Novo projeto. Como fazer?

12 respostas
IcePeak

Amigos! Vim aqui agora que acho que estou apto a realmente começa a programar pra valer!

Eu já fiz um esboço de um projeto, o qual eu liberarei o código após terminado :lol: , em que é um controle de uma loja normal, porém feito para web, para que o dono possa controlá-lo a distância, apenas com a internet.

Eu aprendi bastante sobre Java Servlets, JSP e como utilizar o eclipse. Estou com o Tomcat 6 funcinonando na minha máquina, Eclipse europa (3.3), e Java 1.6.

Gostaria de saber qual o banco mais leve indicado para este tipo de aplicação, ele precisa ter leveza para não exigir muito da máquina servidora, mas precisa também de um tempo bom de resposta. Que banco tem esta relação?

Já ouvi falar de frameworks… Como funcionam, como instalar e qual deles é melhor para a minha situação?

Obrigado pela ajuda!

12 Respostas

Zakim

falar o que é melhor vai ser complicado. Isso vária de aplicação para aplicação entre outras caracteristicas

se vc nao for revender o seu projeto entao use MYSQL. Possui muita documentação e talls, e o melhor e mais recomendado tanto para iniciar na área quanto para a aplicação em si.

Já os frameworks são mais complicados ainda. Cada um possui uma habilidade diferente e melhor em determinado contexto…

recomendo que use o struts. Um framework popular que é largamente utilizado em aplicações web e possui uma gama de materiais sobre ele para que vc possa aperfeiçoar seus conhecimentos e tirar as duvidas.

Obs: se a aplicação for pequena, não caia na paranoia de ficar colocando um punhado de coisas sem necessidade. Use o que interessa e vá em frente. A não havaliação do que se está utilizando pode tornar sua aplicação mal acoplada e imatura devido ao fato de voce estar iniciando agora.

espero ter ajudado…

:stuck_out_tongue:

fsquadro

Banco leve e rápido, utilize o MySQL.

Quando a framewors, tem vários,vai ficar a sua escolha.

• Mentawai
  • VRaptor
  • Struts 2
IcePeak

Hmm… okk…

O que me dizem sobre postgre?

Muito ruim??

Como fazer conexôes com o MySQL?

fsquadro

O Postgresql é muito bom, na minha opinião melhor que o MySQL.

Mas como você falou que queria algo bem leve, o MySQL é mais leve e me parece que é um pouco mais rápido também.

IcePeak

Ahnn… Entendi

Quanto ao framework, me passa ae um tutorial de uns dois ou tres bons frameworks pra mim avaliar se der…

}Valeu!!

andreiribas

bom… como você quer saber qual o melhor bd… com certeza oracle… mas no teu caso o postgreSQL se esquadra bem.

Sobre frameworks, indico o mentawai, o aprendizado dele é rápido e bem simples, porém poderoso.
www.mentaframework.org

cv1

Yup. Mentawai eh foda.

[size=7]nada como contribuir com a propria profissao[/size]

IcePeak

Alguém me passa por favor um tutorial de como fazer o mentawai fucionar em uma app criada com o Eclipse? Como tenho que proceder? Obrigado!

A

cv:
Yup. Mentawai eh foda.

[size=7]nada como contribuir com a propria profissao[/size]

Ironia é seu forte :lol:

fsquadro

IcePeak,

Em http://www.mentaframework.org você encontrará a documentação necessário para iniciar no mentawai, assim como em http://www.vraptor.com.br você encontrará as informações necessárias para o VRaptor.
O VRaptor ainda possui uma apostila (procure aqui no GUJ) feita e disponibilizada pela Caelum.

Boa sorte.

sergiotaborda

IcePeak:
Hmm… okk…

O que me dizem sobre postgre?

Muito ruim??

Como fazer conexôes com o MySQL?

O postgre foi construido para concorrer com o Oracle, então já dá para ter uma ideia da sua capacidade. Ele é melhor que o MySQL. Embora ambos necessitem de alguem com certa experiencia para fazer uma instalação de nivel fino - mas suponho que isso todos precisam. Agora que o postgres funciona no windows, não ha mais razão para usar o MySQL.

Contudo, o ideial é vc abstrair completamente o banco com alguma ferramenta ( como o JTA ou o Hibernate) e escolher um qualquer. Se vc não gostar depois muda.

Z

Essa é a sua resposta:

http://gettingreal.37signals.com/GR_por.php

Criado 23 de julho de 2007
Ultima resposta 24 de jul. de 2007
Respostas 12
Participantes 8