Novo Site sobre operação em Bolsa - o VoteBolsa.com.br

22 respostas
otaviofcs

Várias vezes já vi tópicos no guj sobre investir em ações, como esses:
http://www.guj.com.br/posts/list/65221.java
http://www.guj.com.br/posts/list/30/32235.java

Agora estamos lançando um novo site sobre troca de informações para quem opera em Bolsa:

http://www.votebolsa.com.br

Está começando agora mais pretendemos formar uma comunidade que vai gerar um conteúdo mais objetivo: tipo é para comprar ou para vender. Pra quem opera em Bolsa de Valores acho que a informação que está lá é mais isenta, pois por mais que cada um puxe sardinha pro seu lado, todos tem a mesma voz. Além disso, a partir de janeiro teremos uma métrica associada aos que melhores indicam (ou seja, um ranking mensal para os usuários). Sugestões são bem-vindas!

abraços,

Otávio

22 Respostas

saoj

Putz !!! Excelente idéia! Parabéns! Existe algum site/serviço similar nos Estados Unidos?

Se eu entro lá agora e voto para comprar VALE. Como vc avalia se o meu voto para comprar foi um bom voto ou um voto ruim?

otaviofcs

Obrigado,

Nunca vi nada igual nos EUA em termos de objetividade. Inclusive procuramos muito boas idéias para copiar :smiley: mas não achamos nenhuma tão legal. Se você tiver idéias complementares, serão muito bem-vindas.

A avaliação virá com o seu ranking que vai ver como seus votos foram em relação ao benchmark e outras coisas mais.Por isso o ranking ser mensal. Isso vai estimular também a adesão pois teremos features de comparação que só usuários logados terão. Inclusive a área de estatísticas será mais “inchada” pois terá comparação do seu portfolio,…

Quer abrir uma filial do VoteBolsa aí? Só tem que ver como a SEC regula. Aqui ralamos muito para nos adequarmos à CVM. O site era muito mais agressivo…

saoj

Parece ser uma idéia interessante, pois o cara se tornaria um “excelente” investidor, sem nunca ter investido um centavo, só na base da opinião. E isso é muito diferente do dinheiro falso, que se torna apenas chute/aposta (como se com o dinheiro verdadeiro também não fosse, mas a psicologia é diferente).

Só queria entender como vcs vão avaliar os VOTOS das pessoas, com base em que lógica.

Exemplo:

Hoje é dia 14 e eu voto que a VALE vai subir. Primeiro temos que definir o período ao qual meu voto se aplica. Vai subir em 1 hora, um dia, uma semana, ou um mês a partir de agora?

Então se no final desse PERIODO a VALE realmente subir, então vcs me dariam um ponto como VOTO correto. Se a VALE cair então vcs me tirariam um ponto como VOTO errado. É isso???

Vai ter uma enxurrada de gente com ranking negativo… :slight_smile:

otaviofcs

saoj, voce nao deve ter visto o site direito. O site é todo por periodo de voto. Ou você vota no dia, no mês ou no ano. Outra coisa, a gente não deixa o cara votar para o dia, por exemplo após às 14h. Por isso o cara tem que prever como vai fechar o pregão. Senão, 17:59h eu voto compra se subir ou venda se cair. Outra coisa é que você só pode ter 1 voto pra cada período. Ou é comprar ou vender. Se mudar de opinião eu substituo o voto dele. Assim fico mais correto em termos de humor do mercado.

otaviofcs

outra coisa, nota negativa não importa, no máximo o cara fica no rabo do ranking :lol: . O mais importante é que o cara não deve focar na quantidade de votos mas sim na precisão. Se o cara for fera, aí pode mandar brasa e corre o risco de ser sempre bem avaliado #1

Kenobi

Vou conferir o site, mesmo porque sou membro do https://www.cakefinancial.com, acredito que a idéia original, tenha sido influenciada pelo projeto, que recebeu excelente avaliação no TC40.

otaviofcs

Kenobi, valeu pela referência, vou olhar (aliás o link tá errado). Mas não foi influênciado por ele não. Foi idéia original mesmo, “made in brazil”. Surgiu porque um dos sócios da minha empresa, a riopro (www.riopro.com.br) tem a mais de 10 anos um clube de investimento que dá super certo. E para ele era muito estressante quando tinha uma crise ficar ligando pra todo mundo pra pagar impressão do mercado (por isso até existe o índice “sentimento do investidor” no site).

