Olá comunidade do GUJ, após muito tempo do desenvolvimento web com Java, como diz a musica do Rei Roberto Carlos, EU VOLTEI.
Bem após muito tempo desenvolvendo web somente com PHP, Python e Ruby eu tenho um freela com a tecnologia Java.
Bem como é um projeto simples e pequeno dá para fazer em poucas horas e como estou acostumado com frameworks web (rails-like) como Rails, Django, Slim, etc. quero trabalhar em uma linhas como estes frameworks. Pelo que acompanhei nos ultimos tempos o Play! Framework é o framework web hoje que mais se aproxima destes. Bem eu estou acostumado com facilidades vindas do Rails como Modelo.find(1) ou Modelo.create({attr: 1, attr2: 2}) e coisas do tipo. Hoje fui começar com o Play 2.0.4 porém as coisas no site oficial achei muito complicada, fiquei completamente perdido. Em fim coisas de iniciante né? Baixei um PDF do livro Play Framework Cookbook, porém a versão abordada no livro é a familia 1.x e parece que as coisas ficaram bem diferentes para a versão da familia 2.x.
Bem eu já tenho meu modelo de banco de dados em mente e eu consegui criar as classe de modelo e o relacionamento JPA com as anotações @OneToMany por exemplo. Agora eu preciso de saber como implementar as buscas (finders), como trabalhar com as rotas, passar parametros, construir minha views e coisas assim. Como o projeto tem apenas umas 4 páginas é um bom projeto para começar a usar a ferramenta. Por isso, se alguém puder me ajudar tanto aqui no forum ou via GTalk e Skype eu agradeço.
Bem vamos separar o que preciso para definir de forma organizada.
- Como implementar os finders (findAll, findByEmail, findByAttribute…)
- Como montar as rotas de formas organizadas
- Como construir as views.
- Como montar meus testes automatizados (pelo menos os jUnit da vida)
- Talvez como usar o console.
Grato por quaisquer ajuda.