Novo Oracle JDeveloper 10g Versão 9.0.5.2

30 respostas
Z

Muito bom!
Estou usando e adorando!

Vale a pena:
http://otn.oracle.com/software/products/jdev/index.html
:smiley:

Atenciosamente
Marcelo Zanatto

30 Respostas

J

Oi

Zanatto, seja bem vindo ao PJ. :):):):slight_smile:

Bom, eu nunca usei o JDev… mas, ouvi falar que estava com muitos bugs, é verdade isso? Como está desenvolvimento com ele???

T+

Z

Pra falar a verdade, na versão 9.0.3 era muito simples e com alguns BUGs…

Mas essa versão nova! Tá animal!
Ferramenta realmente completa!

PS.: Esse Portal é animal !!!

J

Oi

Zanatto, eu vou baixar pra testar cara… tem muita gente comentando dessa nova versão mesmo…

ps.: O PJ é ROXXXXX !!! :):):slight_smile:

T+

Z

Uma demonstração da ferramenta:
:arrow: http://otn.oracle.com/products/jdev/viewlets/10g/JDev10gQuickTour_viewlet_swf.html
Isso é pouca coisa do que ela consegue fazer…

A cada dia que passa vou descobrindo mais facilidades com a ferramenta!
Muito bom!

J

Oi

Zanato, legal o video cara, já estou testando ele aqui, ele é bem legal mesmo… :slight_smile:

T+

C

Fala galera,

vocês estão falando tão bem do Oracle JDeveloper 10g, que eu resolvi baixar pra conferir, mas só um detalhe, qual é a lisença de uso?

Abraço,
Carlito

Z

Para uso educacional é gratuito.

Mas para comprar a lisença, é cerca de U$1000.00

Vale a pena conferir o Oracle Application Server 10g também!!

Marcelo Zanatto

M

po, eu cheguei no trabalho hj fazendo um bocão q era free mandando a galera baixar… haehaehaehae :juas:

J

Oi

Matheus, mas pra tu usar na sua faculdade é free sim, tu ode pegar a licensa Educacional…

ps.: Eu estou usando em casa e estou me surpreendendo…

T+

S

Po, já que tá todo mundo gostando, poderiam colocar minha IDE preferida na descrição do tópico também, né? :lol:

Realmente, uso a IDE já faz um bom tempo, e não tenho o que reclamar. A edição visual de JSP é ótima (Quem mais precisa de Dreamweaver??? :roll: ), o Struts Page flow então. Sem falar na modelagem, que quebra mó galho na hora de criar EJB e edição do banco de dados.

Muito fácil desenvolver assim…

M

“jeveaux”:
Oi

Matheus, mas pra tu usar na sua faculdade é free sim, tu ode pegar a licensa Educacional…

ps.: Eu estou usando em casa e estou me surpreendendo…

T+

…vou divulgar lá então :grin:

Z

Poxa que legal!!
Acho que em pouco tempo, o JDeveloper vai explodir no mercado ae!!

E pensar que tem muita gente que acha que Oracle é só banco de dados…
:idea:

É JAVA TAMBÉM PORR… :twisted:

S

Galera, quem precisar de ajuda ai, só falar.

Já tenho um pouco de experiência com a IDE. Apesar que no otn.oracle.com vc encontra uma porrada de coisa legal.

M

sergio, saberia fazer uma comparação entre os pros e contras do Eclipse em relação ao JDev? :roll: …ta todo mundo se apaixonando pelo JDev, mas o Eclipse é o mais usado de fato ainda… queria a opnião de alguém q ja usasse o JDev mesmo :slight_smile: eu ja baixei ele, brinquei um pouco no editor de GUI… e nada mais… to curioso

J

Oi

Matheus, cara essa é uma boa idéia… Alguém aí que usa o JDev a mais tempo e tb coneça o Eclipse, se prontifica a fazer tal comparação?

