NPE ao inserir um ícone - NetBeans 6.0

Varri vários fóruns e sites de busca antes de vir perguntar aqui.

O problema é ao inserir um ícone ao JButton ou qualquer outro lugar do jframe. Ele insere, beleza, mas dá esse erro ao executar o jframe.

run-single:
Exception in thread "AWT-EventQueue-0" java.lang.NullPointerException
        at javax.swing.ImageIcon.<init>(ImageIcon.java:138)
        at cadastros.categorias.<init>(categorias.java:28)
        at cadastros.categorias$12.run(categorias.java:400)
        at java.awt.event.InvocationEvent.dispatch(InvocationEvent.java:209)
        at java.awt.EventQueue.dispatchEvent(EventQueue.java:597)
        at java.awt.EventDispatchThread.pumpOneEventForFilters(EventDispatchThread.java:273)
        at java.awt.EventDispatchThread.pumpEventsForFilter(EventDispatchThread.java:183)
        at java.awt.EventDispatchThread.pumpEventsForHierarchy(EventDispatchThread.java:173)
        at java.awt.EventDispatchThread.pumpEvents(EventDispatchThread.java:168)
        at java.awt.EventDispatchThread.pumpEvents(EventDispatchThread.java:160)
        at java.awt.EventDispatchThread.run(EventDispatchThread.java:121)
BUILD SUCCESSFUL (total time: 5 seconds)

Pelo que eu li é um bug do jdk 1.4, mas aqui uso o 1.6, também li que o caminho para a imagem não está correto, mas já averiguei e testei de outras formas e aparentemente está ok.

Tenho o mesmo problema que você. O que já tentei mas não funcionou foi: Criar um pacote em meu projeto, onde todas as minhas imagens estarão neste pacote. Feito isso, no botão, em Propriedades, eu indico ao NetBeans, através do classpath, onde minha imagem está. Mas mesmo assim o programa lança essa exceção que você mencionou.

Testei de uma outra forma, que funcionou: Coloquei a minha imagem fora do pacote e mostrei o caminho completo dela, nesse caso funcionou corretamente.

Pois é Fabricio, era o que eu tinha feito, criado um pacote dentro do projeto e simplesmente chamar os ícones, mas deu esse erro.
A outra forma que vc citou também já havia feito, o programa roda sem erros, porém, não aparece ícone algum no botão.

Pela mensagem de erro dá pra ver que vc tá compilando/rodando apenas um arquivo de código ( Run-single ).

Depois de criar o pacore com as imagens, vc tem de construir o projeto principal . Depois de compilado o projeto vc pode até executar o run-single :wink: .