Novo sistema de perguntas e respostas pro GUJ [ALFA]

Perfeito! A ideia é conviver e adaptar o pergunta-respostas pra como a comunidade do GUJ gostar. Em algumas semanas, assim que ele ganhar alguma maturidade, colocaremos as ultimas duvidas na home, assim como hoje é feito pro forum.

[quote=javaflex]
O espaçamento é tendência hoje para facilitar o touch, além de melhor “respiro” entre os conteúdos, onde apesar de diminuir a área útil, deixa a leitura mais agradável.[/quote]

Entendi. Não cheuei a ver em mobile. com certeza deve oferecer uma navegação bem melhor.

Vai ter algum lugar que diz quantos pontos de reputação são necessários pra cada privilégio?

Rodrigo, tem aqui:
http://www.guj.com.br/sobre

Mais pra frente teremos direitos de aprovar edições, travar topicos, etc. Mas só um pouco mais pra frente, quando virmos o que o pessoal ta precisando, como deve funcionar, etc.

[quote=Paulo Silveira]Olá, gujeiros

Dado o interesse de muitos e também a necessidade de um sistema mais simples e auto sustentável, criamos um novo sistema de mensagens, como o quora e stackoverflow. É a primeira versão e ainda está em testes iniciais, o GUJ-Respostas:
http://www.guj.com.br/perguntas

Depois de pesquisarmos ferramentas open source e pagas, optamos por criar nossa própria. Quer ajudar? Utilize-o de verdade, necessariamente colocando perguntas e respostas reais, sem testes. Você pode logar com o mesmo login e senha desse fórum, mas repare que não é Single Sign On, apenas copiamos os logins e hashes para ajudar nessa etapa inicial. Também é possível logar via Facebook.

Repare que a proposta é outra da qual o forum do GUJ possui: diferente de gerenciar discussões, um sistema de question-and-answer é mais impessoal, focado em resolver problemas específicos, sem abertura para um debate. É também colaborativo, onde todos podem editar a pergunta/resposta de todos, como num wiki. Também é possível votar e marcar as questões e respostas. Pra tudo isso há um preço, você precisa atingir determinadas pontuações, que ainda estão sendo estudadas e melhoradas, para ganhar o direito de tal tipo de moderação e colaboração. Leia mais no próprio site.

Caso o GUJ-Respostas faça sucesso, a intenção é de que os dois espaços do GUJ coexistam: o que for discussão será feito nesse fórum, o que for bem técnico e que tem uma resposta precisa ficará no GUJ-Respostas.

Exemplos? “Como posso melhorar o rendimento da minha equipe?” “O que é melhor, Fortran ou Ada?” ficarão neste fórum. Já “Como posso converter um int em Object em c#” e “Como faço para devolver um JSON com Spring MVC?” ficarão no GUJ-Respostas, sempre detalhando o máximo possível.

Há uma série de melhorias a serem feitas, em especial permitir criação de tags, sugestão nas buscas, melhor editor de texto/código, sistemas para linkar perguntas duplicadas e tantos mais. Nesse momento estamos buscando bugs, erros, problemas graves de layout, etc. Deixe seu comentário aqui caso encontre algo estranho, verifique antes se alguém já não reportou. Nesse começo, é possível que você encontre o servidor caído, sendo restartado, erro 502 do nginx, etc.

Fica o agradecimento aos diversos moderadores que ajudaram, além da equipe de desenvolvedores que me aguentaram nesses dois últimos meses.[/quote]

gostei muito da ideia =D, vcs da caelum são os caras mesmo… vraptor, restfulie e guj…

mano vei… esse sistema de Q&A, vai ser open source também?

ps. espero não estar perguntando coisa que não devo hehehe

brigadao!

Paulo, estamos sim considerando a possibilidade, mas queremos testar algumas alternativas antes.