Bom, em todo caso, eu ja iniciei uma discussão como esta no meu blog, confiram aí os comentários:

http://www.javablogs.com.br/blogs/page/jeveaux/20040613

T+

Z

Olha, já tive contato com os 2. E prefiro o JDeveloper…
Mas não tenho anos de experiencia para responder a dúvida de vocês…

Mas seria legal passar e dar uma olhada nas outras demos do produto:
http://otn.oracle.com/products/jdev/viewlets/viewlet.html
As vezes tem alguma coisa que vocês gostem…

Acho que todos devem usar vários tipos de IDEs para que finalmente possam escolher uma que se identifica com o seu modo de desenvolver…

:wink:

B

Eu tb gostei do JDeveloper, editor de JSP é melhor que o Eclipse+Lomboz, mas tem um porém :roll: , não creio que se pode desenvolver aplicações comerciais com a vesão para estudante :!:
Ou pode? :?: :perdido:

E

“Bleeder”:
Eu tb gostei do JDeveloper, editor de JSP é melhor que o Eclipse+Lomboz, mas tem um porém :roll: , não creio que se pode desenvolver aplicações comerciais com a vesão para estudante :!:
Ou pode? :?: :perdido:

Não pode, se vc quiser comercializar vai ter que pagar a licensa !
Eu trabalho faz 1 ano com o JDeveloper aqui na empresa, e acho ele uma ótima ferramenta ! O unico problema dele e ter que pagar a licensa !

B

Aí é que mora o perigo! :guilhotina:
Alguém já usou o E-Gen?
https://e-gen.dev.java.net/
Ouvi dizer que é muito boa…

[]´s…

B

Tentei instalar aqui o E-Gen, mas não funcionou…

J

Oi

Bleeder, eu já usei o e-Gen… AInda uso ele aqui, mas só pra aprendizado, nunca fiz nada profissional com ele. QUal o teu problema?

ps.: Eu conheci o criador do E-Gen no FISL deste ano, pelo o que ele contou, o e-gen tem planos muito grandes para um futuro próximo, então, quem estiver um pouco curioso sobre a ferramente, pode começar a estuda-la… :slight_smile:

T+

M

…po, pq não me disse, eu tb queria papiá heaheahaehea :lol:

B

Oi

Bleeder, eu já usei o e-Gen… AInda uso ele aqui, mas só pra aprendizado, nunca fiz nada profissional com ele. QUal o teu problema?

jeveaux, o arquivo que baixei tava corrompido, vou baixar de novo… :martelada:
Valeu…

J

Oi

Bleeder, ok… baixa ele aí e manda ver… é muito bom…

E MAtheus, tu não o conheceu pq, se eu não me engano, ele estava lá no FISL no dia que tu não foi. :frowning:

T+

S

Galera, desculpe a demora.

Não tive tempo de responder as questões.

Galera,

Minha experiência com o Eclipse é pouca. Quando aprendi Java, foi utilizando o JBuilder na versão 3 e o Notepad. Depois usei outras, como JEdit, Gel, e um pouco do Eclipse, no começo (Acho que versão 2.0, mais de um ano atrás). Logo depois, já parti para o JDeveloper e estou com ele desde a versão 9i (903).

Bem, o que eu posso fazer é destacar as funcionalidades que eu mais gosto do JDeveloper e falar o que eu penso do Eclipse (mesmo que talvez vcs me corrijam).

Ficou um pouco grande. Foi mal aí! :slight_smile:

1. Completo e Integrado: Eu não preciso ficar baixando uma série de plug-ins e configurando-os para ter uma IDE completa. IDE que significa “Integrated Development Environment”.

