Caros,
o Sanchez tem toda razão. A certificação Scrum Master apenas atesta que a pessoa foi treinada com o material do Ken Schwaber por uma pessoa certificada como treinadora por ele.
Conversamos sobre isso com a Martine. Eu tenho uma visão bem pragmática de que somente com o curso de Certificação Scrum Master, falta um pouco de informação para quem deseja liderar uma implantação bem sucedida de desenvolvimento ágil em qualquer empresa. Por isso formatamos o curso em 3 dias para que ela pudesse passar um pouco mais do que há por trás da filosofia ágil - como ela evoluiu a partir do Lean Management e, de certa forma, do modelo Toyota e da teoria das restrições. E também dando tempo para fazer exercícios práticos que realmente agregam aos participantes, como por exemplo fazer um Release Planning e estimativas de um projeto inteiro, quebrando um pouco aquela visão de que, no Scrum, além do Sprint não há nenhum planejamento. O que existe são apenas níveis de detalhamento diferentes.
Não tenho certeza, mas pelos blogs eu imagino que o curso do Boris também teve material a mais do que o Certified Scrum Master.
Poderíamos fazer o curso com mais dias também, mas os custos ficariam muito altos.
A Martine também dá esse curso sem o material de Certified Scrum Master, o que fica mais barato devido a não ter que pagar os royaltes para o Ken Schwaber. Mas, o que ocorre é que, dessa forma, o curso tem pouca procura - isso acontece no mundo inteiro. Daí não fecharíamos uma turma.
Um abraço!
Luciano Torres