Todos os sócios da Riopro são engenheiros ou economistas e por isso mercado acionário nunca foi big deal pra nos. Inclusive sempre trabalhamos com software de gestão e projetos na área de risco.

otaviofcs

sinistro, o site deles é bem legal também. Só que o foco é EUA pelo que eu vi. vou olhar com calma…

abraços,

otávio

wmitsuda

Olá,

Só por curiosidade, que tipo de “adequações” vcs tiveram que fazer? Não sabia que a CVM regulamentava sites sobre troca de informações sobre a bolsa.

wmitsuda

Uma pequena crítica: achei a divisão de votos por dia e mês muito 8 ou 80. Tinha que ter pelo menos por semana, já que muitos fazem trades de alguns dias, além de alguns grafistas usarem períodos semanais p/ analisar.

Não sei se caberia também algum tipo de voto “neutro” ou “mantém”, se por exemplo o mercado tiver andando de lado, você não recomenda nem compra, nem venda, mas espera uma definição mais clara p/ onde ele vai.

otaviofcs

Olá Willian,

Obrigado pelos comentários. Vi que você se inscreveu e está participando. Quando concebemos o site, pensamos em duas coisas:

wmitsuda:
Uma pequena crítica: achei a divisão de votos por dia e mês muito 8 ou 80. Tinha que ter pelo menos por semana, já que muitos fazem trades de alguns dias, além de alguns grafistas usarem períodos semanais p/ analisar.

1. Como o saoj falou, tinhamos que ter um critério bem claro para poder avaliar as respostas e pensamos em 3 prazos distintos. Você tem razão, vários grafistas usam períodos semanais. Já foi difícil pensar em 3 períodos porque para mim seriam 2 no máximo (não quisemos limitar em 2 justamente para que o usuário não se sentisse “restringido” ou não atendido. De qualquer forma, estamos atentos ao que os usuários estão dando de feedback e podemos ver se essa demanda será muito solicitada. Vou passar isso pra equipe;
  1. O neutro é não ter opinião na hora, por isso prefirimos não dar esse “muro” para os usuários porque o mais difícil é escolher. E não conseguiriamos a ranquear o neutro. A gente prefere que quem tem dúvida não dê opinião. Sei que perdemos votos, mas no mercado sempre se diz: “não tomar uma atitude é tomar uma atitude”. Ou seja, se você está comprado e não vende por dúvida, você está comprado. Se você não está comprado ou está vendido, você acredita que o correto é indicar venda, mesmo não tendo certeza;

Por favor, pode criticar mais. O importante é tentar atender essas demandas para que as pessoas operem melhor. Mais uma vez obrigado e espero ver você participando. Estamos focando na qualidade da informação e esperamos ter um resultado efetivo para isso. Pelo menos para nos já valeu, porque vimos as indicações de compra de curto prazo pra Lojas Renner e já deu pra ganhar um pouquinho depois dessa derrocada no meio da semana :smiley: .

abraços,

Otávio

kaolzz

O que mais tem eh gente jogando a sorte com a bolsa de valores …
Lembrem-se do Setimo Axioma, o da INTUICAO …
“So se pode confiar em um palpite que possa ser explicado.”
bem como o décimo primeiro axioma menor: “Jamais confunda palpite com esperança.”

Eh incrivel como muiiiiitaaaa gente aposta na volatilidade e nao na empresa !

Lembre-se de Warren Buffet e seu caso com a empresa Gillette !!

Para quem nao sabe : http://pt.wikipedia.org/wiki/Warren_Buffett

otaviofcs

kaolzz:
O que mais tem eh gente jogando a sorte com a bolsa de valores …
Lembrem-se do Setimo Axioma, o da INTUICAO …
“So se pode confiar em um palpite que possa ser explicado.”
bem como o décimo primeiro axioma menor: “Jamais confunda palpite com esperança.”
Eh incrivel como muiiiiitaaaa gente aposta na volatilidade e nao na empresa !
Lembre-se de Warren Buffet e seu caso com a empresa Gillette !!

