Novo Projeto!

Para começar um projeto de forma correta por exemplo um “software de locadora”.

1º começar com o banco de dados ?
2º Modelar as classes que irei utilizar ?
3º Parte Grafica ?

Alguém poderia me dar alguma orientação de como começar corretamente uma aplicação. :idea: :?:

e acho q essa ordem q vc pois aí está ótima.

1º DB
2º as classes
3º GUI

no DB vc cria as tabelas e tudo mais…
nas classes vc implementas todas as opções e recursos do software…
e depois é só montar a GUI contendo todos os recursos possiveis.

abraços!!

:?: Para formular as classes existe alguma técnica ?

Bom , eu tô tentando fazer um projeto com UML, e acho que a ordem é mais ou menos esta:
Primeiro vc faz diagrama de casos de uso - relação entre os atores e os casos de uso…
Depois vc levanta as classes principais de acordo com os casos de uso que vc viu.
Depois vc parte pro diagrama de interação ou de seqüencia (ainda não cheguei nesta parte) pra levantar as ações e relações entre as classes, e tira daí os métodos e interfaces …

Falou,
Fábio.

Eu tb to fazendo, o meu é um gerenciador de senhas. To fazendo o projeto com UML enquanto ainda to estudando Java. Agora essas metodologias RUP e XP nao sei oq são, acho q ja ouvi falar dessa XP. Onde tem tutoriais ou textos sobre elas?

8O :stuck_out_tongue: :oops:

bem, vide links:

XP: http://www.xispe.com.br
RUP: http://www2.fundao.pro.br/articles.asp?cod=194

…creio q vão te dar um conhecimento inicial no minimo dos dois… :joia:

Putz …valeu Mateus … sempre ouvia falar de RUp mas nunca soube o que é … gora ja sei mais ou menos …
valeu pelo post …

Lembrando, que primeiramente vc deve saber o que o que o seu programa realmente vai fazer. Tentar definir logo tudo no início (se bem, que isso quase nunca é possível :cry: )

Não acho legal começar pelo banco de dados. O melhor, como o Fábio disse, é usar a UML. Fazendo alguns diagramas, como os casos de uso, sequencia, de classe, … E a partir daí, vc definir como que vai ficar o seu BD.

Procure tb, seguir alguma metodologia, como o RUP ou XP. E usar os Design Pattern no seu projeto. Modularizando bem ele para que, se houver uma alteração no futuro, vc não precise modificar todo o seu projeto.

[]'s