Novo projeto :)

Sou novato ainda em Java, estou ainda lendo uns tutoriais mas o que vim falar não é isso…

as IDE’s predominantes é NetBeans e Eclipse não? porque um grupo de experientes não se reune e cria uma outra IDE? já que o Brasil é bem reconhecido la fora por suas comunidades de Java, criar essa IDE é somente mais um passo a favor do desenvolvimento e crescimento da linguagem no Brasil :slight_smile: dando mais força aos usuários iniciantes e os de medio porte, e botando pilha aos usuários que queiram conhecer essa linguagem.

Iae? O que achão?

Criar uma outra IDE como desafio engrandeceria os envolvidos, comc erteza, mas o que exatamente você pensa que deveria existir numa IDE que não existe nas atuais, ou pdoe ser implementada simplesmente como um plugin?

As IDEs que você citou são livres, qualquer um pdoe modificar seu código e customizar…

vi que botei no local errado isso. hehe mais já corrigiram.

bom não é simplesmente modificar, é criar :slight_smile: isso daria motivação, seria criar uma igual ao NetBeans, pois eu olhando um projeto de uma IDE e brasileiro, ficaria muito mais alegre em desenvolver aplicações Java, isso iria também funcionar com muitos, seria como se fosse um impulso ao Java, um impulso Muito maior :slight_smile:

no linux quando eu comecei a aprender, uma grande coisa que me in[color=red]C[/color]entivou foi ver a nossa empresa, Conectiva, ser a maior da America Latina e a maior do Brasil, seria algo quase igual a isso.

Com um grande Grupo de usuários experientes desenvolvendo softwares brasilieiros para ajudar o meio público do java :slight_smile: além de alegrar muitos mais.

Eu desenvolvo plugins para Eclipse e já te aviso.
Para chegar looonge em termos de funcionalidade das atuais IDEs precisa de algo como 2-3 anos com umas 10 pessoas fulltime.

Eu acho que desenvolver plugins e, quem sabe, algo mais é muito mais viavel.

esse é o problema. Muitos dos programadores experientes estão empregados, e não sobra tempo pra essa area do Software Livre, já la pra fora isso tem como ser feito… :slight_smile: mas estou so lançando uma ideia, vai que existe algum maluco que resolve botar fogo nessa ideia…

hehe

Eu sinceramente nao vejo a menor vantagem em tentar criar uma IDE soh pra “exercitar a criatividade”. Na verdade, eu nao vejo motivo em criar alguma coisa que ja existe e ja funciona bem so pra exercitar nada. O tempo que se gasta refazendo o que ja existe podia muito bem ser gasto melhorando o que ja existe, nem que seja meramente descobrindo bugs ou inventando novas funcionalidades, e contribui muito mais, de uma forma geral, pra evolucao das tecnologias envolvidas e da nossa profissao como um todo. Que, convenhamos, ainda eh primitiva que doi.

Olá Kolt!

Assim como vocÊ, acho o brasileiro fera no desenvolvimento java.
Talvez os caras do Javali tenham este tipo de idéia maluca!

http://www.javali.org.br/index.html

Mas já vou te adiantando que não tenho certeza! Dê uma pesquisada.

Agora quando as opiniões citadas nos posts acima, eu concordo com todas elas!

Veja bém, criar um plugin também é desafiador e exercita a criatividade também. Se vocÊ tem na sua imaginação a idéia de criar a IDE, por que não poderia cria O Plugin!!! Dentro de java, opções para se criar plugin é o que não falta!

Outra assunto interessante seria quem sabe criar um framework! Mas também já há tantos, mas com certeza vocÊ encontrará alguma coisa que poderia ser “padronizada” dentro de um framework!

Criatividade o brasileiro tem, o problema é tempo e quem esteja disposto a realmente fazer com que o projeto se torne uma realidade!

Abraços!