Novo sistema de perguntas e respostas pro GUJ [ALFA]

Olá, gujeiros

Dado o interesse de muitos e também a necessidade de um sistema mais simples e auto sustentável, criamos um novo sistema de mensagens, como o quora e stackoverflow. É a primeira versão e ainda está em testes iniciais, o GUJ-Respostas:
http://www.guj.com.br/perguntas

Depois de pesquisarmos ferramentas open source e pagas, optamos por criar nossa própria. Quer ajudar? Utilize-o de verdade, necessariamente colocando perguntas e respostas reais, sem testes. Você pode logar com o mesmo login e senha desse fórum, mas repare que não é Single Sign On, apenas copiamos os logins e hashes para ajudar nessa etapa inicial. Também é possível logar via Facebook.

Repare que a proposta é outra da qual o forum do GUJ possui: diferente de gerenciar discussões, um sistema de question-and-answer é mais impessoal, focado em resolver problemas específicos, sem abertura para um debate. É também colaborativo, onde todos podem editar a pergunta/resposta de todos, como num wiki. Também é possível votar e marcar as questões e respostas. Pra tudo isso há um preço, você precisa atingir determinadas pontuações, que ainda estão sendo estudadas e melhoradas, para ganhar o direito de tal tipo de moderação e colaboração. Leia mais no próprio site.

Caso o GUJ-Respostas faça sucesso, a intenção é de que os dois espaços do GUJ coexistam: o que for discussão será feito nesse fórum, o que for bem técnico e que tem uma resposta precisa ficará no GUJ-Respostas.

Exemplos? “Como posso melhorar o rendimento da minha equipe?” “O que é melhor, Fortran ou Ada?” ficarão neste fórum. Já “Como posso converter um int em Object em c#” e “Como faço para devolver um JSON com Spring MVC?” ficarão no GUJ-Respostas, sempre detalhando o máximo possível.

Há uma série de melhorias a serem feitas, em especial permitir criação de tags, sugestão nas buscas, melhor editor de texto/código, sistemas para linkar perguntas duplicadas e tantos mais. Nesse momento estamos buscando bugs, erros, problemas graves de layout, etc. Deixe seu comentário aqui caso encontre algo estranho, verifique antes se alguém já não reportou. Nesse começo, é possível que você encontre o servidor caído, sendo restartado, erro 502 do nginx, etc.

Fica o agradecimento aos diversos moderadores que ajudaram, além da equipe de desenvolvedores que me aguentaram nesses dois últimos meses.

Muito bom e bonito.

Parabéns. [=

OBS.: Poxa, 0 de mensagens e reputação é triste viu. =(

Parabens, já nasceu certo com layout responsivo, ficando perfeito no celular. Bom tambem o fato de nao ter divisoes entre tecnologias. Provavelmente muita gente do .Net e outras tecnologias devem migrar pro Guj.

Eu não curto muito o estilo stackoverflow, não acho o estilo de interface agradável.

Prefiro mais o estilo do velho e bom guj ;D

[quote=romarcio]Eu não curto muito o estilo stackoverflow, não acho o estilo de interface agradável.

Prefiro mais o estilo do velho e bom guj ;D[/quote]
Mas se encaixa melhor pelo propósito ser outro, alias poderia ser de fato o StackOverFlow brasileiro ou se juntar no projeto que parecia estar sendo tocado, não precisando reinventar, mas com certeza devem ter motivos fortes para não ter acontecido. E talvez seja melhor dar um nome complementar no logotipo, tipo “GUJ Respostas” ou sei lá, só para não misturar as identidades.

Por que não usam a mesma autenticação do guj? (Lá o login pede pelo e-mail, e não pelo nick)

Acho que ficou muito bom, ficou um modelo muito mais dinâmico, mas eu acho que inicialmente vai ficar um pouco confuso saber em qual irão ser postadas as perguntas , se vai ser no Guj Perguntas ou no fórum atual, principalmente para quem for novo no fórum , mas acho que vai ser questão de se acostumar com essas duas possibilidades e se for possível criem um FAQ ou tutorial para quem for novo fórum.
OBS: Poderiam divulgar quais tecnologias estão utilizando na criação da ferramenta, linguagem e etc.

