Novo treinamento Agile Project Management e Certified Scrum Master

7 respostas
L

Caros,

estamos trazendo mais um treinamento de Agile Project Management e Certified Scrum Master para o Brasil.

A instrutora será a Martine Devos, autorizada a oferecer o treinamento que certifica os participantes como Scrum Masters.

A proposta é um pouco diferenciada, pois ao invés de dois, serão tres dias com o material do Certified Scrum Master e também com foco em Agile Estimating, Planning e Princípios de Lean Management.

Para maiores detalhes consulte o site: http://www.agilebrasil.com

7 Respostas

eric_jf

é por pessoa ou é por equipe??
… se for por pessoa ta um pouco caro né… R$2200,00

brunohansen

Será que é uma boa fazer?

Galera aee que ja participou de algo do tipo oq acha?? Shoes, Rodrigo, Sanchez? Outro??

L

Olá Eric,

esse curso tem um preço um pouco elevado mesmo, mas comparando com outras edições dele fora do Brasil, e em dólar, está bem barato - compare com outros no site http://www.scrumalliance.org/. E também o nosso curso tem 3 dias de duração, com material extra, enquanto o Certified Scrum Master normal tem apenas 2.

Um abraço,
Luciano

fmeyer

Minha opiniao pessoal.

Como voce vai medir o conhecimento de uma metodologia que nao 'e uma iterativa-sequencial/processo unificado (RUP)? As pessoas passam meses trabalhando com equipes ageis para aprimorar o seu conhecimento. Metodos ageis vao do espirito e da vontade, pra mim passa longe de um certificado de papel na parede. Essas certificacoes (como a maioria), nao relaciona experiencia e competencia, apenas 'e um cursinho como outro qualquer querendo tirar uma grana.

agora fica aquela pergunta no ar, como certificar uma pessoa pra voltar na empresa e aplicar a metodologia(isso nao eh CMM*) o correto seria colocar todas as partes envolvidas no processo, iniciar um coaching e esquecer que existe certificacao ate todo mundo aprender como se trabalha direito. Depois disso se eu espirito de “eu quero mostrar pra todo mundo que tenho um papel que fala que eu fiz tal coisa” nao se calar, voce pode tirar a certificacao :wink:

Mauricio_Linhares

Foi até uma discussão que teve a algum tempo na lista de XP do Yahoo!, alguém comentou que Scrum tinha uma certificação e tal e XP não tinha isso. Não lembro bem se foi o Ron ou se foi o Kent que respondeu, mas um deles disse que não dá pra se medir isso e não é um certificado que você coloca lá que diz que você é X ou é Y.

E outra coisa, essa história de processo X, Y ou Z está se acabando. As metodologias ágeis estão ficando tão próximas e estão se misturando tanto que nos próximos dias o que nós vamos ter é simplesmente metodologias ágeis e não mais XP, Scrum, Crystal, SejaLáOQueFor, vamos ter é todas as boas práticas que a comunidade ágil definiu sendo aplicadas em projetos, que não precisam seguir religião nenhuma, simplesmente geram valor de forma contínua e controlada para o cliente.

s4nchez

fmeyer:
Minha opiniao pessoal.

Como voce vai medir o conhecimento de uma metodologia que nao 'e uma iterativa-sequencial/processo unificado (RUP)? As pessoas passam meses trabalhando com equipes ageis para aprimorar o seu conhecimento. Metodos ageis vao do espirito e da vontade, pra mim passa longe de um certificado de papel na parede. Essas certificacoes (como a maioria), nao relaciona experiencia e competencia, apenas 'e um cursinho como outro qualquer querendo tirar uma grana.

A Certificação de Scrum Master não mede o conhecimento da pessoa. Ela apenas atesta que você foi treinado por algum Scrum Trainer, pessoa autorizada a fazê-lo pelo Ken Schwaber, criador do Scrum. Este é o intuito da certificação: treinar pessoas.

Talvez fosse bom pra quem traz este tipo de curso pro Brasil explicar direito como isso funciona. A maioria das pessoas associa certificação = teste de conhecimento.

L

Caros,

o Sanchez tem toda razão. A certificação Scrum Master apenas atesta que a pessoa foi treinada com o material do Ken Schwaber por uma pessoa certificada como treinadora por ele.

Conversamos sobre isso com a Martine. Eu tenho uma visão bem pragmática de que somente com o curso de Certificação Scrum Master, falta um pouco de informação para quem deseja liderar uma implantação bem sucedida de desenvolvimento ágil em qualquer empresa. Por isso formatamos o curso em 3 dias para que ela pudesse passar um pouco mais do que há por trás da filosofia ágil - como ela evoluiu a partir do Lean Management e, de certa forma, do modelo Toyota e da teoria das restrições. E também dando tempo para fazer exercícios práticos que realmente agregam aos participantes, como por exemplo fazer um Release Planning e estimativas de um projeto inteiro, quebrando um pouco aquela visão de que, no Scrum, além do Sprint não há nenhum planejamento. O que existe são apenas níveis de detalhamento diferentes.

Não tenho certeza, mas pelos blogs eu imagino que o curso do Boris também teve material a mais do que o Certified Scrum Master.

Poderíamos fazer o curso com mais dias também, mas os custos ficariam muito altos.

A Martine também dá esse curso sem o material de Certified Scrum Master, o que fica mais barato devido a não ter que pagar os royaltes para o Ken Schwaber. Mas, o que ocorre é que, dessa forma, o curso tem pouca procura - isso acontece no mundo inteiro. Daí não fecharíamos uma turma.

Um abraço!
Luciano Torres

Criado 8 de fevereiro de 2007
Ultima resposta 12 de fev. de 2007
Respostas 7
Participantes 6