um padrão que já conheço.

esse é o problema. Vc acha que conhece e não se dá ao trabalho de estudar a coisa com atenção.
Isso não seria problema meu, só que vc vêm aqui deturpar as coisas e ensinar errado ao iniciantes.

Para mim tanto o aprendiz como o veterano merecem saber as coisas direito. O que não é direito é vir alguem ensinar errado.
Este assunto já foi discutido muitas vezes. Já ficou mais que obvio que MVC não é sobre separação de camadas. Mas a cada novo topico sobre MVC a mesma asneira é repetida ad infinitum. Por isso peço que pesquisem no acervo do GUJ porque esta discussão já aconteceu diversas vezes.

Se vc ler até ao fim - como as pessoas devem fazer - vc vai ver que embora as acusações ninguem consegui provar o contrário.
E sim, a verdade é absoluta. Se não fosse não seria verdade. Talvez vc queira rever seus conceitos de lógica junto com o seu conceito de MVC.

Também não precisamos de gente com moralidade dúbia que fica enganando os outros fazendo simplificações onde não cabe.
Eu não estou enxendo o saco dos iniciantes, eu estou alertando para a enganação prepétuada por pessoas que acham que sabem o que é MVC.

É muito simples : MVC não é separação de camadas. Não ha simplificação que valha aqui. Não ha disse-que-disse nem argumentos de opinião. É um fato. Agora, ou as pessoas - iniciantes ou não - aprendem isso, ou serão maus desenvolvedores para sempre.

A primeira coisa que se espera dos iniciantes - especialmente os que estão na faculdade - é que aprendam os conceitos corretamente. E o que se espera dos profissionais já na ativa é que ensinem corretamente. Se não são capazes de ensinar corretamente então não ensinem. E já agora não atrapalhem a vida que quem está tentando ensinar.

Lamento, Sheldon… cansei de argumentar com você. Abraços pros seus colegas portugueses!

Alexandre_Saudate

Retirando por motivos pessoais

ncm

Bem, entrando um pouco no contexto a ser discutido. Acredito que o autor do post
já deve ter entendido o que seja MVC.

Mas eu tive uma experiência com um arquiteto surpreendente, e acho que vale dividi-la.

Dizia-me ele (Marcelo):

“Os padrões de projeto foram feitos através de experiências comprovadas que acabam se encaixando
na maioria das soluções que precisamos no dia a dia. Porém Michel (eu), quando você for projetar um sistema, avalie
se você precisa realmente levar o conceito ao pé da letra. A boa solução é aquela que foi comprovada por todos, mas
a ótima é aquela que resolve de forma simples e performática um problema complexo.”

Bem, resumindo.

Ao Autor:

Entenda o conceito e use o que avaliar como necessário, pois você pode acabar escrevendo código em excesso ou
fazendo de algo simples uma imensidão de complexidade. entenda bem o que é MVC, para isso você está no caminho
certo, dê mais algumas pesquisadas no google, e use o que lhe for conveniente. Use bastante os padrões, eu recomendo.
Só peço que use com inteligência, isso vai fazer de você um ótimo desenvolvedor.

sergiotaborda

me assusta a capacidade logica de algumas pessoas.
Se a aplicação inteira estiver um uma única camada , em quantas camadas estará o swing ? UMA!

O seu argumento valeria se vc dissesse que concegue colocar o swing em 2 camadas ou mais. Consegue ?
Não consegue. Tão simples assim.

“Conceito abstrato” não significa que cada um pode ter o seu. “Energia” tb é um conceito abstrato mas existe uma definição do que é isso. “Camada” tb tem uma definição e todo o mundo usa a mesma (ou deveria).

rodpuc

Bom, eu interpretei oq ele escreveu da seguinte forma: “vou UTILIZAR o swing no V” e não como “o swing É o V”

rodpuc

me assusta a capacidade logica de algumas pessoas.
Se a aplicação inteira estiver um uma única camada , em quantas camadas estará o swing ? UMA!

Não é a toa que já brigaram com vc no tópico, vc realmente é um BABACA. Não se faça de idiota, entenda oq foi escrito.

Alexandre_Saudate

Sheldon, você poderia parar de ser tão… Sheldon? Isso afasta as pessoas do GUJ, sabia?

sergiotaborda

É porque muito usam o que lhes é conviente em vez do que é realmente correto é que temos pérolas como esta que deve cobrir 90% do desenvolvimento de software no mundo.

