NullPointException na tentativa de setar valor no JTextField via construtor

Boa noite.
Estou tendo um certo problema com um código que estou fazendo.
O que estou tentando fazer é:
Um JFrame_1 precisa buscar um valor em uma tabela que está contida em um JFrame_2.
Após fazer a pesquisa e selecionar as informações no JFrame_2, passar para o JFrame_1 via construtor (ambos os JFrames permanecerem funcionando, exceto o JFrame_2 que após selecionar e enviar a informação, ele será fechado).
As informações passam, mas só que se eu tentar fazer com que o construtor (ou qualquer outro método) coloque as informações em JTextFields no JFrame_1, aparece uma mensagem de erro de NullPointerException.

Então venho aqui pedir a ajuda de vocês para tirar essa dúvida. O que pode estar acontecendo? O construtor pode ter descarregado todos os itens do JFrame_1 e por causa disso fazer um JTextField.setText(valor) causa um erro já que ele não existe?

Agradeço desde agora.

Difícil dizer o que pode estar acontecendo sem ver seu código.

A forma mais fácil de comunicar entre duas janelas é através de um JFrame e um JDialog. Normalmente é a forma comum, pois uma das janelas não pode ser fechada enquanto o usuário não terminar a ação.

Veja um exemplo:
http://www.guj.com.br/java/55710-jdialog-devolvendo-valor-pra-jinternalframe#292687

Hum. Obrigado ViniGodoy, tentarei fazer com um JDialog.