Novos patterns. DAO irá morrer?

2 respostas
B

Olá pessoal!

Tenho ouvido falar que, com o EJB3 e JPA, o pattern DAO perderá sentido e poderá morrer.

Realmente parece que faz sentido uma vez que o DAO basicamente isola sua aplicação de como é feito a persistência. Por exemplo, se um dia usamos Oracle e resolvemos usar DB2, o pattern DAO facilita a migração.

Com JPA, o tipo de banco usado é transparente e é configurado no arquivo xml de persistência. Se quisermos mudar de banco, simplesmente mudamos a configuração no XML sem mexer no fonte. Então parece que o DAO perde sentido. Fora que não escrevemos mais sentenças SQL espefícas para cada banco. Apenas o SQL universal que funciona para todos os bancos.

Gostaria de saber o que vocês acham sobre o tema e, para aqueles que estão trabalhando com EJB3 + JPA, qual o pattern tem sido adotado nos projetos.

Um abraço à todos!

Bruno Paz

2 Respostas

L

Eu acho que não morre, o que acontece se um dia o cara resolve mudar de JPA para apenas JDBC?!
O dao trata da maneira como vc vai acessar seus dados, pode ser via jdbc, jpa, abrindo arquivos textos, etc, o fato de vc usar JPA não impede que use o pattern dao.

Se vc não usar dao vai criar um acoplamento alto entre sua aplicação e o jpa, se um dia resolver mudar vai ser mais dificil.

essa é a minha opinião, então mesmo ejb ql que é “multi banco” eu não misturo dentro do meus objetos de negócio, quem trata tudo isso são sempre meus dao’s

B

Olá luBS!

Obrigado por participar da discussão.

Você tem fortes argumentos para colocar em dúvida sobre a possibilidade do DAO morrer. Eu mesmo não havia pensado na possibilidade de migrar a aplicação de JPA para JDBC. Muito interessante sua opnião.

Um abraço!

Criado 18 de outubro de 2007
Ultima resposta 18 de out. de 2007
Respostas 2
Participantes 2