Não quer seguir os padrões, não siga, quer usar o que lhe for conveniente, use… Mas também não se intitule desenvolvedor de software.

Ao menos não usar o padrão é melhor que inventar um anti-padrão , atribuir-lhe o nome de um padrão que já existe e achar que está certo.

sergiotaborda

Por favor leiam este topico

M

Gostaria, sinceramente, de entender o que motiva as pessoas a discutir aqui no fórum…

Aqui é um lugar para que as pessoas se ajudem, e não se xinguem, se ameacem, se matem. :?

Vamos com calma pessoal.

rodpuc

Acho q vc está precisando estudar um pouco. Sério.

sergiotaborda

asaudate:

Lamento, Sheldon… cansei de argumentar com você. Abraços pros seus colegas portugueses!

Argumentar ? Não use palavras das quais desconhece o significado, Penny.
Mas se vc tiver referencias concretas e idôneas que mostrem que MVC sim é sobre separar o sistema em 3 camadas por favor partilhe com a comunidade.

jgbt

rodpuc:

Bom, eu interpretei oq ele escreveu da seguinte forma: “vou UTILIZAR o swing no V” e não como “o swing É o V”

Bom, p/ mim é a mesma coisa, se ele vai UTILIZAR no V, siginifica que na aplicação dele o V é o Swing, ou não, como diria Caetano Veloso.

Acho que perdeu um pouco o sentido a discussão. Espero que quem leia pelo menos consiga tirar algum proveito.
Fica mais uma fonte:
http://www.fragmental.com.br/wiki/index.php?title=MVC_e_Camadas

[]´s

Alexandre_Saudate

sergiotaborda:
Mas se vc tiver referencias concretas e idôneas que mostrem que MVC sim é sobre separar o sistema em 3 camadas por favor partilhe com a comunidade.

Tô vendo que você não captou a mensagem… o que “cansei” te diz? Cerebrozinho de Sheldon tah lento, neh?

Alexandre_Saudate

jgbt:
rodpuc:

Bom, p/ mim é a mesma coisa, se ele vai UTILIZAR no V, siginifica que na aplicação dele o V é o Swing, ou não, como diria Caetano Veloso.

Acho que perdeu um pouco o sentido a discussão. Espero que quem leia pelo menos consiga tirar algum proveito.
Fica mais uma fonte:
http://www.fragmental.com.br/wiki/index.php?title=MVC_e_Camadas

[]´s

Alguém que encerra discussões com sabedoria! ISSO sim é postar, parabéns!

sergiotaborda

marcobiscaro2112:
Gostaria, sinceramente, de entender o que motiva as pessoas a discutir aqui no fórum…

É simples na realidade. Este é um forum publico, sem moderação. O que significa que cada um pode dizer o que quiser.
Alguns usam para tentar explicar as coisas de forma que haja ganho para a comunidade. Mas outros são demasiados burros para entender a explicação ou demasiado cegos para ver que estão errados.

O problema nasce porque todos acham que não são cegos nem burros.

P.S.
A verdade é que muitos são cobardes o suficiente para fazer ataques pessoais em vez de argumentar.

Neste assunto em particular não ha como argumentar porque essa coisa de MVC = separação de camadas só está na cabeça das pessoas. então vc vê muita gente falando errado, e tem muita gente que interpreta isso como sendo o certo ( o certo é o que a maioria fala). Alguns tb são cobardes o sufiente para não aceitar que o que eles sabem e lhes foi ensinado está errado. Estes são os piores, porque eles acham que isso significa que eles são burros, estupidos ou desprovidos que alguma capacidade mental. Ou seja, eles não aceitam os erros como erros, eles os veêm como defeitos da sua personalidade. E é dificil de conversar com estas pessoas que só querem ter razão independentemente de qualquer argumento racional. O nome para essas pessoas é throll, porque entrar nas discussões só para destruir, nunca para aportar nada coerente, ou realmente correto ou util.

Alexandre_Saudate

sergiotaborda:

O problema nasce porque todos acham que não são cegos nem burros.

Nem arrogantes!

sergiotaborda

asaudate:
sergiotaborda:

Tô vendo que você não captou a mensagem… o que “cansei” te diz?

Diz-me que vc é fraco das pernas.