[quote=Paulo Silveira][quote=paulodiogo]
mano vei… esse sistema de Q&A, vai ser open source também?

ps. espero não estar perguntando coisa que não devo hehehe
[/quote]

Paulo, estamos sim considerando a possibilidade, mas queremos testar algumas alternativas antes.[/quote]

opa… vocês estão pensando em colocar autenticação com conta google?

ps. eu não tenho facebook…

Tem um bug na exibição de respostas contendo .
No texto de uma resposta, me referi ao nome de uma tag (entre <>'s) e a página ao exibir exclui esse trecho.
O tópico é esse: http://www.guj.com.br/135-javascript-ajax-leitor-de-feed

Acho a idéia legal, pois acho que vai mais direto ao ponto diferente do GUJ hj que dependendo do assunto técnico é muito bla bla bla
Mas o dificil vai ser as pessoas colocarem as duvidas no lugar certo…

[quote=gomesrod]Tem um bug na exibição de respostas contendo .
No texto de uma resposta, me referi ao nome de uma tag (entre <>'s) e a página ao exibir exclui esse trecho.
O tópico é esse: http://www.guj.com.br/135-javascript-ajax-leitor-de-feed[/quote]

Não é bug, é a feature :), para evitar javascript e html injection, ja que aceitamos algumas tags html. Voce precisa usar a tag entre e. por exemplo <br>.

[quote=Paulo Silveira][quote=gomesrod]Tem um bug na exibição de respostas contendo .

Não é bug, é a feature :), para evitar javascript e html injection, ja que aceitamos algumas tags html. Voce precisa usar a tag entre e. por exemplo <br>.[/quote]
Ok! :slight_smile:

Caras primeiro parabéns pela iniciativa o projeto é ótimo. Agora uma observação: no perfil do usuário por padrão fica o e-mail público. O que eu faço pra não ficar público? se eu editar e apagar ainda vou conseguir fazer login?

[]'s

[quote=gilberto_oliveira]Caras primeiro parabéns pela iniciativa o projeto é ótimo. Agora uma observação: no perfil do usuário por padrão fica o e-mail público. O que eu faço pra não ficar público? se eu editar e apagar ainda vou conseguir fazer login?

[]'s[/quote]

Ele so aparece pra voce, nao aparece pros outros nao. Deslogue do site para ver.

Mais um deploy! Segue o changelog :slight_smile:

-> Bugfix: perguntas como aspas não são mais cortadas ao tentar editar.
-> Bugfix: quando alguem deslogado clicava em adicionar comentário, aparecia uma mensagem para logar mas abria o formulario mesmo assim.
-> Deixando mais claro que o usuário só deve responder a própria pergunta se for realmente uma solução.
-> Moderadores podem ver quais são as perguntas/respostas mais flaggeadas e removê-las.
-> Botão de submit para editar comentário alterado de “Editar” para “Ok”.
-> Quantidade de votos em um comentário sendo mostrada sem necessidade de hover.
-> É possível logar em varios locais/browsers ao mesmo tempo.
-> Botão de fechar na janela de marcar posts.
-> Marcar respostas como solução não faz mais a questão subir na listagem da home.
-> Removido uservoice da versão mobile.

[quote=Paulo Silveira][quote=gilberto_oliveira]Caras primeiro parabéns pela iniciativa o projeto é ótimo. Agora uma observação: no perfil do usuário por padrão fica o e-mail público. O que eu faço pra não ficar público? se eu editar e apagar ainda vou conseguir fazer login?

[]'s[/quote]

Ele so aparece pra voce, nao aparece pros outros nao. Deslogue do site para ver.[/quote]

Verdade, vlw .

Agradeço a todos que participaram dessa primeira versão.

Amanhã faremos a integração do sistema com a home, para aumentar a visibilidade e uso do sistema. Pode ser que haja alguns hiccups e caidas, ja que o sistema ainda nao tem performance. Tambem haverá muita gente com duvidas de como postar, como reclamar, como se portar. Vamos ter um guia/tutorial e postaremos uma noticia com detalhes.

como faço para fechar um topico resolvido de perguntas e respostas???

Se você é o autor da pergunta, ao lado de cada resposta vai aparecer uma bolinha com um check meio apagada.

É só clicar na resposta que respondeu a sua pergunta e pronto.

Se você é o autor da pergunta, ao lado de cada resposta vai aparecer uma bolinha com um check meio apagada.

É só clicar na resposta que respondeu a sua pergunta e pronto.[/quote]

E é algo que eu não vejo por lá. O pessoal se esquece de marcar as respostas que ajudaram e isso deixa a seção de perguntas sem resposta marcada meio que sem sentido.

[quote=Ataxexe]

E é algo que eu não vejo por lá. O pessoal se esquece de marcar as respostas que ajudaram e isso deixa a seção de perguntas sem resposta marcada meio que sem sentido.[/quote]

muito em breve, quem tiver mais de 2000 pontos podera marcar respostas como corretas, se elas ainda nao estiverem marcadas