É verdade, por isso acho que o ranking vai separar os “homens dos meninos”. Ou melhor, não é para excluir ninguém pois as pessoas sempre podem aprender. Quanto a volatilidade, eu sempre aposto nela. Tem um axioma forte na bolsa que é: “em momentos de stress muitas vezes a ação chega num patamar que não vai voltar tão cedo”. Fenômenos de volatilidade (ou boiada mesmo) acontecem sempre e devem ser explorados…

Kenobi

otaviofcs:
sinistro, o site deles é bem legal também. Só que o foco é EUA pelo que eu vi. vou olhar com calma…

abraços,

otávio

Olá Otávio, achei que fosse uma adaptação à idéia. Fico feliz da mesma ter sido originada por vocês, e não somente um oportunismo de criatividade.

Isso pode acontecer perfeitamente, a mesma sacada acontecer em lugares distintos e desejo (agora sabendo disso) a maior sorte possível !! :slight_smile: Tamos ae pra ajudar !!

bandrade

NEUTRO agora é ficar em cima do muro?? Se a ação está andando de lado, sem a menor definição, sem notícias novas, sem balanço novo… NADA… você quer que a decisão seja baseada em mágica??

Outra coisa, é necessário dár opinão para avaliar o papel se o cara está comprado ou vendido com aquele papel… são posições diferentes… e também tem o perfil…

No fim das contas eu prefiro ficar com meus programinhas aqui e confiar em minhas análises mesmo, o numero de variáveis é muito grande para conficar num estranho… meu metastock com meus gráficos traçados é a coisa mais bacana. ((;

otaviofcs

Kenobi:

Olá Otávio, achei que fosse uma adaptação à idéia. Fico feliz da mesma ter sido originada por vocês, e não somente um oportunismo de criatividade.
Isso pode acontecer perfeitamente, a mesma sacada acontecer em lugares distintos e desejo (agora sabendo disso) a maior sorte possível !! :slight_smile: Tamos ae pra ajudar !!

Kenobi, lamento se pareci rude na primeira resposta, mas realmente a idéia foi original. Aliás, dei uma olhada no site que você indicou e ele me pareceu muito legal, mais bem individualista. Isso é diferente, pois queremos expor as opiniões para todos com uma organização que não se encontra nos forúms hoje (quem não acompanha freneticamente um fórum tem dificuldade de dizer o que as pessoas realmente estavam pensando no dia sobre determinadas empresas). Estaremos colocando mais funcionalidades, dentre elas a troca privada de mensagens para alavancar a troca de idéias sem criar atritos.

abraços,

otávio

PS: só para mostrar que você poderia estar certo, estamos desenvolvendo um novo projeto que é inédito mas achamos um site correlato (mas de outro mercado) que definiu o modelo de negócios melhor do que a gente e por isso estamos copiando funcionalidades da regra de negócios desse site.

otaviofcs

bandrade:
NEUTRO agora é ficar em cima do muro?? Se a ação está andando de lado, sem a menor definição, sem notícias novas, sem balanço novo… NADA… você quer que a decisão seja baseada em mágica??

Você compraria uma ação neutra? Esse tipo de informação não ajuda a montar o portfólio de ninguém. É por isso que nossa opinião é que só queremos chamar atenção para ações que tem oportunidades de compra e venda. Neutro não deixa ninguém mais rico :).

bandrade:

Outra coisa, é necessário dár opinão para avaliar o papel se o cara está comprado ou vendido com aquele papel… são posições diferentes… e também tem o perfil…
No fim das contas eu prefiro ficar com meus programinhas aqui e confiar em minhas análises mesmo, o numero de variáveis é muito grande para conficar num estranho… meu metastock com meus gráficos traçados é a coisa mais bacana. ((;

Eu não entendi direito a sua colocação, mas ninguém quer substituir a sua análise. Claro que não. Senão é vôo cego. Agora, sua análise pode ajudar outros e ajudar você a alavancar as percepção das pessoas para um papel, e por isso é válido votar e divulgar.