Vc pode insultar e fazer joguinhos de palavras infantis. Mas no que toca a profissionalismo, a desenvolvimento de software e a conhecimento do assunto em questão vc não sabe é nada. E as suas mensagens estão ai para mostrar isso. Nunca ninguem lhe chamou a atenção antes para o fato de vc não saber o que é o padrão MVC ou a lhe pedirem postura profissional e como vc não está habituado vc chama isso de arrogância, mas não é. É apenas eu chegando vc na parede e vc começando a balbuciar sem sentido.

Se vc quiser mostrar que vale alguma coisa como profissional, apresente fatos , provas , evidências, referências … de que está correto nas suas afirmações. Até lá, você não pode ser considerado um profissional à altura deste fórum. A sua opção mais válida neste momento é ficar calado.

Alexandre_Saudate

sergiotaborda:
A verdade é que muitos são cobardes o suficiente para fazer ataques pessoais em vez de argumentar.

Neste assunto em particular não ha como argumentar porque essa coisa de MVC = separação de camadas só está na cabeça das pessoas. então vc vê muita gente falando errado, e tem muita gente que interpreta isso como sendo o certo ( o certo é o que a maioria fala). Alguns tb são cobardes o sufiente para não aceitar que o que eles sabem e lhes foi ensinado está errado. Estes são os piores, porque eles acham que isso significa que eles são burros, estupidos ou desprovidos que alguma capacidade mental. Ou seja, eles não aceitam os erros como erros, eles os veêm como defeitos da sua personalidade. E é dificil de conversar com estas pessoas que só querem ter razão independentemente de qualquer argumento racional. O nome para essas pessoas é throll, porque entrar nas discussões só para destruir, nunca para aportar nada coerente, ou realmente correto ou util.

Deus… que parte de DISCUSSÂO ENCERRADA você não entendeu?

Agora… fazer um post desse tamanho pra falar mal dos outros (o detalhe, você falou sobre ataques pessoais na primeira linha do quote)… tsc, tsc, ISSO é throll.

Alexandre_Saudate

sergiotaborda:
asaudate:
sergiotaborda:

Tô vendo que você não captou a mensagem… o que “cansei” te diz?

Diz-me que vc é fraco das pernas.

Vc pode insultar e fazer joguinhos de palavras infantis. Mas no que toca a profissionalismo, a desenvolvimento de software e a conhecimento do assunto em questão vc não sabe é nada. E as suas mensagens estão ai para mostrar isso. Nunca ninguem lhe chamou a atenção antes para o fato de vc não saber o que é o padrão MVC ou a lhe pedirem postura profissional e como vc não está habituado vc chama isso de arrogância, mas não é. É apenas eu chegando vc na parede e vc começando a balbuciar sem sentido.

Se vc quiser mostrar que vale alguma coisa como profissional, apresente fatos , provas , evidências, referências … de que está correto nas suas afirmações. Até lá, você não pode ser considerado um profissional à altura deste fórum. A sua opção mais válida neste momento é ficar calado.

Se você quer ser considerado digno de valer um gasto de tempo, seja menos arrogante.

Agora, por falar em profissional, dá licença que eu preciso trabalhar e perder menos tempo com BABACAS tipo você.

rodpuc

Ahahahahahaha! Agora eu entendi o Sheldon!
Pior q eu tinha pensado nele e ia falar, mas não lembrava o nome do cara… identico!

Luiz_Aguiar

Já que são incapazes de debater amistosamente, vou trancar o tópico, alguém contra?

Alexandre_Saudate

Não, nada contra.

ViniGodoy

asaudate:
Sheldon Cooper,

Não preciso procurar no GUJ um padrão que já conheço. Mas, caí na curiosidade de dar uma olhada no seu blog, e fui direto pra seção de comentários. Olha só, com tantas pessoas te chamando de arrogante, não acha que você precisa reconsiderar algumas coisas (tipo sua participação no GUJ) ?

Um monte de gente já colocou em suas assinaturas que “isto não é uma verdade absoluta”. Quem sabe você não deveria considerar se o que VOCÊ fala é ou não uma verdade absoluta? (Vide comentário do Danilo no seu post sobre MVC).

Não venha encher o saco de iniciantes na linguagem com esse papinho de “DAO não é model” ou “eventos não são controllers”. Java É uma linguagem complicada e não precisamos de mais gente pra complicar ainda mais.

Ah, caso você não saiba quem é Sheldon Cooper… procure no Google!

Sem mais.

Já que a idéia é transformar o tópico em bate-boca, tópico trancado.

Criado 10 de dezembro de 2009
Ultima resposta 16 de dez. de 2009
Respostas 46
Participantes 11