2. Tem tudo que eu preciso pra desenvolver, com:

• Modelagem UML. Into inclui Diagrama de Classes, Casos de Uso, e Atividade (só faltou, pra mim, o de sequência e estados, o que ainda é uma promessa que vai ter, e que no caso pode ser suprido por uma extensão, como a SDE ou Konesa). Além dos diagramas padrões, vc tem tbm diagramas como o de Banco de Dados e o de EJB. Quebram um puta galho na modelagem do banco e na criação da camada de persistência. Tudo isso sincronizado automaticamente com o código. Pro Eclipse, vc precisa de um plug-in, e que não vai estar completamente integrado, acredito.
    • Codificação. Apesar de não ser o forte do JDeveloper, a codificação não me deixa a desejar. Prefiro ter um modelo bom, bem sinronizado com o código, e vou mudando conforme requisitos (como na metodologia do XP) do que ter uma ferramenta só pra código. Quando preciso mudar alguma coisa, mudo no meu modelo, não no meu código. E o báscio de refactoring ele tem, com renomear classes, mover classes e extrair um método. Sem falar os templates, as ferramentas de auditooria de código, auto-complemento de código, exibição de JavaDoc, enfim. Conheço o Eclipse pela sua fama de ser uma ótima ferramenta de codificação. E já vi informações no ont.oracle.com sobre futuras versões do JDeveloper estão rpogramadas para suportar mais recursos de codificação do Java.
    • Posso desenvolver e testar a aplicação J2EE (tento EJB ou não) direto da IDE, usando o OC4J, já integrado. No Eclipse, vc precisa do Lomboz, ou daquele plug-in pago, o SolarEclipse, eu acho.
    • O JDeveloper é só um, e roda tanto no Linux, Windows, ou qualquer outra plataforma, com as mesma funcionalidades. O SWT impede que o Eclipse possa fazer isso. O que faz com que o Eclipse pareça mais leve e rápido, mas foge um poco da idéia de interoperabilidade e padronização. Mas é só o que penso.
    • Excução de testes, com integração ao JUnit e também possui ferramentas de métricas de execução, mostrando Eventos, Memória, e Custo de Execução. Acho que o Eclipse não tem nada comparado com isso, a não ser o JUnit.
    • Desenvolvimento de J2EE e WebServices é fácil e rápido, usando assistentes. O Eclipse não tem isso. É tudo na base de codificação, ou vc tem que correr atrás de um plug-in pra isso.
    • Depuração também é fácil (apesar de que muita gente fala da depuração do Eclipse tbm), e isso inclui também a possibilidade de depurar PL/SQL direto no banco. Sem falar no depurador de interfaces gráficas que ele tem, que facilita bastante tbm na depuração de aplicações clientes.
    • Edição visual de interface gráfica Web. Isso dispensa maiores explicações. Só creio que já esta sendo implementada e integrada na IDE tbm o Java Server Faces, e vai funcionar como no Sun Creator Studio, e no caso, também vai estar integrado com o UIX, podendo usar os componentes do framework da Oracle junto com JSF.
    • Edição do Struts Page Flow, que deixa fazer a navegação das páginas e edição do struts-config.xml visualmente. Isso é demais tbm. Não sei se o Eclipse tem isso.
    • Clicar e arrastar os componentes de negócio, como EJB e até permitir a inserção de WebServices clicando e arranstando numa página JSP ou UIX. Esse é outro recurso de edição muito bom, que está seguindo uma JSR submetida pela prórpia Oracle, que define um padrão para acoplamento de componentes de negócio e utilização da camada de dados na aplicação J2EE, e é respectivo à JSR-227, chamada “A Standard Data Binding & Data Access Facility for J2EE”.

Bem, acho que isso é mais do que o bastante para vcs avaliarem.
Gostaria no entando, que vcs colocassem as características do Eclipse que vcs mais gostam para que eu possa saber, e de repente mostrar algum correspondente no JDeveloper.

Sobre o E-Gen, me corrijam se eu estiver errado, mas me pareceu bastante com uma ferramenta para geração rápida de aplicações de relatórios. Acho que ainda se encontra com pouca flexibilidade. Mas é uma projeto legal e ambicioso. Pode crescer bastante.

Falow Galera.

M

ok! chega chega! haehaehahaha, baixei o JDeveloper! vou começar fuçar nisso tudo! to babando ja :baba:

Z

HAHUAUHAUH

Isso foi uma Bíbila! e não um post…
:lol:

Muito bom!!

S

Desculpa o tamano do Texto… . hehehehe

Que bom que vc curtiu! é uma ferramenta demais mesmo…

Falow

M

foi uma ótima resposta sergio, vou mostrar esse post pro pessoal do trabalho, estou comentando sobre o JDeveloper lá e estão todos curiosos

:uy:

K

Olah!

Já que estão todos “apaixonados” pelo JDeveloper…
estou desenvolvendo (ou melhor, tentando desenvolver) minha primeira aplicação com JDeveloper. Gostaria de saber se alguem já fez conexão com MySQL pelo JDeveloper, se é possivel e como fazer…

A intensão é poder utilizar o JClient Form Wizard… e facilitar minha vida!

Desde já agradeço.

Criado 9 de junho de 2004
Ultima resposta 4 de jul. de 2004
Respostas 30
Participantes 8