(09/08/2010): Recentemente a Oracle anunciou mudanças em seu modelo de certificação para a SCJP 5, no que diz respeito a tempo e número de questões. Agora o tempo e o número de questões são idênticos entre a versão 5 e 6. A versão 5 agora possui 60 questões, com 180 minutos no total da prova e com um score mínimo de 58.33% para aprovação.
NavigableSet/NavigableMap (facilitando obter subconjuntos em Collections)
Console (para interação com o usuário: readLine(), readPassword(), format())
E também:
Scanner (tokenização de Strings e streams)
A propósito, não caiu nada disso na minha prova (ontem).
FredGeek
pjota e oq q caiu mais na sua prova?
ricardocomp
Pjota eu estou estudando pelo livro
da Kathy SCJP 5 e nele não tem os tópicos:
NavigableSet/NavigableMap (facilitando obter subconjuntos em Collections)
Console (para interação com o usuário: readLine(), readPassword(), format())
A parte de scanner tem sim no livro do SCJP 5
Scanner (tokenização de Strings e streams)
Gostaria de saber se vc ou alguém conhece algum material bom sobre
esses assuntos voltados para a certificação?
Quais foram os tópicos que mais cairam na sua prova?
Vc ou alguém que já fez a prova da SCJP
viu alguma questões parecidas em algum teste killer?
[]'s.
pjota
Nem prestei atenção que Scanner não foi do Java 6, mas do 5. Não tinha percebido (aliás, espero nunca precisar usar ).
Meu estudo pro SCJP6 foi só pelo livro K&B 6, não acessei nenhum site além de dois fóruns rapidamente sobre dois assuntos confusos na noite anterior à prova.
Não sei responder sobre esse conteúdo complementar, mas vale a pena colocar no Google os dois assuntos. No máximo em 2 horas de pesquisa você já conseguiu o que precisa pra prova.
E o conteúdo da minha prova foi bem distribuído, não teve claramente um que sobressaísse.
Importante ter bem forte os fundamentos: if, for, switch etc, declaração, inicialização e escopo, conhecer Collections e Generics. Eles permeiam muitas questões.
OO e threads é sempre bom saber um pouco, levam juntos uns 15% da prova no máximo.
E eu diria que o simulado do K&B é duas vezes mais sinistro que a prova, como escrevi nesse post: http://www.guj.com.br/posts/list/214967.java