Respondendo alguns comentarios:

@Javaflex: que bom que percebeu! os devs lutaram bastante pra ja começar com o design responsivo
@romarcio: vamos melhorar a nossa interface. e cada forum tera seu proposito diferente
@Javaflex: vamos fazer algo assim, pra separar um pouco a identididade, como um detalhe no logo
@Ramon: Usamos Java/VRaptor/JSP/Hibernate basicao, o desafio de um sistema desses é maior na UI.
@Roger75: um dos problemas do GUJ atual é muita gente querer mudar de nick, ai seria ruim utilizar como chave

Paulo, o site já está aberto pra gente poder usar? Ou ainda não?

Fiquei confuso porque você disse que está em Alfa

[quote=Rodrigo Sasaki]Paulo, o site já está aberto pra gente poder usar? Ou ainda não?

Fiquei confuso porque você disse que está em Alfa[/quote]

Pode e deve usar sim! Estamos matando os bugs para poder concilia-lo com a home do GUJ, tendo um espaco para as últimas perguntas.

Tem como colocar as tags em ordem alfabética? Ou alguma opção de organizar?

http://www.guj.com.br/tags Aqui por exemplo.

Fica mais fácil de localizar alguma tag. [=

Poxa, pra uma versão beta, está muito bom.

Vou utilizar sim.

O enconding tá vindo quebrado no email de notificação. [=

@hebert: coloquei no backlog oferecer tags em ordem alfabetica e tambem o bug do encoding
@jaboot: utilize sim! há uma maneira um pouco diferente de trabalhar nesse sistema de perguntas e respostas, mas vamos nos adaptando e vendo o que é melhor

achei da hora. Ficou muito bom mesmo.

[quote=wellington.nogueira]É interessante que a proposta seja de discussões aqui e dúvidas pontuais lá.
Minha dúvida é, alguém vai controlar isso?
Será possível migrar/mover uma dúvida colocada no canal errado para o canal correto?
[/quote]

Nesse começo nao vamos controlar. Futuramente, quando voce criar uma pergunta no forum classico, aparecera um javascript convidando-o a postar a duvida pontual/tecnica no outro sistema. Migrar as perguntas seria um passo complicado, vamos analisar futuramente.

Sinceramente acho bem chato isso, toda vez q eu postar algo, aparecer um popup para postar no outro forum, ainda mais se o popup for grande, pra explicar a diferenca entre os dois. Se for popup pequeno pode ser que o pessoal não dê bola pra ele…

Minha sugestão é: como o pessoal do GUJ é bastante colaborativo, acredito que a melhor forma seria nós da era “início GUJ Respostas” ir demonstrando aos poucos quando deve postar ou não no GUJ Respostas, da mesma forma de quando alguém posta algo em topico errado, ou de uma forma inadequada (sem tags code, por exemplo). Além disso, ter um bannerzinho de propaganda aqui no GUJ, com explicação curta e objetiva de quando postar no guj respostas, talvez até aqui onde escreve a mensagem (segue figura em anexo)

Igor, bom lugar pra colocar a mensagem mesmo. Falei popup, mas nada está definido. Como podem ver, estamos no começo e será importante esse trabalho de todos em conjunto.

Estou com uma dúvida: Nos comentários pode postar códigos? se Sim, a tag é a mesma do GUJ?
de lado do campo e comentário fica um balão:

Comentário

Utilize formatação mini-Markdown: link italico negrito codigo.

não dar para entender muito bem o que este balão.

No campo de pergunta e resposta a tag para postar código é: enter code here
é só acionar o código após esta frase não precisa fechar?

abre-se outro campo abaixo pontilhado deve postar o código neste campo?

No mini-markdown você usa ``

quando aqui você faria list.size(), lá você fará list.size()

Simples assim. Agora na resposta completa, ele usa a identação para ver onde por código. Se tiver 4 espaços, ele interpreta o texto como código