Boa tarde galera, é o seguinte: estou tentando fazer o upload de um aquivo e estava funcionando beleza, mais depois que fiz algumas alterações no HTML o programa simplesmente não funciona mais, fica dando Null Pointer Exception…Não sei o que aconteceu, tinha apenas alterado o nome do formulario e deu esse erro. Já deixei igual como tava antes mas simplesmente não funciona mais. Segue abaixo mais informações:
Erro gerado
1º Metodo onde ocorre o erro

2º Metodo onde ocorre o erro

Alguém aí poderia me ajudar ?? Grato !
Galera, consegui resolver o problema…Na verdade, o erro não estava em nenhum dos métodos postado acima. O problema está num metodo javascipt que tinha feito pra desabilitar o campo quando o arquivo estivesse sendo enviado…Só que ao fazer isso, o programa perdia a referencia do arquivo, por isso dava Null Pointer Exception.
Era aqui onde o problema ocorria
Agora minha duvida é se tem como desativar esse input sem que ele fique null ?
Sempre que você desabilita um campo, ele não é enviado nas requisilções.
Normalmente faço de um dos jeitos abaixo:
1 - Ter um campo oculto (hidden) com o mesmo valor, e este sim é enviado, deixando o outro apenas para mostrar ao usuário.
2 - Ou então deixar o campo como readonly que é diferente de desabilitado, e aplicar um CSS p/ identificar visualmente que ele não pode ser manipulado.

1 curtida