Tenho um amigo que me disse: “assino o relatório da Lopes Filho, que é super confiável, mas não compro um papel recomendado por eles sem desconfiar antes da análise deles”. É óbvio que o VoteBolsa é só um canal, porque senão todo mundo tinha o mesmo rendimento :).

abraços e obrigado pelos comentários,

Otávio

bandrade

Neutro deixa gente rica sim… não fazer bobagem de comprar ou vender no momento errado já é o melhor passo.
Pensa em um papel andando de lado e que algumas pessoas votam para comprar e outras votam para vender mas a maioria prefere que voce segure (ou nao compre, caso não tenha) o papel. Como quantificar essa maioria neutra?? Sem uma opção explicita para votar nisso, não dá para confiar na meia duzia q votou… entendeu meu ponto?

otaviofcs:

Eu não entendi direito a sua colocação, mas ninguém quer substituir a sua análise. Claro que não. Senão é vôo cego. Agora, sua análise pode ajudar outros e ajudar você a alavancar as percepção das pessoas para um papel, e por isso é válido votar e divulgar.

A opinião que é dada no site, é na percepção de quem está comprado com aquele papel ou quem não tem o papel?
Ex. Eu estou carregado de ações da Paranapanema e pela minha análise, acredito q o movimento masi provavél é a queda no valor. Eu vou ao site e voto para vender, pois como tenho s ações vou querer vender a ação.
Agora,se eu não tivesse a ação eu votaria neutro, para que ninguem fizese a bobagem de comprar esse papel.

E pior, se eu fosse sacana, eu votaria para comprar para que eu pudesse vender os meus papeis. :twisted:

Acho que esse é o problema de “dicas” de ação, rola um conflito de interesses bravo… );

wmitsuda

Exato. O maior problema é que essas “dicas” só seriam válidas se um número significativo de votos tivesse algum embasamento, seja por análise técnica, fundamentalista ou o que seja. Acredito que a maior parte das pessoas não tenha a educação financeira suficiente, e compre e venda baseado em achismo, o que é fácil atualmente, já que a bolsa só subiu nos últimos 5 anos!

otaviofcs

eu diria para uma pessoa comprar um papel que eu acabei de comprar ou que estou comprado, pois nunca ficaria na mão com um papel que penso que vai cair. Eu aposto no que vou comprar.

O neutro é quando o número de votos de compra se aproxima do número de votos de venda. Isso me diz que não há consenso sobre um papel. O nosso ponto de vista é: nunca ninguém chegou pra mim e disse, por exemplo: “compre paranapanema porque eu acho que é neutra, que vai andar de lado”. Num caso desse, prefiro colocar meu $ no DI!

Quanto o voto gerando qualidade, esse virá com um ranking dos melhores votos, como explicado no início do post. A grande vantagem é que não seremos criadoro de medalhões: todos terão a chance de se destacar individualmente e o que vale é o cara se manter no todo por análises corretas atuais (o ranking não terá ênfase no histórico, o histórico é apenas parte da pontuação).

otaviofcs

Outra coisa importante: Para aqueles que se interessam por operar e se inscreveram, o site está com uma Pesquisa “Melhores para 2008” que dá prêmios para os que responderem a pesquisa.

bandrade

Mas se vc está comprado de um papel e precisa vende-lo voce vai ao site e indica aquele papel para compra e desova nas outras pessoas… esse tipo de conflito de interesse que é complicado… como somos anônimos no site, fica ainda mais dificil confiar.

Acho que estamos com um problema de definições dos termos… rsrsrs… Quando falei neutro, quis dizer que nenhuma ação de compra ou venda deva ser realizada, para esperar uma melhor definição do mercado. Por isso acho que cada papel deve ter 3 opções: compra, venda e espera (ou hold).

Sobre o site funcionar ou nao, soh o tempo vai dizer. Vou me cadastrar e acompanhar, provavelmente darei poucos palpites. mas desejo sorte de qualquer forma. (;

Criado 14 de dezembro de 2007
Ultima resposta 17 de dez. de 2007
Respostas 22
Participantes 6